Em Metaverso e Web 3.0: Que mundo é esse?, lançamento da Matrix Editora, o consultor e professor de Marketing Digital e Mídias Sociais Fernando Souza explora as possibilidades dos ambientes virtuais e os benefícios reservados para quem conquistar estes espaços antes da concorrência. O livro entrega respostas para quem hoje tem dúvidas sobre como surfar na onda desse universo. A obra apresenta ainda uma nova frente de atuação para os profissionais especializados em Marketing Digital: o Metamarketing.
De acordo com Souza, as empresas que se adaptaram e se planejaram estrategicamente no mercado digital nas últimas décadas conseguiram avançar e se destacaram, aumentando vendas e faturamento. Para ele, os empreendedores agora devem se posicionar como “Early Adopters” ou “Primeiros Adeptos”, termo que define indivíduos sempre conectados com as tendências tecnológicas. Somente com este mesmo movimento de entrada nos ambientes “metaversianos” será possível garantir o pioneirismo e a longevidade dos empreendimentos.
As possibilidades do Metaverso incluem experimentar roupas sem sair de casa, trabalhar e encontrar a família e amigos remotamente, comprar terrenos digitais, criar e consumir arte e mídias audiovisuais, participar de shows, exposições, e jogar games de modo totalmente imersivo. Este mercado em franca aceleração deve movimentar cerca de R$ 4 trilhões até 2024.
Podemos dizer que, com o Metaverso, estamos iniciando para valer a era do Marketing de Experiência. Será preciso engajar e gerar identificação – e isso não poderá ser feito apenas com discurso, como muitas vezes ocorria no marketing tradicional. As estratégias precisarão utilizar, com habilidade, as infinitas possibilidades e os recursos proporcionados pela Web 3.0 e o Metaverso.
(Metaverso e web 3.0: Que mundo é esse? pág.20)
Segundo o autor, o Metamarketing será uma consequência inevitável do Metaverso, assim como o Marketing Digital foi uma consequência da Internet e proporcionou o surgimento de novas estratégias, como o Inbound Marketing e o Marketing de Influência. Para ele, o mesmo acontecerá com a solidificação da Web 3.0 e do Metaverso, mas provavelmente de forma ainda mais intensa.
Ao contextualizar, analisar e prever as mudanças sociais e econômicas promovidas pelos ambientes virtuais, Metaverso e web 3.0: Que mundo é esse? reforça a relevância de aproveitar o cenário atual como ponto de partida para o futuro. O livro é fonte de conhecimento para estrategistas de Marketing Digital, profissionais de agências publicitárias, empreendedores, empresários, executivos, gestores, estudantes e interessados na temática.
Ficha técnica
Título: Metaverso e web 3.0: Que mundo é esse?
Autor: Fernando Souza
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-266-9 .
Tamanho: 16×23 cm
Páginas: 144
Preço: R$ 35,00
Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon
Sobre o autor
Redes sociais do autor
Sobre a Matrix Editora
Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 900 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.
Acostumada a façanhas incríveis sob pressão, a maranhense Rayssa Leal, de apenas 16 anos, voltou…
Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado…
A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…
O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…
Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…
As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…