fbpx
Empreendedorismo

Projeto Celular Seguro: Meta é responsável por tecnologia que inibe roubo de celulares

Companhia desenvolveu o aplicativo e site, lançados pelo governo nesta semana, além da Carteira de Identidade Nacional, adotada no Brasil desde 2022

A Meta, empresa brasileira de tecnologia e inovação com foco em transformação e evolução digital, é a empresa parceira do Ministério da Justiça e Segurança Pública no desenvolvimento do recém-lançado “Projeto Celular Seguro”. Criado com o objetivo de coibir os mais de 2,7 mil celulares roubados por dia no país, o aplicativo e site atenderão mais de 150 milhões de pessoas.

É uma ação de combate à violência urbana, e, para isso, age diretamente inutilizando o aparelho roubado. Simplificando, o novo aplicativo é uma plataforma que permite bloquear as funções do celular roubado, ou seja, o usuário bloqueia o aparelho, com o IMEI, diretamente com a Anatel e o banco tomará uma ação preventiva automaticamente em relação sua conta bancária.

Telmo Costa, CEO da Meta, conta que desenvolver aplicativo e o site com capacidade de processar demandas de mais de 150 milhões de pessoas, com agilidade, foi uma das preocupações. Foto: Meta/Divulgação
Telmo Costa, CEO da Meta, conta que desenvolver aplicativo e o site com capacidade de processar demandas de mais de 150 milhões de pessoas, com agilidade, foi uma das preocupações. Foto: Meta/Divulgação

“O desafio, além da grande quantidade de ações que o aplicativo terá que comportar, é estar preparado para o altíssimo número de cadastros e usuários, já que muitas pessoas possuem mais de um aparelho telefônico. Por esse motivo, desenvolvemos o aplicativo e o site de forma a permitir que mais de 150 milhões de pessoas acessem”, explica Telmo Costa, CEO da Meta.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2023, foram registrados, aproximadamente, 1 milhão de boletins de ocorrência de crimes de furtos e roubos de celulares. O número, porém, tende a ser maior já que há subnotificação, pois muitos não prestam queixa devido a burocracia envolvida.

“Esse é um passo relevante na jornada contra essa ação criminal, tão frequente no Brasil, e mais do que isso, é um belo exemplo da tecnologia como aliada para o bem-estar da sociedade. Fazer parte de projetos que estão no dia a dia da população é gratificante, e faz parte do DNA da Meta, somos pessoas servindo pessoas”, avalia Telmo Costa, CEO da Meta.

Para usar, o cidadão precisa ter o app “Celular Seguro” em seu telefone ou acessar o website com seu login do gov.br, depois, basta registrar um telefone de uma pessoa de confiança (que pode ser mais de uma). No caso do telefone furtado, roubado ou perdido, é possível usar o aplicativo no celular da outra pessoa pré-cadastrada (referenciada como pessoa de confiança) ou via website parar denunciar o ocorrido. Automaticamente, a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, bloqueia seu aparelho pelo número do IMEI informado, assim, o banco tomará as devidas providências

Já estão envolvidas 13 entidades (Anatel, Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Inter, Itaú, Pan, Safra, Santander, Sicoob, Sicredi e XP) com ações imediatas com o aplicativo Celular Seguro. Todavia, cada uma tem sua própria política para lidar em caso de roubos e furtos. Futuramente, novas entidades serão envolvidas.

A escolha da Meta para desenvolver o projeto veio após o sucesso no desenvolvimento da tecnologia para a Carteira de Identidade Nacional (CIN), em 2022. O objetivo do novo modelo de documento, que ainda vem substituindo as antigas carteiras de identificação, teve como foco ajudar a evitar fraudes ao unificar a carteira de identidade em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Sobre a Meta

A Meta é uma companhia de tecnologia e inovação, focada em transformação e evolução digital (DX), que atua da definição da estratégia digital à entrega de soluções tecnológicas completas, colocando o ser humano no centro de todos os projetos. Com 33 anos de mercado, a companhia tem atuação global: são 300 clientes em mais de 8 países, com uma equipe de mais de 3 mil pessoas, em 350 cidades e 14 países. O papel da Meta é descomplicar a transformação digital (DX), criando uma jornada que parte de onde o cliente está, entende quais são os seus desafios e atua em parceria com ele para alcançar a geração de resultados para o seu negócio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo