A comemoração dos 60 anos da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) deu o tom da edição 2025 do Encontro Estadual de Líderes Rurais. O evento reuniu mais de 4 mil produtores e produtoras rurais de todas as regiões do Estado, nesta sexta-feira (5), no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Maior encontro do setor agropecuário no Brasil, o evento reuniu lideranças rurais paranaenses e autoridades estaduais e nacionais, como o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Na abertura do evento, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou a caminhada de três décadas da FAEP, que contribuiu diretamente para a agropecuária paranaense se tornar referência nacional.
“Esse ano é especial, por se tratar dos 60 anos da nossa FAEP. A caminhada até aqui exigiu muito trabalho, suor e esforço. Desde a criação da FAEP, passamos pelo período de maturação, consolidação e crescimento até os dias de hoje, quando somos uma entidade referência no Paraná e no Brasil. De forma paralela a atuação da FAEP, a nossa agropecuária também cresceu, se desenvolveu e virou referência nacional”, destacou Meneguette.
Na sua fala, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o trabalho conjunto do Sistema FAEP com a administração estadual como agentes de desenvolvimento do meio rural no Paraná. Ele lembrou que o movimento de industrialização dos produtos produzidos no campo permitiu dobrar o PIB do Estado nos últimos oito anos, saindo de R$ 400 bilhões para mais de R$ 800 bilhões em 2025.
“Celebramos a história da FAEP, que tem ajudado o Paraná a se firmar como o supermercado do mundo. A nossa vocação é produzir alimento. Focando nisso, conseguimos que o Estado assumisse o papel de supermercado do mundo. Hoje, a gente faz toda a nossa industrialização, permitindo agregar valor e exportar para centenas de países”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, apontou diversas medidas realizadas recentemente em prol dos agricultores e pecuaristas.
“A FAEP junto com a Alep tem trabalhado incansavelmente para defender os interesses do produtor rural. Estamos procurando ajudar o setor de leite, que vive uma crise, e, recentemente, tiramos da pauta o projeto de lei sobre o aumento das custas cartoriais”, ressaltou Curi. “Parabéns aos 60 anos da FAEP, acrescentou
No dia 4 de dezembro, a Alep homenageou a FAEP pelos 60 anos de história e sua atuação e contribuição ao setor agropecuária estadual. A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Alep, Anibelli Neto. Desde a sua criação em 16 de dezembro de 1965 quando o Ministério do Trabalho e Previdência Social outorgou a Carta Sindical, FAEP tem representado os produtores rurais paranaenses, além de coordenar ações de interesse do setor em âmbitos estadual e nacional.
O papel do Sistema FAEP de levar as demandas do setor agropecuário paranaense ao Congresso e de colaborar na elaboração de projetos e ações fez parte do discurso do deputado federal e do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion. “A FAEP também está presente em Brasília, atuando por meio dos deputados federais do Paraná e da FPA”, destacou.



