Curitiba e RMC

Red Bull Showrun: cem mil pessoas giraram na região do evento

Curitibanos, paulistas, catarinenses, venezuelanos e moradores da região metropolitana tomaram a Avenida Cândido de Abreu neste sábado (15/3) para prestigiar o Red Bull Showrun, um dos maiores eventos do automobilismo mundial, que desembarcou pela primeira vez em Curitiba.

O tempo da capital paranaense também não decepcionou e deu um show a parte, nenhuma surpresa para os nativos. Teve céu nublado, sol, chuva, depois a volta de sol, mas nada disso afastou o público recorde de 70 mil pessoas que lotaram o Centro Cívico. Estima-se que durante todo o dia, cerca de 100 mil pessoas passaram pela avenida para assistir alguma das atrações do espetáculo.

“É um evento magnífico para a cidade com a presença de cerca de 100 mil pessoas. Curitiba volta ao calendário internacional de eventos de esporte a motor como referência mundial e essa experiência prova que estamos prontos para sediar outros eventos desse porte para movimentar a economia, gerar receita, renda e entretenimento para toda a população”, disse o superintendente da Setran, Bruno Pessuti.

Impacto para a economia

Para os empresários, eventos dessa natureza trazem impacto positivo para a economia da cidade.

O chef Dudu Sperandio, do Ernesto Restaurante, proprietário também da Mercearia Avenida, Funiculario, Lupita, diz que é muito importante, é muito bom para a cidade isso tudo que vem acontecendo.

“A gente vem recebendo muito turista, os curitibanos têm ido para as ruas, e isso movimenta todo o comércio em geral, principalmente os restaurantes. Tenho certeza que o movimento aumenta. O pessoal sai dos eventos, vai para o restaurante, passa em lojas, e o mais legal ainda é o turismo. O pessoal que vem fica nos hotéis, os hotéis indicam, os clientes vêm aparecendo do Brasil inteiro”, pontuou.

Curitibano volta ao Centro

Mas além de receber turistas, o empresário ressalta o impacto positivo na cidade.

“O que eu mais gosto realmente é de ver o curitibano de volta na rua frequentando o Centro. O Centro vem se desenvolvendo, está cada vez mais bonito, mais bem cuidado. A Polícia está atuando e trazendo bastante segurança. Então quero agradecer, parabenizar e espero que cada vez a gente tenha mais eventos e que a gente venha fortalecendo a nossa cidade como uma cidade cultural, com grandes eventos e grandes festas”, comemorou.

Paixão dos brasileiros

Para Claudemir Gibrim, vice-presidente e coordenador da Região Leste do Paraná da FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), trazer à Curitiba uma parte do espetáculo que é a F1, uma das maiores paixões dos brasileiros, foi uma excelente escolha.

“Isto demonstra que estamos em ambiente favorável a receber turistas e empresas com objetivo de conhecer ou investir em nossa região. A curto, médio e longo prazo toda a sociedade se beneficiará deste evento, possibilitando demonstrarmos nosso potencial turístico, hospitaleiro, seguro e cordial que temos em nossa região. A quem vier neste evento, fica o convite das Associações Comerciais em conhecer melhor nossa capital e toda bela região metropolitana”, conclamou.

fotos valquir pimentel-SECOM

Ronquinho inconfundível

Se para os empresários, o ronco do RB7 soa como música, para o público foi um delírio ver o piloto Patrick Friesacher despejar potência do inconfundível motor V8 na Avenida Cândido de Abreu.

“Estou gostando muito do evento. Só faltaram mais arquibancadas. Eu gosto muito de automobilismo. É muito interessante a iniciativa dos organizadores. Tomara que aconteçam mais eventos assim em Curitiba”, disse Fábio Antônio, morador do bairro Vista Alegre. Ele estava acompanhado da amiga Daiane e das filhas Isabela (10 anos), Gabriela, de 13 e a bebê Layla, de 3 meses.

A Maria Eduarda Mayrhofel veio de Quatro Barras, na região metropolitana, especialmente para assistir o Red Bull Racing.

“Gostei bastante do evento. Tudo muito bem organizado. Não tem confusão, tem banheiros e água para as pessoas. Visitei também a estação de pit stop, tudo muito legal!”, resumiu ela, que estava acompanhada do namorado Marcos Vinícius Bezerra.

fotos valquir pimentel-SECOM

Catarinenses prestigiaram

O evento também atraiu muitos catarinenses. Eduardo Pagano veio de Jaraguá do Sul especialmente para evento, aproveitando o fato de que a irmã Maria Luíza Pagano reside em Curitiba.

“Está um pouco difícil de enxergar devido à quantidade de gente, mas é uma sensação única ver um Fórmula 1 de perto. Estou gostando muito. Se tiver mais eventos assim, com certeza estarei aqui”, disse o rapaz.

Também de Santa Catarina, Wolni Santos veio de Curitibanos e trouxe a esposa Ângela Niles e a filha Isadora Niles paara curtir a performance das máquinas do Red Bull Showrun.

“É um espetáculo de primeira. Gostei muito da performance dos Mustangs”, disse. Sobre o Fórmula 1 ele disse que ficou um pouco decepcionado.

“Tinha que dar mais gás na pista, mas valeu pelo ronco do motor”, disse Wolni.

Elogio à organização

O morador do Abranches Fernando Sales estava com filha Júlia, 9 anos, nos ombros, o que lhe dava uma vista privilegiada do show.

“É evento muito legal, bem organizado, com fornecimento de água para o público, muito bom mesmo”, disse ele que estava acompanhado da esposa Poliana, do filho Heitor, de 4 anos e da sogra Lázara Maria de Lima.

Quem é o melhor piloto?

Maria Gonçalves veio de Florianópolis para participar do evento e ficou posicionada na área fan zone. “Estou aproveitando para divulgar nossa página do Instagram Paddock Delas, um perfil para mulheres que gostam de automobilismo”, disse a moça que estava acompanhada das amigas Marina, Jéssica e Melissa.

O grupo abordava as pessoas e perguntava: – Quem é o melhor piloto de F1 para você? Quando a resposta era Ayrton Senna, elas entregavam um card com uma foto do piloto e no verso um QR Code que aponta para o perfil Paddock Delas.

Alessandro Salvador veio de Blumenau com a família, a esposa Larissa Salvador e o filho Igor, 4 anos.

“Evento muito bom, bem organizado. Estamos gostando muito. Já circulamos pelo pit stop e voltamos para assistir as evoluções dos carros sem nenhum problema”, disse.

Casal no pit stop

Na área da fan zone, os organizadores montaram um simulador para pilotar F1 e um box de pit stop, que permitia que o público se aventurasse trocar os pneus de um protótipo de F1.

O casal paulistano Rafael Rocha e Mariana Suniga encarou a parafusadeira, mas provaram que terão que treinar muito ainda.

“Foi a primeira vez que fizemos um pit stop e a nossa primeira vez em Curitiba também. É experiência incrível participar de tudo isso e muita emoção de ver um Fórmula 1 de perto”, disse Rafael.

Curtindo com os amigos

Rafael Reske, morador no Rebouças veio com os amigos Bruno, Diogo, Lucas e Felipe para curtir o show.

“Tive um pouco de dificuldade para ver os carros devido ao grande número de pessoas, mas valeu a pena. É uma sensação incrível ver um Fórmula 1 de perto, especialmente que esta versão é de 2010, que tinha este ronco bem característico de motor. Eu sou fã de automobilismo e estou gostando muito”, disse.

Descanso na grama

Após assistir as manobras radicais dos pilotos, O casal de venezuelanos Eduardo Guzmán e Guznelly Torres, descansava embaixo das árvores da Praça Nossa Senhora da Salete.

“Estamos morando há quatro meses em Curitiba. Quando soube do Red Bull Showrun, não quis perder a oportunidade. Na Venezuela, eu costumava participar de corridas. O automobilismo é muito popular em meu país”, citou.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

21 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

21 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

21 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

21 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

21 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

21 horas ago