Geral

Projeto Novo Ciclo promove grupo reflexivo para autores de violência doméstica

Série de encontros tem como perspectiva despertar nesses cidadãos uma reflexão sobre suas atitudes e romper os ciclos de violência; leia depoimento de um dos participantes

Em 2022, a Prefeitura de Pinhais, por meio das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Segurança e Trânsito, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e em parceria com o Conselho da Comunidade e o Fórum Cível de Pinhais, iniciou o projeto Novo Ciclo: Grupo Reflexivo de “Autores de Violência Doméstica”. A iniciativa tem como objetivo manter e monitorar o grupo com os autores de violência doméstica em processo judicial, na perspectiva de despertar nesses cidadãos uma reflexão sobre suas atitudes e romper os ciclos de violência.

Segundo a Secretaria de Assistência Social de Pinhais (Semas), o projeto começou com propostas de ações voltadas a essa problemática e, consequentemente, a este público masculino que naturaliza a violência, mas também carrega consigo parte de problemas que os fazem adotar tais atitudes e comportamentos agressivos, podendo cometer até mesmo feminicídio contra suas companheiras.

Com encontros mensais no auditório do Fórum Cível de Pinhais, o grupo participa de palestras reflexivas com o palestrante Jackson Zanetti e orientações sobre serviços e ações com as equipes da prefeitura, que incluem: Aspectos jurídicos e legais, com o Departamento de Assistência Judiciária e Cidadania da Semas; Controle Social, com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Prevenção ao uso indevido de Substâncias Psicoativas e Saúde do homem, com a Secretaria de Saúde; Lei Maria da Penha, Botão do Pânico, Violências e suas consequências, e mecanismos do município para coibir os ciclos de violência doméstica (agressão), com a Guarda Municipal.

Neste ano, os encontros tiveram encerramento na última terça-feira (12), quando foram abordados temas como o entendimento e reflexão dos impactos das violências e os seus ciclos, bem como sua superação; reflexão sobre projeto de vida; apresentação da rede de atendimento da Assistência Social, com orientação e encaminhamentos; atividades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, serviços, empregabilidade, sala do empreendedor; e o fechamento do grupo, com avaliação e orientação.

A ação também fez parte da programação da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizada em Pinhais de 20 de novembro a 10 de dezembro deste ano.

Uma nova oportunidade

No município de Pinhais, conforme informações fornecidas pelo Centro de Referência Maria da Penha (CRMP), desde sua inauguração em 7 de agosto de 2021, a demanda dessa natureza aumentou, sendo que em 2021 houve 137 medidas protetivas, no ano de 2022 foram 327 medidas protetivas e em 2023, somente no primeiro trimestre, 152 medidas protetivas foram registradas.

Embora os números representem uma realidade infeliz, os depoimentos dos autores de violência que participaram do grupo reflexivo demonstram que é possível uma mudança de cultura.

Pedro Camargo (nome fictício) compartilhou as seguintes palavras, numa carta entregue ao palestrante Jackson Zanetti, referido por ele como ‘Doutor’:

“Quando soube que eu teria que fazer uma série de encontros sobre o que havia acontecido no meu relacionamento, pensei: ‘que chatice, eles pensam que com um cara falando as coisas na vida vai mudar’.

Assisti à primeira palestra, na marra, e na verdade eu queria falar da injustiça de estar ali, do sistema, e do que aquela f… fez com a minha vida.

A advogada que veio falou da história da tal Maria da Penha e eu, sinceramente, disse para um cara que estava ao meu lado: ‘estou jogando meu tempo fora’. Ele me olhou e disse: cara, pare de reclamar se dê uma chance’.

Hoje, compreendo que tudo o que aconteceu, eu tive grande parte, porque permiti que eu fosse tomado por forças e situações que eu não tinha controle algum, e eu acreditava que tinha.

Com o passar do tempo acabei seguindo a sugestão do cara. Prestei atenção, e percebi que esse momento de reflexão era uma nova oportunidade para mim.

Eu tinha que tomar uma decisão: tirar ela de minha vida ou ficar sentado reclamando do mundo.

Olha Doutor, foi muito difícil, porque eu sempre pensei que ela fosse a causa dos meus problemas. Parei de ser vítima de mim mesmo.

Resido fora de Pinhais, consegui um bom emprego, não falo ou vejo ela há muito tempo, consegui regularizar a situação para ver minha filha. Não estou em outro relacionamento porque acho que ainda não é o momento.

Descobri que jamais vou poder tirar ela da minha vida por causa da filha.

Compreendo o que é fazer a minha parte. Você me mostrou nas palestras que no relacionamento é 50% de cada um, mas com a minha vida tem que ser 100% de mim mesmo.

Obrigado a todos os envolvidos nas palestras, obrigado a você doutor, com os momentos de reflexão percebi que a vida sempre vai te dar novas oportunidades.”

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Expoartesanías 2024: na Colômbia, artesãs da região Sul ganham destaque em uma das maiores feiras de artesanato da América Latina

Trabalhos desenvolvidos por mulheres artesãs de todas as partes do Brasil estão em exposição na Expoartesanías…

12 minutos ago

Desconto de 26,6% garante vitória da CCR S.A., que vai administrar por 30 anos lote 3 do Paraná: pedágio vai cair de R$ 25 para R$ 10

Mediante uma proposta de 26,6% de desconto sobre a Tarifa Básica de Pedágio da CCR…

18 minutos ago

Programa Autonomia e Renda Petrobras oferece 190 vagas em cursos gratuitos para moradores de área da Repar (PR)

O Programa Autonomia e Renda Petrobras, realizado em parceria com a Firjan Senai Sesi, lançou…

3 horas ago

ONU seleciona empresa para conclusão de obra da Unila em Foz do Iguaçu

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), organismo da ONU especializado em…

3 horas ago

Curitiba é uma das regiões escolhidas pelo Banco24Horas para veiculação do filme da campanha “Saca Esse Rolê”

Curitiba, 12 de dezembro de 2024 – O Banco24Horas lança a campanha “Saca Esse Rolê” com…

3 horas ago

Inédito City Tour Encantos de Natal de Pinhais é um sucesso

O City Tour Encantos de Natal, promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Divisão…

3 horas ago