Geral

Programa Poste Legal foi instituído em 2023 para regulamentar o uso de postes

Desde o início de 2023 foram realizadas diversas reuniões com provedores de pequeno porte no Ministério das Comunicações (MCom) e, entre as demandas do setor essencial para o desenvolvimento das Telecomunicações e promoção da Inclusão Digital, estava a regulamentação do compartilhamento de postes com as distribuidoras de energia elétrica.

Em outubro, o ministro Juscelino Filho assinou Portaria Interministerial, em conjunto com o Ministério de Minas e Energia, para criar a Política Nacional de Compartilhamento de Postes – Poste Legal. A iniciativa prevê a regulamentação da ocupação de postes, para garantir que cabos e equipamentos estejam devidamente instalados e organizados, evitando qualquer risco à população, além de minimizar o impacto visual.

O Poste Legal deverá trazer vantagens e transparência para as empresas de telecomunicações, distribuidoras de energia elétrica e para os consumidores. Essa medida é, ainda, essencial para viabilizar o trabalho dos prestadores de pequeno porte, que correspondem a cerca de 52% do mercado de banda larga brasileiro, segundo o Ministério das Comunicações.

A Política Nacional de Compartilhamento de Postes também incentivará a inclusão digital, levando a conectividade e o acesso para áreas remotas do país. “Sem essa importante infraestrutura de postes não seria possível levar a conexão à internet para os brasileiros. Por meio dos postes, 65 milhões de domicílios possuem acesso à internet fixa no nosso país, alcançando cerca de quase 90% dos municípios brasileiros”, destacou o ministro.

Histórico da Regulamentação

Após instituída a política pública em outubro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o regulamento sobre compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia elétrica e prestadoras de serviços de telecomunicações e enviou o documento para aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No mesmo mês, o Conselho Diretor da Anatel também aprovou a realização de uma Consulta Pública para definir a proposta de metodologia para Precificação dos Pontos de Fixação nos postes pelo prazo de quarenta e cinco dias.

As diretrizes do Poste Legal foram publicadas, em novembro, em uma regulamentação conjunta das duas agências reguladoras. As autarquias definiram a metodologia e as regras para a definição dos valores a serem pagos pelo compartilhamento dos postes, bem como as regras e definição de responsabilidades pela regulamentação das ocupações, fiscalização e manutenção do uso dos postes.
Nova política pública
A partir da Política Nacional de Compartilhamento de Postes, as empresas de internet, telefonia e TV por assinatura continuarão a solicitar o compartilhamento de postes diretamente às distribuidoras de energia. Caso o pedido seja aceito, caberá às empresas de telecomunicações instalarem seus equipamentos conforme os parâmetros estipulados pela Anatel e pela Aneel.

As distribuidoras de energia elétrica, por sua vez, poderão cobrar pela ocupação dos postes. O valor deverá ser baseado nos custos envolvidos, evitando qualquer forma de subsídio cruzado entre os setores. Com isso, os órgãos pretendem promover uma relação justa entre os envolvidos e gerar uma redução de custos operacionais às empresas de energia, de internet e telefone, que pode refletir na redução de custos para o consumidor brasileiro.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

13 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

13 horas ago

Parceria do Paraná com a Shopee tem 30 novos produtores capacitados

As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…

13 horas ago

Com recursos estaduais, 16 famílias de Irati conquistam a casa própria

Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…

13 horas ago

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…

13 horas ago

Estado adquiriu 5 mil toneladas de alimentos orgânicos para a merenda escolar em 2025

Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…

13 horas ago