Jasson Goulart - divulgação
O vereador Jasson Goulart protocolou na Câmara Municipal de Curitiba o Projeto de Lei nº 005.00647.2025, que revoga a Lei Municipal nº 9.493/1999 e propõe novas regras para a condução responsável de cães em áreas públicas da cidade.
A iniciativa surge após casos recentes de ataques envolvendo animais, como o da cadela Lili, da raça dachshund, de 10 anos, que morreu no Parque Barigui após ser atacada por cães da raça pastor belga. Os tutores fugiram do local.
De acordo com o projeto, todos os cães, independentemente do porte ou raça, deverão utilizar coleira e guia compatíveis. As exceções ficam para espaços cercados e próprios para interação animal.
Para cães com mais de 20 kg, a condução deverá ser feita obrigatoriamente com:
guia curta e resistente (máximo de 1,5 metro);
uso de peitoral e coleira de elo ou cabresto;
controle que evite lesões ao animal.
Raças como American Bully, Brazilian Pit Monster, Dobermann, Dogue Brasileiro, Exotic Bully, Red Nose, Fila Brasileiro, Pastor Alemão e Rottweiler, entre outras, deverão cumprir critérios adicionais:
uso de focinheira;
colar de elos com guia curta e resistente (até 1,5 metro);
condução por pessoa maior de 18 anos, com plena capacidade física e mental;
porte do comprovante de cadastro no SIA (Sistema de Identificação Animal) ou no CNAD (Cadastro Nacional de Animais Domésticos);
certificado de vacinação atualizado.
Cães de trabalho, como os de segurança pública, cães-guia e de assistência, não estarão sujeitos a essas regras, desde que apresentem documentação. Já animais em eventos públicos com interação direta com a população deverão usar focinheira obrigatoriamente.
O tutor que descumprir a lei estará sujeito a multa de R$ 3 mil, valor que poderá dobrar em caso de reincidência. O animal também poderá ser apreendido. Todo o montante arrecadado será destinado ao Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA), para programas e ações de proteção animal.
“Está claro que precisamos atualizar esta lei. É uma resposta necessária da Câmara de Curitiba diante dos fatos recentes. Não podemos esperar que novas tragédias ocorram para agir. Trata-se de uma norma moderna e equilibrada, que coloca Curitiba na vanguarda da proteção e do cuidado com cidadãos e animais”, afirma o vereador Jasson Goulart.
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (4) da inauguração do GNV…
O processo de inclusão da tilápia e outras culturas na lista de espécies exóticas invasoras…
O NH Collection Curitiba apresenta, neste fim de ano, uma proposta inédita de decoração natalina:…
O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou nesta quarta-feira, 03, de…
Os imunizantes, que foram incorporados ao calendário de vacinação do SUS neste ano, chegaram ao…
O programa oferece até vinte e uma bolsas de doutorado, mestrado e graduação, com foco…