Um projeto do Hospital Universitário Cajuru foi uma das iniciativas apresentadas por Curitiba ao Intelligent Community Forum (ICF), organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa de políticas para comunidades inteligentes.
Com um conjunto de boas práticas impulsionado por seu ecossistema de inovação, o Vale do Pinhão, que envolve prefeitura, universidades, empresas, instituições e sociedade civil, a capital paranaense foi reconhecida, na segunda-feira (04), como a comunidade mais inteligente do mundo.
Em menos de um ano, a cidade conquistou sete prêmios internacionais por iniciativas inovadoras como cidade inteligente, transparência, governança, urbanismo, combate à fome e educação.
“Somos a única cidade do mundo premiada nos dois rankings mais importantes de cidades inteligentes, o World Smart City Awards, de Barcelona, e o Seoul Smart City Prize, e agora também como Comunidade Mais Inteligente de 2024 pelo ICF. São reconhecimentos mundiais que comprovam que em Curitiba a inovação é um processo social para melhorar a vida das pessoas”, destaca o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
A premiação é realizada anualmente e reflete os esforços contínuos de Curitiba em utilizar a inovação e a tecnologia digital para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.
O reconhecimento foi possível pela apresentação de mais de 20 projetos, de âmbito público e privado, como o programa de audiências públicas “Fala Curitiba”, a criação do ecossistema de inovação “Vale do Pinhão” e o programa “Curitiba Mais Energia” são exemplos de projetos que contribuíram para essas conquistas.
Campanha Som da Vida
Dentre os projetos realizados na cidade, a Campanha Som da Vida foi uma das contribuintes para tornar Curitiba a comunidade mais inteligente do mundo.
Promovida pelo Hospital Universitário Cajuru, instituição 100% SUS e referência no atendimento de traumas em Curitiba, a iniciativa une inteligência artificial e humanização para criar músicas personalizadas para pacientes, utilizando a tecnologia de uma maneira criativa, para amenizar o peso de momentos difíceis.
Com informações sobre as histórias de vida, personalidades e gostos musicais de cada paciente, incluindo aqueles em cuidados paliativos e de longa permanência, uma ferramenta de IA compôs canções personalizadas. As mensagens otimistas, de conforto e esperança foram pensadas para refletir a essência de todo indivíduo, resultando em composições tocantes para os pacientes.
“Esse projeto tem como objetivo mostrar o quanto o Hospital Universitário Cajuru é diferente de outros hospitais 100% SUS. Optamos pelo uso da inteligência artificial, que normalmente é vista como uma ferramenta racional e distante, para tocar pessoas em situação de fragilidade de uma forma humana, emocionante e singular”, comenta a coordenadora de Marketing dos Hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat, Larissa Tadra.
Ela destaca que a comunicação, aliada ao impacto social, são dois pilares essenciais para o sucesso do projeto na garantia do diferencial humanizado. “Além de impactar pessoas, o alcance conquistado com a campanha aumentou o percentual de recursos captados para o hospital e, acima de tudo, ilustrou o diferencial do atendimento na prática. São inúmeras pessoas envolvidas nesse projeto para fazer a humanização acontecer. Estamos extremamente orgulhosos de ser parte ativa dessa conquista e contribuir para que Curitiba se destaque como um exemplo global”, finaliza.
Sobre o Hospital Universitário Cajuru
O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 1. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.
A Ambev realizará a 7º edição do De Portas Abertas, evento voltado para profissionais negros,…
Uma equipe de 3 médicos e 25 estudantes de medicina de Campo Mourão (PR) vão…
Elevar a Parceria Estratégica Global entre Brasil e China ao patamar de Comunidade de Futuro…
Novembro, 2024 – O Consórcio TEGRAM-Itaqui anuncia aprovação preliminar do Ministério de Portos e Aeroportos para…
As Óticas Diniz, maior rede de óticas com capital 100% nacional e mais de mil unidades…
A Bemsei, nova marca do mercado de saudabilidade, anuncia o lançamento de sua linha de…