Política

Quadro clínico de Bolsonaro é estável

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está em condição estável e, até o momento, não há indicação de que precisará passar por uma nova cirurgia.

A informação foi divulgada  pelo médico Luiz Roberto Fonseca, do Hospital Rio Grande, em Natal (RN), onde Bolsonaro está internado desde o fim da manhã.

Segundo Fonseca, Bolsonaro chegou ao hospital com distensão abdominal e dores intensas, que já diminuíram após o primeiro atendimento.
O ex-presidente foi transferido de helicóptero para Natal após ser atendido inicialmente em um hospital municipal na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte.
Segundo um dos filhos do ex-presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), o pai sentiu dores abdominais ao longo da manhã, mas escolheu não cancelar as agendas.
“No percurso, não aguentando mais as dores, foi levado ao hospital de Santa Cruz (RN), onde foi avaliado com reflexos de aderências (consequências permanentes da facada que sofreu) e, então, foi sedado para exames”, escreveu em seu perfil do X (antigo Twitter).

“Por enquanto, não há necessidade de cirurgia”, afirmou o médico. A próxima etapa será monitorar a retomada das funções intestinais. Bolsonaro sofre com episódios recorrentes relacionados à facada que sofreu durante a campanha presidencial de 2018, e já passou por seis cirurgias.

Ainda segundo Fonseca, um dos médicos que costuma acompanhar Bolsonaro está a caminho de Natal. A possibilidade de transferência para São Paulo não está descartada, mas dependerá da conclusão dos exames de imagem e será uma decisão da família.

“Clinicamente, ele está tão estável que teria condições de remoção em UTI aérea, acompanhado por médicos e enfermeiros”, explicou.

CUIDADOS

O cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, médico pessoal de Bolsonaro, acompanha o caso à distância e afirmou que não está descartada a possibilidade de cirurgia. “Por enquanto não irei a Natal. Sei que ele está doente, mas ainda não sei qual será a evolução do caso. Provavelmente, ele será transferido de onde está para São Paulo e poderá ser operado”, disse ao jornal O Globo. Segundo ele, “ele está com o intestino completamente paralisado. Ele está com um problema sério agora. Mas não há nada decidido. Ele está sendo avaliado.”

De acordo com Macedo, que atende em São Paulo, o abdome do ex-presidente está distendido e há paralisação completa do intestino.

A definição sobre a conduta médica dependerá da evolução do quadro clínico nas próximas horas. “Ainda não o examinei. O Leandro Echenique, clínico-geral dele, quer que ele venha para São Paulo”, afirmou.

Bolsonaro está no Rio Grande do Norte para liderar o lançamento da “Rota 22”, programa do PL voltado à formação política da oposição no Nordeste. A agenda, que incluía visitas a cidades como Acari, Oiticica e Pau dos Ferros, foi suspensa por causa do mal-estar.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Ademicon anuncia patrocínio ao Athletico Paranaense e Coritiba

A Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, anuncia o patrocínio aos…

21 horas ago

Jockey Plaza promove tarde especial de pintura com os livros que viralizaram no TikTok

O Jockey Plaza Shopping convida o público para uma experiência criativa, divertida e cheia de…

21 horas ago

Fiep entrega Agenda Legislativa da Indústria 2025 aos deputados estaduais

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lançou, nesta terça-feira (15), a Agenda Legislativa da Indústria…

21 horas ago

Espetáculo infantil traz releitura poética de Romeu e Julieta ao Paraná

Com linguagem leve e acessível ao público infantil, o espetáculo Romeu e Julieta Para Crianças faz uma…

21 horas ago

JUC celebra 40 anos de evangelização e realiza a 30ª edição do Teatro da Paixão de Cristo

Em 2025, o grupo JUC (Jovens Unidos a Cristo), completa quatro décadas de dedicação à…

21 horas ago

Porto de Paranaguá terá novo terminal para navios de turismo

Paranaguá ganhará um novo terminal específico para embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros nos…

21 horas ago