Cultura

Projeto cultural resgata biografia de 8 escritoras paranaenses dos séculos 19 e 20

Como as obras das escritoras paranaenses dos séculos 19 e 20 revelam perspectivas sobre o papel das mulheres na sociedade e na arte? Quem foram as pioneiras a buscar uma posição social, que era negada às mulheres?

Para incentivar o protagonismo feminino na escrita e resgatar as vozes dessas precursoras que deixaram seus nomes na história, o projeto cultural As pioneiras: sonho, poesia e resistência vai realizar 4 minicursos para fomentar a expressão artística entre mulheres e mais 12 rodas de leitura sobre os livros produzidos por 8 autoras paranaenses que viveram nos séculos 19 e 20.

As atividades serão oferecidas em escolas estaduais de Curitiba e estão em fase final de agendamento. “O primeiro minicurso foi realizado no Colégio Estadual Júlia Wanderley, nos dias 10 e 11 de outubro, no contraturno escolar. Nesta mesma instituição de ensino, já fizemos 6 rodas de leitura durante as aulas”, explica a idealizadora do projeto e mediadora de leitura, Carla Viccini.

Atividades

Cada minicurso terá 6h de duração. Eles serão conduzidos por Carla Viccini e pela professora de arte, Edeliz Klaumann. Nesses encontros, as participantes vão aprender sobre pesquisa biográfica, escrita criativa e colagem artística. Já as rodas de leitura serão coordenadas Elaine Minami e Taíne Alves; ambas mediadoras desta atividade.

“É uma ótima oportunidade para as mulheres conhecerem as etapas da produção de uma pesquisa e de um livro. Ao término, elas receberão certificados e terão seus materiais publicados num e-book”, destaca Carla.

Reconhecimento

Mesmo diante das críticas machistas nos séculos anteriores, as pioneiras deixaram seus nomes na história, por meio de seus textos poéticos e repletos de representatividade. Entre elas está Ada Macaggi (musicista e professora), Didi Caillet (poeta, contista, Miss Paraná), Helena Kolody (considerada uma das maiores representantes literárias do Paraná), Júlia Maria da Costa (estimada a primeira poeta do estado e uma das primeiras mulheres do Brasil a publicar um livro) e Laura Santos, (a única poeta negra de Curitiba dos anos 1950).

Outras representantes femininas que marcaram época nos séculos 19 e 20 são Leonor Castellano (funcionária pública e escritora), Maria Nicolas (mulher negra, uma “forasteira de dentro” no ensino público primário do Paraná) e Mariana Coelho (educadora, escritora, ensaísta, poeta, jornalista e uma das pioneiras do feminismo no Brasil).

“É no resgate dessas vozes e no incentivo à participação feminina na escrita que surgiu esse projeto. Vamos trabalhar com as biografias desses ícones para que suas trajetórias sejam conhecidas, sirvam de inspiração, ecoem e representem tanto as que permanecem esquecidas, quanto as que estão por vir. Queremos ir além do incentivo à leitura”, destaca Carla Viccini.

Apoio

O projeto cultural As pioneiras: sonho, poesia e resistência é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura-Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

10 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

10 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

10 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

10 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

10 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

10 horas ago