Além das obras na BR-116, o projeto contempla a revitalização de espaços urbanos, como a Praça Brasil. Geplan
Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, passará por uma das maiores intervenções viárias de sua história. Com um crescimento populacional acelerado – de 81 mil habitantes em 2010 para 149 mil em 2022 – a cidade enfrenta congestionamentos diários na BR-116, principal via de ligação com Curitiba e municípios da região Sul do Paraná.
Para solucionar o problema, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, anunciou um investimento de R$ 160 milhões em um projeto de mobilidade urbana e intervenções arquitetônicas e paisagistas. A iniciativa prevê a construção de dois viadutos, revitalização das vias marginais e melhorias em áreas de lazer. O projeto foi desenvolvido pela Geplan, empresa especializada em planejamento, projetos e gerenciamento de obras.
A engenheira civil e coordenadora de projetos da Geplan, Natália Smaniotto Bach, explica que o primeiro desafio do projeto foi mapear os principais problemas de mobilidade enfrentados pela população. Para isso, foram realizados pesquisas e questionários em escolas, terminais urbanos e oficinas comunitárias. “Buscamos acessar famílias de diferentes regiões da cidade para obter um diagnóstico mais preciso”, afirma.
Tecnologia
Após a coleta de dados, a Geplan reuniu representantes de diversos órgãos técnicos e reguladores, incluindo a Agência de Serviços Metropolitanos do Paraná (AMEP), a concessionária Arteris, a prefeitura e a Paraná Projetos. O objetivo foi alinhar o projeto com diretrizes já existentes para evitar interferências e otimizar tempo no desenvolvimento dos projetos e, posteriormente, na execução da obra.
Inicialmente, analisado o fluxo do sistema viário da cidade e da região. Em seguida, as contagens de tráfego foram analisadas por meio de um software de engenharia, que permitiu simular diferentes cenários e prever a evolução da mobilidade a curto, médio e longo prazo. “Essa tecnologia nos permitiu testar soluções e avaliar como o trânsito se comportaria com a inclusão dos novos elementos viários, como ruas, rotatórias, semáforos e binários”, explica Natália.
Os viadutos serão implantados nas ruas Nelson Claudino dos Santos e Jatobá, ajudando a aliviar o tráfego de cerca de 100 mil veículos que passam por este trecho diariamente. A redução do número de semáforos e a reestruturação das marginais também devem melhorar o fluxo e minimizar riscos de acidentes.
Requalificação urbana
Além das obras na BR-116, o projeto contempla a revitalização de espaços urbanos. A Praça Brasil e o Parque Verde passarão por melhorias, incluindo a construção de uma ponte sobre o vertedouro, ampliação do estacionamento, instalação de espaços gastronômicos para food trucks, construção de quadras esportivas e requalificação do playground com piso emborrachado. Também serão criados espaços para esportes aquáticos.
As ruas Lapa, Paranaguá e a Avenida Paraná serão revitalizadas para facilitar o acesso ao Parque Verde e estimular o turismo local. A infraestrutura viária foi planejada para integrar melhor esses espaços, incluindo estacionamento adequado, ciclovias, calçadas, pistas de corrida e caminhada.
O projeto também levou em consideração princípios de sustentabilidade na escolha dos materiais e tecnologias construtivas. “Avaliamos fatores como resistência e durabilidade dos materiais, adequação às normas de segurança, impacto ambiental e custo-benefício”, explica Natália. “A experiência com materiais e técnicas aplicadas em outros projetos também influenciou as decisões para garantir uma execução eficiente e de longa duração”, conclui.
A expectativa é que as obras comecem ainda este ano, com previsão de entrega em 24 meses e impacto direto no desenvolvimento econômico de Fazenda Rio Grande.
Sobre a Geplan
A GEPLAN é uma empresa especializada em planejamento, projetos, gerenciamento e fiscalização de obras nos setores de infraestrutura, industrial, corporativo e residencial, atuando no Brasil e no exterior. Com mais de 27 anos de experiência, a empresa fundada pelo arquiteto Ricardo Amaral, desenvolve metodologias inovadoras para garantir eficiência, qualidade e sustentabilidade. Comprometida com a excelência técnica, transforma desafios em soluções concretas, sempre pautada pela ética, agilidade e responsabilidade ambiental. Mais informações: geplan@geplangerenciamento.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…