Educação

Reciclagem é pauta de espetáculo circense no Dia Mundial do Meio Ambiente

Cerca de 400 alunos da Escola Municipal Mirazinha Braga, em Curitiba, tiveram a oportunidade de aprender sobre os perigos do plástico para a natureza e a importância dos cuidados com o meio ambiente, com a peça de teatro “Reciclando hábitos saudáveis”, que aborda o tema de forma lúdica para crianças de 07 a 12 anos de idade. Foram duas apresentações especiais realizadas nesta segunda-feira (5), data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O espetáculo – que conta de forma simbólica sobre o surgimento do plástico na humanidade e as consequências de deixá-lo no meio ambiente – também incentiva a sustentabilidade, por meio do circo e de oficinas.

Ao todo, serão 50 apresentações circenses até o mês de agosto, em escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação e 100 oficinas recreativas com o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis” (ODS), que incluem palestra informativa e jogos. A estimativa é que até o final do projeto 12.500 crianças sejam alcançadas.

Para Carla Simone de Freitas, vice-diretora da Escola Municipal Mirazinha Braga, o debate sobre o meio ambiente é indispensável. “Essa apresentação deve acontecer em todas as escolas, pois os nossos alunos são fundamentaisno cuidado com o meio ambiente. As crianças ficaram bem atentas a tudo o que foi dito e mostrado. Além disso, o teatro gera um maior engajamento. Eles participaram de forma ativa do espetáculo”, disse Carla.

Durante o espetáculo, os atores abordam muito a questão do plástico, como ele pode ser reutilizado e os prejuízos que o material pode causar ao meio ambiente, à flora e aos animais.

“Além da questão ambiental, o projeto promove e difunde a cultura do circo para crianças, incentivando a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável”, explica Fábio Ongaro Machowski, um dos atores e produtores do espetáculo.

Falamos sobre a facilidade que o plástico traz para o nosso dia a dia, mas também sobre as consequências do uso indiscriminado desse material

Direção e arte

Dirigida por Mauro Zanatta, considerado um dos maiores diretores de teatro do Paraná, a peça conta a história do encontro de dois amigos que tomaram caminhos diferentes na vida, um com foco principal no trabalho e o outro mais focado na saúde. Todos os conflitos gerados nesta dramaturgia são resolvidos com embates de exercícios circenses, abordando hábitos alimentares, atividade física e consciência ambiental.

Os atores, além de artistas, são professores de educação física e dão aula de circo há anos. “A ideia é promover um espetáculo com relevância social, pensando no impacto positivo no dia a dia das crianças. Pesquisamos sobre algo que realmente precisava ser mudado e chegamos ao tema ‘plástico’. Foram diversas transformações até chegarmos a atual montagem, que tem uma estética bem interessante e utiliza muito plástico reciclado no cenário”, conta Fábio Ongaro Machowski, um dos atores e produtores do espetáculo.

O também ator e produtor, Alexandre Tosin Gabardo, conta que além do espetáculo, o projeto oferece para as escolas oficinas e materiais online e impressos para reforçar a conscientização. “Falamos sobre a facilidade que o plástico traz para o nosso dia a dia, mas também sobre as consequências do uso indiscriminado desse material”, enfatiza.

Segundo Alexandre, a ideia é levar o projeto para outras escolas de Curitiba que tenham interesse.

Público aprova

As crianças ficam encantadas com o espetáculo. Breno Rafael Nogueira, de sete anos, disse que adorou a peça. “Eles são mágicos e ainda mostram que temos que cuidar do nosso planeta”, afirmou .

Isadora Michelotti Leão, de oito anos, contou o que aprendeu e ainda foi pedir autógrafo para os artistas.

“Eu adorei a música e aprendi que o plástico demora anos para ‘derreter’ e ainda faz mal para os animais ”, lembra Isadora.

Após o espetáculo, as crianças puderam participar de jogos e atividades integrativas com o foco na alimentação saudável e educação ambiental.
O projeto “Reciclando Hábitos Saudáveis tem o apoio da Copel, por meio da Lei de Incentivo à Cultura”.

Estão programados dois espetáculos diários em escolas municipais de Curitiba. No entanto, escolas da rede privada também podem receber o projeto. Basta contatar a organização

Serviço

Quem quiser saber mais sobre o projeto, pode acompanhar através do Instagram no @recirclando. No canal também é possível agendar visitas do projeto em escolas particulares.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Encontro do Podemos consolida sigla como terceira maior força política do Paraná

O Podemos realizou, hoje (09/12), em Curitiba, um grande encontro político que marcou a consolidação da sigla…

9 horas ago

Bonde Urbano Digital entre em testes por um período de 6 meses: vida útil é de 30 anos

A rota inicial levará os passageiros entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o…

14 horas ago

Maria Fumaça do Natal chega a Morretes e Paranaguá

O prefeito Eduardo Pimentel participou  da viagem inaugural da Maria Fumaça do Natal que vai percorreu, até…

14 horas ago

Guto Silva participa do lançamento da rota do Bonde Urbano Digital entre Piraquara e Pinhais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (09) do início da operação…

14 horas ago

Biblioteca Pública do Paraná tem programação intensa e diversificada até o fim do ano

A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…

19 horas ago