fbpx
Geral

Câmara de Curitiba faz homenagem aos 115 anos da imigração japonesa

A sessão solene proposta pelo vereador Nori Seto  homenageou 35 instituições que atuam nas áreas de cultura, educação, religião, esporte, empresarial e social, além de vereadores de Curitiba eleitos como representantes da comunidade nipônica.

Nobutero Matsuda, Jorge Yamawaki, Ítalo Tanaka, Hidekazu Takayama, Júlio Hideo Ando, Geraldo Atsumi Yamada e Rui Kiyoshi Hara participaram do evento.

O cônsul geral do Japão, Keiji Hamada, e o desembargador Luiz Oyama, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, prestigiaram o evento.

Representante da comunidade nipônica na Câmara de Curitiba, o vereador lembra que os primeiros japoneses chegaram ao Brasil no dia 18 de junho de 1908, a bordo do navio Kasato Maru, no Porto de Santos, São Paulo.

Estão na lista de homenageados as associações Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba; Cultural Esportiva e Beneficente Glória Parque Verde; Brasil Soka Gakkai Internacional – BSGI em Curitiba; Curitibana de Beisebol e Softbol – ACBS; Cultural e Esportiva Pinheiros; Cultural de Ikebana Ohara-Ryu; Fukuoka Sul do Paraná; Paranaense de Ex-Bolsistas Japão – APAEX; e Park Golf de Curitiba.

imigracao-japonesa-camaraA relação também inclui o Círculo Católico Estrela da Manhã – CCEM Curitiba; as Câmaras do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná – CCIBJ-PR e do Paraná Júnior; Casa do Estudante Nipo-Brasileira de Curitiba – Cenibrac; Centro de Estudos da Língua Japonesa do Sul do Paraná; Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria de Nagasaki – Escola Junshin; Consulado Geral do Japão em Curitiba; Curitiba Tênis Clube – CTC; Curso Bunkyô de Língua Japonesa; Curso de Línguas Estrangeiras Oyama – Oyama Gakuen.

Na solenidade, Nori Seto também homenageou Higashi Honganji; os institutos Cultural e Científico Brasil Japão – ICCBJ e Paranaense de Ikebana Ikenobo da América do Sul; as igrejas Evangélica Holiness, Messiânica Mundial do Brasil e Tenrikyo de Curitiba; Konkokyo; Lar Santa Mãe Junshin; Okinawa Kenjinkai; Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Filial Curitiba; Seicho-no-ie do Brasil – Regional Paraná 5; os templos budistas Jodoshu Nippakuji, Nishi Hongwanji e Nyorenji – Budismo Primordial HBS; e a União dos Gakusseis de Curitiba – UGC.

A sessão teve momentos de emoção quando a senhora Rosa Murakami e a neta Lauren cantaram canções japonesas.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo