Educação

Projeto Trilha Jovem, apoiado por Itaipu, encerra inscrições nesta sexta-feira (9)

Para se inscrever, é preciso ter entre 16 anos e 24 anos, estar cursando o ensino médio da rede pública ou ser egresso de até dois anos e ter renda familiar de até três salários-mínimos. As aulas acontecem nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu, na área da usina.

As áreas de formação oferecidas são para turismo e atendimento, comércio e marketing e hospitalidade e eventos. As inscrições on-line podem ser feitas no site https://poloiguassu.org/trilhajovem.

Para a confirmação da inscrição, é necessário levar cópias de documentos, como RG, CPF, comprovantes de renda e residência, histórico escolar ou declaração de matrícula. O endereço é Rua Alameda Rui Ferreira, 164, Unifoz, ao lado do Corpo de Bombeiros. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 45 99122-1893.

A lista com os selecionados será divulgada no dia 28 de fevereiro. Entre os benefícios, são oferecidos vale-transporte (conforme demanda), lanche e uniforme. O curso tem duração de seis meses. As aulas começam em abril e prosseguem até setembro, quando ocorre a Feira Jovem de Negócios. Nela, os jovens são apresentados e encaminhados ao mercado de trabalho.

O Trilha Jovem é promovido pelo Instituto Polo Internacional Iguassu e conta com o apoio de Itaipu desde 2006. O grande diferencial do projeto é a metodologia, que trabalha com todas as dimensões de transformação social dos jovens – técnico-profissional, social e individual. Todo o aprendizado é baseado em normas do Sistema de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor de Turismo.

Mais que um projeto social, o Trilha Jovem Iguassu promove uma mudança comportamental dos jovens que participam da capacitação. Eles aprendem na prática como se portar em sua comunidade, em seu trabalho e, o mais importante, a direcionarem suas vidas conforme o plano de vida e carreira que desenvolvem ao longo do projeto.

Em Foz do Iguaçu, mais de 2 mil jovens foram capacitados pelo programa com 85% da demanda atendida pelo mercado de trabalho.

Em 2023, o Trilha Jovem foi um dos oito projetos contemplados no Paraná para receber, em 2024, recursos do Programa Criança Esperança, uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Sobre a Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

22 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

23 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

23 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

23 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

23 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

23 horas ago