fbpx
Geral

Projeto visa reconstruir o Vale do Taquari para pessoas que perderam tudo nas enchentes

Uma Casa Por Dia é a iniciativa para construir os lares na região do Vale do Taquari, no estado do Rio Grande do Sul, que teve mais de 617 mil moradores desabrigados

O Rio Grande do Sul vem enfrentando uma das maiores tragédias climáticas de sua história. As chuvas que atingiram o estado deixaram milhares de casas destruídas pelas enchentes, mobilizando a Agência de Desenvolvimento e Inovação Local e outras entidades, como Promotoria Regional Ambiental do Ministério Público, Associação dos Juízes do RS, Associação do Ministério Público do RS,  empresários de diferentes setores, UNIVATES – Universidade do Vale do Taquari, Rotary Club Lajeado Integração, Grupo Intersetorial de Relação e Articulação Social do Vale do Taquari (GIRA) e  Observatório de Marcas – grupo internacional de pesquisadores de instituições de ensino superior e profissionais do mercado; a lançar o projeto Uma Casa Por Dia, que tem como objetivo reconstruir lares dignos, seguros e sustentáveis para a população afetada pelas cheias, especialmente no Vale do Taquari.

Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta segunda-feira (13), o RS chegou a 147 óbitos, 127 desaparecidos e 806 feridos desde o início das enchentes, que afetaram 447 municípios. Com a volta da chuva no estado, o número de pessoas que perderam suas casas saltou para mais de 617 mil. Mais de 79,5 mil moradores estão em abrigos e 538 mil estão desalojados.

“Para que o povo gaúcho tenha condições de trabalhar, produzir e reconstruir o seu estado, é preciso ter um lar digno e seguro para morar. Com essa premissa, nasce o Uma Casa Por Dia, um projeto que visa não apenas a reconstrução das casas, como também a retomada da economia e a promoção do desenvolvimento sustentável na região”, afirma Tiago Guerra, diretor-executivo da AGIL.

Como o próprio nome indica, o projeto se caracteriza por sua rápida execução, pois pretende construir uma casa por dia para permitir que as famílias afetadas pelas cheias reconstruam suas vidas o mais rápido possível. A iniciativa conta com um modelo inovador de construção coletiva, que visa criar espaços agradáveis para viver, conectados, bairros inteligentes, regenerativos e sustentáveis.

As residências serão destinadas para os moradores atingidos pelas chuvas e construídas com dinheiro privado, desde que os municípios que aderirem ao projeto se comprometam com a infraestrutura de serviços públicos essenciais. Já os terrenos ou áreas das obras, que serão afastados das áreas alagadas, poderão ser doados pelos governos ou adquiridos com o dinheiro das doações.

“Uma Casa Por Dia é um projeto que envolve a sociedade como um todo. Contamos com o apoio de empresas, entidades, organizações sociais e cidadãos para tornar essa iniciativa uma realidade. Juntos, podemos fazer a diferença na vida das pessoas que perderam tudo nas enchentes e ajudá-las a construir seus lares e retomar  suas esperanças”, destaca Guerra.

A AGIL é uma agência de desenvolvimento e inovação local que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua.

Para mais informações sobre o projeto Uma Casa Por Dia e como contribuir, acesse: linktr.ee/umacasapordia

Sobre a AGIL:

A Agência de Desenvolvimento e Inovação Local, ou AGIL, tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Responsável pelo gerenciamento do Pro_Move Lajeado, ecossistema de inovação de Laejado, a AGIL busca, por meio de projetos e parcerias, fomentar a economia local e fortalecer os setores produtivos, contribuindo para impulsionar a inovação da região. Site: www.promovelajeado.com.br/agil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo