Queda nos preços dos carros supera R$ 8 mil nas Notas Fiscais das negociações
Estudo do Instituto AAV mostra média de descontos reais em transações durante a primeira semana após anúncio do governo
Um estudo realizado pelo Instituto AAV, com base nas Notas Fiscais emitidas em transações de compra e venda de veículos realizadas entre os dias 5 e 13 de junho, revela que a redução desejada nos preços dos veículos já começa a ser percebida na realidade da indústria automotiva. As transações monitoradas na amostragem revelaram um desconto médio de R$ 2.316, 00 para o Peugeot 208, por exemplo, e R$ 8.350,00 para o Renault Kwid. A pesquisa apresenta os descontos médios praticados nas negociações ocorridas durante a primeira semana após a entrada em vigor das medidas anunciadas pelo governo.
“Existem muitos processos que precisam acontecer desde o anúncio do governo até que as decisões tenham efeito prático. Isso leva a uma lentidão que é totalmente natural. Mas o fato de que os descontos já começam a aparecer nas transações reais e são um indicativo muito positivo de que as medidas terão efetividade em seus objetivos. Acreditamos que na média das próximas semanas já possamos identificar nas Notas Fiscais os valores de desconto se aproximarem ainda mais dos anunciados nos projetos do governo, das montadoras, concessionárias e de toda a cadeia produtiva do setor”, afirma o presidente do Instituto AAV, J. R. Caporal,
O Instituto AAV acaba de ser lançado pela plataforma de gestão de estoque e de vendas de veículos usados AutoAvaliar. A iniciativa tem como objetivo contribuir com informações para que montadoras, concessionárias, lojas, bancos, seguradoras, locadoras, associações e todo o ecossistema do setor tenham dados mais precisos para a realização de projeções, orçamentos, negociações e a elaboração de planejamentos estratégicos mais assertivos. Além disso, o Instituto vai atuar no sentido de fomentar o aprimoramento profissional para o segmento através da oferta de cursos e capacitação para os trabalhadores que compõem este setor.
Para a realização de seus estudos, o Instituto AAV aplica intensamente a Inteligência Artificial para extrair, avaliar e gerar insights relevantes de negócios junto à infraestrutura da plataforma AutoAvaliar, que está diretamente conectada e realizando negócios diariamente junto a mais de 4.200 concessionárias e 40 mil lojistas cadastrados.
Um em cada 4 carros usados vendidos no Brasil passa pelos sistemas da empresa e, neste processo, ela é responsável pela avaliação de um carro a cada 30 segundos. Dos 10 maiores fabricantes de veículos do país, 8 trabalham com a AutoAvaliar. Além disso, das 12 principais locadoras, 10 são clientes da organização que se consolidou como o maior portal de repasse de carros da América Latina, com uma média de dois milhões de avaliações por ano e 180 mil transações entre revendedores, resultando em uma movimentação superior a R$ 6,5 bilhões.
“Toda essa movimentação nos permite saber exatamente o que acontece a cada dia em mais de 60% do mercado automotivo brasileiro, sem a necessidade de fazer pesquisas adicionais. São dados reais de transações que estão ocorrendo de verdade a cada minuto. Acreditamos que a transformação destas informações em inteligência de negócios seja uma contribuição fundamental para apoiar o desenvolvimento saudável do setor. Por isso optamos por desenvolver este trabalho de forma estruturada através do Instituto”, explica Caporal que também preside a plataforma AutoAvaliar.
Caporal vem de uma família ligada ao mercado automotivo desde 1941. O executivo foi concessionário Honda de Motocicletas, atuou 12 anos em logística e transporte das OEMs para as concessionárias. Foi fundador da Carflip e Co- fundador da Karvi. Atualmente, junto suas funções na startup e no Instituto, ele acumula o cargo de CEO da MegaDealer e é parceiro estratégico da World Shopper, além de ser autor do livro “Como Conquistar 100% de Fechamentos”.
Os primeiros cursos promovidos pelo Instituto AAV serão focados em Treinamento de Vendas e Gestão de Veículos Usados. Serão programas inéditos, com oito módulos no formato híbrido com aulas EAD e encontros presenciais nos grandes eventos do setor como a Fenabrave e Fenauto. As inscrições devem estar disponíveis em setembro. Enquanto isso, a entidade se prepara para oferecer em breve seus primeiros estudos.
Sobre o Instituto AAV
O Instituto AAV é uma iniciativa dedicada a oferecer informação de qualidade por meio de estudos e relatórios para gestão de tomada de decisão dos “players” que fazem parte do segmento automotivo. A entidade também realiza cursos de profissionalização para trabalhadores de toda a cadeia produtiva do setor. O Instituto AAV trabalha com base em uma plataforma conectada a mais de 40 mil lojas e 4.200 concessionárias espalhadas por todo o país.
Para saber mais acesse Link