fbpx
Cidadania

Projeto de estudadente de Antonina cria o Dia da Cultura Caiçara no Paraná

 

A aluna Thayssa Dias Cruz, do Colégio Cívico Militar Moisés Lupion de Antonina, foi uma das primeiras inscritas no Geração Atitude de 2022 e foi dela o projeto escolhido para se tornar Lei no Estado do Paraná.

Bem construído e explicativo, a proposta mostra em seu artigo primeiro, a intenção de instituir no “Estado do Paraná o Dia da Cultura Caiçara, a ser comemorado no dia 19 de fevereiro, data que marcou a patrimonialização do Fandango Caiçara, uma das manifestações artístico-culturais mais relevantes para tal grupo social”.

Segue, no artigo segundo, definindo que “estão inclusas nas comemorações alusivas ao Dia da Cultura Caiçara, a exaltação do seu modo de vida da caiçara, de suas práticas laborais, de sua riqueza gastronômica e de suas práticas artísticas, incluindo o artesanato, a música e a dança”.

Na sequência o projeto demarca como a região Caiçara, os sete municípios do litoral paranaense: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Na justificativa, a aluna Thayssa explica que “Entende-se por Caiçaras, as comunidades formadas pela mescla da contribuição étnico-cultural dos indígenas, dos colonizadores portugueses e, em menor grau, dos escravos africanos. Os Caiçaras apresentam uma forma de vida baseada em atividades de agricultura itinerante, da pequena pesca, do extrativismo vegetal e do artesanato”.

Ela explica ainda que o termo Caiçara é originário do tupi-guarani, proveniente da junção de duas palavras – caá, (mato) e içara (armadilha), que indicava todo um sistema de proteção e sobrevivência. Os Caiçaras vivem em um território descontínuo, formado por comunidades espalhadas que começam no litoral do Estado do Rio de Janeiro, passam pelo Estado de São Paulo até chegar ao litoral do Estado do Paraná, e possuem modos de vida semelhantes, que apresentam variações regionais.

Os olhares atentos a cada detalhe e a curiosidade comum às novas descobertas marcaram o desembarque no Palácio Dezenove de Dezembro – que abriga a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – dos 32 alunos finalistas da edição 2022 do Projeto Geração Atitude, idealizado pela Casa de Leis em parceria com Ministério Público, Tribunal de Justiça e Secretaria de Estado da Educação.

Os escolhidos, ao lado dos professores orientadores de seus projetos de lei, integram a Caravana da Cidadania e até sexta-feira conhecerão a estrutura e o funcionamento de todos os Poderes do Estado, além de visitas à pontos turísticos da capital paranaense, como premiação à participação no Geração Atitude de 2022. Eles foram selecionados entre 207 inscritos no projeto.

Pela manhã, após uma breve visita às instalações da Assembleia Legislativa, os alunos se reuniram no Plenário localizado no Centro Legislativo Presidente Anibal Khury e acompanharam com muita atenção à palestra do diretor Legislativo, Dylliardi Alessi, sobre o trabalho dos parlamentares e a importância da Assembleia e das leis aprovadas na vida dos paranaenses.

Com a aula dada, os alunos assumiram seus postos como Deputados Mirins e cada um teve a oportunidade de defender o seu projeto de lei, que passaria pelo crivo de seus pares. Os participantes votaram no painel eletrônico, da mesma forma que os deputados paranaenses. Todos os 32 projetos foram aprovados.

Após a pausa para o almoço, os alunos retornaram à Assembleia Legislativa para o momento mais aguardado: o anúncio do projeto vencedor que poderá ser colocado em votação e se tornará lei no Estado do Paraná.

Coube ao presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, anunciar a aluna Thayssa Dias Cruz, do Colégio Cívico Militar Moysés Lupion, de Antonina, como vencedora da edição 2022 do Geração Atitude. Ela propôs a instituição do Dia da Cultura Caiçara no Estado do Paraná, a ser comemorado no dia 19 de fevereiro. O projeto seguirá os trâmites da Casa até ser levado a Plenário para aprovação dos deputados e, posteriormente, à sanção do Governador do Estado.

“É muita emoção, foi incrível estar aqui e melhor ainda ter o nosso projeto reconhecido” comemorou a aluna vitoriosa, para logo em seguida detalhar a sua proposta.

“A ideia é instituir um dia que marca não apenas uma comemoração, mas também a evidência de uma cultura extremamente rica, que ganhou a patrimonialização da sua principal dança, o fandango. Além disso, a data fará com que as futuras gerações conheçam e valorizem os aspectos ligados à sua identidade, criando raízes e perpetuando a importância de ser paranaense e pertencer a esse complexo cultural com riquezas intangíveis”.

A professora Adriana do Pilar Rosa Dias, que orientou a criação do projeto e acompanhou a aluna na Caravana da Cidadania também comemorou muito a vitória e revelou “uma grande emoção pela escolha”.

Segundo ela, o “projeto sempre teve essa ideia de buscar representatividade do que nós somos. Os alunos podem entender quem eles são em sua região. A gente sempre prega nas escolas que o aluno precisa entender geograficamente onde ele vive. Trabalhamos com a Thaysa como ela se vê como Caiçara, como a cultura pode ser vista e comemorada e foi isso que ela expressou em seu projeto”.

Projeto reconhecido

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, lembrou que o projeto Geração Atitude, ao lado de outras duas iniciativas da atual Mesa Legislativa, o Parlamento Universitário e o Aplicativo Agora é Lei, é reconhecido nacionalmente e serve de inspiração para outras Assembleias Brasil afora.

“O Projeto Geração Atitude já foi premiado nacionalmente como o melhor Projeto para a Cidadania pelo Conselho Superior do Ministério Público Nacional. É um projeto que só tem o seu sucesso alcançado devido a participação efetiva dos professores, dos alunos e pelo envolvimento dos poderes estaduais, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e Secretaria de Educação”.

O presidente parabenizou os 32 finalistas, que receberam o seu certificado de participação, e também todos os 207 projetos inscritos no programa.

O deputado Luiz Cláudio Romanelli, primeiro secretário da Assembleia, também destacou a importância do programa e sua influência na vida dos jovens. “Através de um projeto igual a esse, eles participam de um processo legislativo, entendem o que é cidadania e de uma forma muito objetiva crescem como pessoas”.

O parlamentar ressaltou que o Geração Atitude é um investimento que a Assembleia faz para que “haja essa grande mobilização [nas escolas públicas] e que se conclui com a participação presencial desses jovens vindo a Curitiba, participando do programa, vivenciando o ambiente da Assembleia Legislativa, visitando os Poderes constituídos, entendendo o funcionamento do Estado na sua complexidade, mas ao mesmo tempo aproximando eles do mundo real da política que é uma questão tão fundamental numa democracia que todos entendam como funciona um parlamento, o Governo do Estado, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça. Para eles, no sentido positivo é uma política afirmativa e quase que um privilégio poder entender isso. E muitos deles poderão seguir carreiras jurídicas, poderão disputar eleições em suas cidades, para vereador, prefeito, deputado estadual, federal. Esperamos que dessa centelha acesa aqui nasçam cidadãos e cidadãs consciente de seus direitos e deveres”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo