fbpx
Saúde

Quatro Barras testa covid em massa para diminuir demanda nas Unidades de Saúde

Na modalidade “drive-thru”, mas com atendimento a todas as pessoas, independente do modo de locomoção

Após criar Centros Médicos de Atendimento à Covid-19 fora das dependências das Unidades de Saúde, para evitar o contágio de pacientes, a Prefeitura de Quatro Barras realizou  a segunda ação estratégica de combate à pandemia: a testagem em massa da população.

Foram ofertadas gratuitamente duas formas de testes: o RT-PCR, mais conhecido como swab nasal e oral, para pessoas que apresentaram sintomas respiratórios; e o teste rápido, para pessoas que possivelmente já tenham contraído a doença.

No primeiro caso, conforme indicação do Ministério da Saúde, a recomendação foi que os pacientes estivessem entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas, quando a carga viral é maior. Os resultados do exame para este grupo serão disponibilizados em até cinco dias corridos, via SMS. Caso o resultado seja positivo para Covid-19, o paciente também receberá o termo de isolamento para a família.

No segundo caso, dos testes rápidos, o exame foi realizado por meio de coleta de sangue e o resultado já foi disponibilizado uma hora depois.

A ação ocorreu no estacionamento da Prefeitura, próximo à Secretaria de Saúde, e foi destinada exclusivamente para moradores de Quatro Barras, que apresentaram documentos e comprovante de residência.

Segundo o prefeito Loreno Tolardo, o objetivo da testagem é diagnosticar casos de Covid-19 e dar celeridade a processos de isolamento e fornecer o tratamento precoce da doença. “Não vamos medir esforços no combate a esta pandemia. Acredito que seja nosso dever diante do atual cenário de saúde pública. Por isso, determinei junto à Secretaria de Saúde o empenho máximo nas ações de atendimento e prevenção“, enfatizou Tolardo.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica da Saúde da Prefeitura, Nair Lenz, há um planejamento estratégico traçado para o enfrentamento ao novo coronavírus, do qual a testagem faz parte. “Junto com o isolamento social, massificar a testagem para diagnóstico da Covid-19 é a única maneira para ‘achatar’ a curva de disseminação do vírus. Somente dessa forma é possível identificar os infectados e isolá-los para evitar a transmissão”, afirma.

A coordenadora lembra que o uso de máscara, álcool em gel e reforço nos hábitos de higiene, além de evitar aglomerações, ainda são as medidas mais indicadas no combate ao atual estágio da pandemia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo