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Projeto pioneiro da Prefeitura de Pinhais inova na busca de melhorias urbanas

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset), tem trabalhado constantemente em soluções para um trânsito mais seguro, para todos os usuários das vias da cidade. Com a recente municipalização do serviço, Pinhais se tornou responsável pela fiscalização, bem como manutenção e implementação de melhorias em sinalização, infraestrutura e semáforos.

Por isso, foi desenvolvido pelos servidores da Seset o projeto Quadrantes, que tem o objetivo de apresentar uma forma inovadora de melhorias urbanas, baseada na divisão do município em quadrantes e sub-quadrantes. Iniciativa pioneira em relação a outros municípios, o projeto traz uma solução simples e objetiva, que procura sanar os problemas de segurança viária em Pinhais.

“Atualmente, existem empresas que oferecem serviço de zeladoria municipal com carro e câmera, utilizando a Inteligência Artificial, nas diversas cidades do Brasil. Porém, o sistema utilizado por essas empresas detecta apenas os dispositivos de trânsito em péssimo estado de conservação, e não identificam a ausência deles, seja sinalização horizontal, vertical, entre outras. Por conta disso, a equipe da Divisão de Engenharia de Tráfego e Mobilidade da Seset realiza uma análise técnica diretamente no local, fazendo ainda o levantamento das necessidades da população da área analisada”, explica Diego Andrade, da Gerência de Engenharia de Tráfego.

O projeto tem como prioridade atender os sub-quadrantes onde se encontram escolas e colégios; complexos educacionais com maior déficit de sinalização viária; e as maiores demandas apresentadas pelos agentes de trânsito. A equipe responsável realiza o levantamento de pontos de aprimoramento em diversas áreas, tais como sinalização viária (vertical e horizontal), infraestrutura urbana, semáforos e arborização.

Os pontos abordados nas vistorias são subdivididos em diversas formas, que compreendem a pintura de faixas, setas e inscrições no pavimento, placas de trânsito, bueiros, guias rebaixadas para veículos e pedestres (cadeirantes), travessias elevadas, lombadas, sinalização semafórica, vertical, horizontal, meios-fios, calçadas, pavimento, infraestrutura urbana, alargamento da malha viária, entre outros.

Para cada item, é indicada a situação, conforme o estado no momento avaliado. Inclui-se também a opção de ausente, caso seja necessária a implantação. Além disso, a vistoria pode indicar a sugestão de ação a ser tomada, tais como: reparar, implantar, limpar, remover, substituir ou trocar de posição, e até mesmo projetar.

“Para priorizar as ações, estabelecemos uma classificação dos pontos de melhoria. Os dados seguem uma triagem, considerando o item e a sua necessidade de execução. Cada ponto é enviado para a Secretaria responsável, por exemplo: poda de árvore é encaminhada ao Meio Ambiente; a troca de uma placa de sinalização vertical à Secretaria de Obras Públicas; e as calçadas que requerem recuo para instalação de vagas de estacionamento, enviadas à Secretaria de Urbanismo para análise, diagnóstico e solução urbanística”, indica Diego Andrade.

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