Cidadania

Projeto institui o Programa Servidor Amigo do Autista em Curitiba

Projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) pretende instituir o Programa Servidor Amigo do Autista (PSSA). A iniciativa é do vereador Pier Petruzziello (PP) e tem como objetivo promover a capacitação e o treinamento de todos os servidores da Prefeitura de Curitiba para atender as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A ideia do curso é fazer com que os servidores sejam capazes de identificar, interagir e, quando solicitado apoio, atender demandas que envolvam a pessoa com TEA, garantindo a inclusão social e a promoção dos direitos do público-alvo (005.00108.2023). A capacitação seria gratuita e obrigatória a todos os funcionários públicos municipais, “contando com pontuação na sua carreira evolutiva”.

“Quanto mais pessoas e profissionais tivermos na multiplicação do conhecimento sobre como podemos nos portar, adequando ações, para o melhor conforto destes cidadãos, melhor será a nossa sociedade. Trata-se de uma ação em cascata, com cada vez mais pessoas engajadas nesta causa”, defende o autor na justificativa do projeto. Petruzziello também foi o propositor da lei 14.809/2016, que cria a Semana da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.

O TEA é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva”. Segundo o órgão, uma em cada 160 crianças no mundo tem o TEA.

“Com relação à Guarda Municipal de Curitiba, o PSAA desenvolverá procedimento específico para atuação da guarda junto ao público-alvo desta lei”, acrescenta a proposição. O projeto diz, ainda, o programa poderá ser executado por meio de convênios e parcerias com órgãos e entidades, públicas ou privadas, especializadas no atendimento a pessoas com o TEA.

Se a proposta for aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei começa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Caberá ao Poder Executivo regulamentar a lei, “no que couber”, no prazo máximo de 90 dias, contados da publicação.

Tramitação na CMC

Protocolado no dia 24 de maio, o projeto, primeiramente, receberá a instrução pela Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O próximo passo será a análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso acatada, a iniciativa seguirá para os outros colegiados permanentes, indicados pela própria CCJ, de acordo com o tema em pauta.

As comissões podem solicitar estudos adicionais, anexação de documentos, revisões no texto e posicionamento de órgãos públicos. Concluída tal etapa, o projeto estará apto para a votação em plenário, sendo que não há um prazo regimental para a tramitação completa. Se aprovado, será encaminhado para a sanção do prefeito. Se vetado, caberá à Câmara a palavra final – ou seja, se mantém o veto ou se promulga a lei.

O teor dos projetos de lei é de responsabilidade dos mandatos parlamentares. A divulgação deles pela CMC faz parte da política de transparência do Legislativo, pautada pela promoção do debate público e aberto sobre o trabalho dos vereadores. Atenta ao princípio constitucional da publicidade, a Diretoria de Comunicação Social segue a instrução normativa 3/2022.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato

Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Encontro do Podemos consolida sigla como terceira maior força política do Paraná

O Podemos realizou, hoje (09/12), em Curitiba, um grande encontro político que marcou a consolidação da sigla…

5 horas ago

Bonde Urbano Digital entre em testes por um período de 6 meses: vida útil é de 30 anos

A rota inicial levará os passageiros entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o…

10 horas ago

Maria Fumaça do Natal chega a Morretes e Paranaguá

O prefeito Eduardo Pimentel participou  da viagem inaugural da Maria Fumaça do Natal que vai percorreu, até…

10 horas ago

Guto Silva participa do lançamento da rota do Bonde Urbano Digital entre Piraquara e Pinhais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (09) do início da operação…

10 horas ago

Biblioteca Pública do Paraná tem programação intensa e diversificada até o fim do ano

A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…

15 horas ago