Empreendedorismo

Quality Digital apresenta crescimento recorde de 55%

"Com expansão de negócios digitais, resultados robustos e estrutura de capital adequada empresa cresce EBITDA 74% no ano de 2022 e muda posicionamento"

Listada no Bovespa Mais (QUSW3) da B3, a Quality Digital anuncia crescimento de 55% em 2022, alcançando receita líquida recorde de R$ 225,7 milhões. Segundo a Companhia, o crescimento exponencial se refere, principalmente, a nova linha Digital Commerce, que representou cerca de 25% da receita líquida total. Segundo o relatório, o crescimento inorgânico, pós aquisição da empresa ACCT, representou 38% em 2022. Quanto ao crescimento orgânico, a Companhia cresceu 17%. “Os números ratificam que a execução da estratégia foi assertiva, com a força do grupo Quality, a nova linha de negócios Commerce, se beneficiou da base de clientes do Grupo para expandir a sua receita líquida em 22% no ano. A margem bruta da linha de Digital saltou de 49% de representatividade para 65% do total e a margem EBITDA atingiu 16%, crescimento de 2,1 pontos percentuais em relação ao ano de 2021. Resumindo, em 2022, com o foco em aceleração digital dos nossos clientes, utilizando a tecnologia como ferramenta, mudamos o posicionamento da Companhia” explica Rodrigo torres, CFO da Quality Digital.

O incremento do EBITDA também foi impactado pela entrada da linha Commerce no portfólio, com impacto de R$ 5,2 milhões, representando 56% do crescimento no último trimestre de 2022. A melhora da margem se deve, principalmente, por: aumento expressivo da receita líquida, como uma melhor margem operacional e as sinergias pós aquisição realizadas ao longo do último semestre de 2022. No acumulado, o EBITDA bateu recorde, R$ 36,9 milhões (+74% vs. 2021). ”É com grande orgulho que apresentamos mais um ano de crescimento recorde, com resultados robustos, expansão de negócios e estrutura de capital adequada. A concretização desse resultado se deve ao processo de transformação pelo qual a Companhia vem passando nos últimos anos, com foco na expansão das linhas de negócio digitais, na transformação e fortalecimento da cultura, no foco contínuo nos nossos clientes e, principalmente, no desenvolvimento das pessoas que fazem parte da nossa companhia”, complementa Rodrigo Torres.

Receita líquida por unidades de negócios

A companhia alcançou no 4T22 o valor de R$ 61 milhões (+55,4% vs. 4T21), sendo, R$ 14,7 milhões referente a nova linha, Digital Commerce (ACCT)No acumulado de 2022 a Companhia atingiu a receita recorde de R$ 225,6 milhões (+55,5% vs. 2021), crescimento de R$ 80,5 milhões, sendo 51% referente as Linhas Digitais. A composição da receita líquida da companhia, mudou, em 2022 as Linhas Digitais tiveram um saldo de 15% em relação ao ano anterior.

A Quality Digital confere o crescimento recorde de 55% da receita liquida e o exponencial incremento do EBITDA em 74%, a execução do plano estratégico, que resultou na aquisição em janeiro do ano passado da empresa ACCT Consultoria e Desenvolvimento S.A (“ACCT”). A ACCT, agora chamada de Quality Digital, empresa de arquitetura e engenharia de software, mantém a sua estratégia de solucionar problemas de negócios com tecnologia e desenvolve soluções de e-commerce para algumas das maiores marcas do mundo, especializadas em comércio digital, é líder técnico no Quadrante VTEX. A empresa conta com subsidiárias em Nova Iorque, Estados Unidos e Barcelona, Espanha, com projetos em mais de 20 países.

Torres explica que a composição da receita líquida alterou de forma significativa, após a aquisição da ACCT. A linha de Digital, que engloba as soluções digitais de Commerce, Business e Plataformas passou a representar 51,2% do volume total da receita líquida, e as linha de negócio IT Optimization teve uma redução passando a ter representação de 48,8% no 2022, redução de 15,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. “O resultado obtido é proveniente da estratégia adotada pela Companhia em se posicionar como uma empresa de soluções de omnichannel para aceleração digital dos seus clientes”, comenta o executivo.

Para  apoiar a empresa na integração da ACCT e no desdobramento estratégico, pelo segundo ano consecutivo, a Quality Digital utilizou a metodologia Lean, ao implantar processos e mecanismos com o apoio do time do Instituto Lean.” Foram definidos pilares estratégicos, com objetivos específicos e com grupos multidisciplinares com foco na aceleração de negócios, maior proximidade com os clientes e no desenvolvimento de nossos colaboradores. “Esses grupos realizaram ações que mudaram o posicionamento da Quality Digital. Exemplificando, atualmente 65% da margem bruta da Companhia provém de linhas digitais, um crescimento de 16 pontos percentuais em relação ao ano anterior”, ressalta Torres.

O executivo informa também que as ações estruturantes realizadas por esses grupos estratégicos apoiaram no processo de obtenção de sinergias com a ACCT, na integração de seus colaboradores na nossa cultura e engajamento dos times, contribuindo, entre outros resultados, com o incremento na margem EBITDA em mais de 1,7 pontos percentuais. “Em 2023 iniciamos um novo ciclo também utilizando a metodologia Lean, no cenário complexo e desafiador que estamos vivenciando, a cadência do planejamento é fundamental para atingirmos os nossos objetivos”, completa o executivo.

Disciplina pós aquisição, a receita do sucesso

Britto Junior, CEO da Quality, ressalta que a disciplina e a velocidade na reorganização após aquisição de uma nova empresa é um diferencial importante no modelo de negócio da empresa, a integração precisa funcionar de forma precisa para atender de forma rápida e completa a demanda de nossos clientes.” Em janeiro de 2022 fechamos a aquisição, 4 meses depois, já tínhamos concluído todo o processo de integração das equipes de back office. Em paralelo, no primeiro trimestre, iniciamos a implantação das sinergias comerciais e operacionais. Com uma carteira de clientes blue chips e diversificada, conseguimos gerar leads e novas vendas em 2022, entretanto, acreditamos que temos muito a explorar ao longo dos próximos anos, o cross sell, continuará sendo uma alavanca importante no crescimento do Companhia. Se analisarmos isoladamente a linha de Commerce, o EBITDA gerado foi de R$ 9,7 milhões, crescimento de 53% em relação ao ano de 2021”, explica o CEO.

Em análise ao crescimento orgânico, a empresa teve mais um ano consistente, atingindo 17,5% de aumento da receita liquida, um incremento lastreado, principalmente com a entrada de novos clientes, que estrategicamente, são fundamentais para perenidade do negócio e pela potencialização do cross sell. “A história de mais de 33 anos da Companhia é baseada na valorização de relacionamentos de longo prazo, com contratos de receita recorrente”, reforça Britto junior.

Para dar sustentação ao crescimento realizado e ao cenário desafiador de 2023, a Quality Digital trouxe para integrar a diretoria executiva, Frederico Heitmann, como Diretor de Inovação e Fábio Feichtinger, como Diretor de Operação Digital, dois empreendedores, que possuem expertise comprovada em soluções digitais e lideravam a ACCT antes da aquisição.

Agenda ESG em conformidade com o crescimento

Na parte corporativa, a Quality Digital destaca a evolução da agenda ESG. Com relação aos temas Ambientais (Environmental), no caso do Quality Digital, empresa de serviço de tecnologia, melhorias estão sendo aplicadas diretamente à gestão de resíduos, energia, água, entre outros recursos essenciais, bem como o correto descarte de computadores e celulares.

A empresa consolidou o formato majoritariamente de home office, pós-pandemia, com escritórios de apoio aos colaboradores. A empresa apresenta irrelevante impacto ambiental, pois os escritórios estão localizados em prédios e locais comerciais, com o devido tratamento de resíduos.

Todo descarte de computadores e celulares seguem as normas ambientais vigentes. Com relação ao tema Social, a Quality Digital vem realizando programas para promover a igualdade e a equidade na contratação de colaboradores, bem como o incentivo a diversidade. “Criamos em 2022 o programa Vagas Afirmativas, que são destinadas a pessoas que, em decorrência de fatores históricos e culturais, enfrentam diversos obstáculos – como preconceitos, estereótipos – para ingressar no mercado de trabalho. Foi criado também o grupo de afinidades de D&I (Diversidade e Inclusão)”, comenta Torres.

Em Governança, a Quality Digital destaca que a equipe de Compliance foi aprimorada a partir de um time com expertise para tratar os temas relacionados a conformidade e integridade para que a conduta de determinadas leis, normas, políticas internas e regras da Companhia sejam seguidas. Além disso, a empresa criou uma Universidade Corporativa e uma plataforma de cursos e treinamentos para desenvolver as equipes.“O ano de 2022 foi transformador, de fato, um ano de muitas conquistas e realizações. Para 2023, temos a expectativa de continuar entregando bons resultados e valor para nossos clientes, colaboradores, acionistas e demais partes relacionadas. Continuaremos com a missão de construir soluções digitais de alto valor conectadas ao negócio de nossos clientes”, conclui Britto junior.

Sobre a Quality Digital

Com mais de 32 anos de história, a Quality Digital  é uma das principais empresas de tecnologia do Brasil tendo como diferencial a habilidade de criar experiências digitais únicas, e em múltiplos canais.

A missão da Companhia consiste em acelerar digitalmente os negócios de seus clientes com soluções criativas, inovadoras e de alto valor com foco em Business, Commerce, Automation, IT Optimization e ESGRC (Auditoria, Governança, Risco e Compliance).

Com isso, auxilia às empresas a terem melhor performance operacional, governança e comunicação com seus clientes usando plataformas digitais, equipes especializadas e metodologias para promover a aceleração digital.

A Quality Digital tem cases de sucesso nas verticais de indústria, aeroportuária, utilities, varejo, e-commerce, telecom, saúde, agribusiness, construção civil, seguros, transportes, prestadoras de serviços, financeiras, além de instituições do governo, além de instituições do governo federal e estadual, sendo uma das maiores empresas de TI do Brasil, com mais de 1.900 colaboradores.

Presente em todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, além de sedes na Europa, Espanha, EUA e Paraguai, já soma projetos em mais de 20 países e mais de 300 clientes ativos.

A Quality Digital é uma empresa certificada pela ISO/IEC 20000-1:2018 e HDI, que valoriza as pessoas, sua cultura e gestão Lean, fortalecendo a cultura de melhoria contínua e o comprometimento por fazer mais e melhor.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Saúde adota novo esquema vacinal contra a poliomielite no Paraná

A partir desta segunda-feira (4), o esquema vacinal contra poliomielite passa a ser composto, exclusivamente, por…

11 horas ago

Shopping Curitiba funcionará em horário especial neste fim de ano

O Shopping Curitiba irá funcionar em horário especial neste final de ano. De quinta-feira (19)…

11 horas ago

Feira Arte Viva CWB Termina o Ano com Arte, Literatura e Diversão para Toda a Família

Por Emanuelle Spack  A última edição do ano da Feira Arte Viva CWB acontece neste sábado, dia…

11 horas ago

Altas ondas na última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 na definição dos campeões em São Francisco do Sul(SC)

As emoções do Circuito Surf Talentos Oceano - edição 2024 chegou ao fim, reunindo os…

11 horas ago

Klabin alcança pontuação histórica no índice Dow Jones de Sustentabilidade

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em…

11 horas ago

Autoleitura da conta de água permite ao cliente controlar o consumo

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) está iniciando o recebimento dos dados de leitura…

11 horas ago