Mais do que manter boas estratégias pedagógicas, as escolas devem ser capazes de aferir sua excelência escolar. Uma estratégia positiva dentro desse propósito é a realização de avaliações periódicas, que fornecem dados realistas para guiar estratégias de otimização da qualidade do ensino.
As escolas da Rede Adventista, por exemplo, contam com o Programa Adventista de Avaliação da Educação Básica (PAAEB). Desde 2012, a iniciativa tem como missão mapear o desenvolvimento escolar de todas as unidades do grupo na América do Sul.
A Rede Adventista criou um núcleo especializado com profissionais que desenvolvem as provas com base nos conteúdos do material didático utilizado nas aulas. Esse material, inclusive, é criado pela própria editora da rede educacional (CPB Educacional). Ele também é atualizado de tempos em tempos, contemplando o ideal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A dinâmica das avaliações do PAAEB traz a aplicação de provas no 5º ano (Ensino Fundamental I) e no 9º ano (Ensino Fundamental II), contemplando as áreas de língua portuguesa e matemática, e no 2º ano do Ensino Médio, com 92 questões distribuídas em linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Mais de 350.000 alunos já realizaram a prova.
De acordo com Marizane Piergentille, diretora de educação das unidades da região do ABCDM e Litoral, essa rotina de aplicação de provas ajuda a preparar o educando para fases importantes de sua vida acadêmica e a coleta dos dados possibilita um diagnóstico da realidade educacional da rede.
As avaliações internas têm mostrado, segundo a diretora, quais pontos possuem maior índice de defasagem, além de uma melhora nos resultados. “Percebemos que a área de maior e menor crescimento acaba variando. Ano passado, tivemos um crescimento maior em matemática, mas em 2023, já percebemos um crescimento em matemática comparado com 2022”, aponta.
O processo inclui reuniões com os professores para analisar os resultados das avaliações, propor estratégias para o crescimento das áreas de baixo desempenho e tomar decisões pedagógicas.
Segundo Denise Reis, professora da Rede, é por meio de uma análise detalhada que se observa, por exemplo, a lógica de avaliações em larga escala, confirmando suas possibilidades e seus limites. “Ela também nos permite uma reflexão crítica, na qual buscamos aprimorar nossas práticas avaliativas, visualizando diferentes concepções e princípios”, explica.
A Educação Adventista investe na formação dos professores, incluindo treinamento e construção de aulas práticas, bem como a familiarização com itens de provas objetivas, que remetem a contextualizações reais de conteúdos práticos.
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