Educação

Rede Adventista investe em avaliações para otimizar ensino

Mais do que manter boas estratégias pedagógicas, as escolas devem ser capazes de aferir sua excelência escolar. Uma estratégia positiva dentro desse propósito é a realização de avaliações periódicas, que fornecem dados realistas para guiar estratégias de otimização da qualidade do ensino.

As escolas da Rede Adventista, por exemplo, contam com o Programa Adventista de Avaliação da Educação Básica (PAAEB). Desde 2012, a iniciativa tem como missão mapear o desenvolvimento escolar de todas as unidades do grupo na América do Sul.

A Rede Adventista criou um núcleo especializado com profissionais que desenvolvem as provas com base nos conteúdos do material didático utilizado nas aulas. Esse material, inclusive, é criado pela própria editora da rede educacional (CPB Educacional). Ele também é atualizado de tempos em tempos, contemplando o ideal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A dinâmica das avaliações do PAAEB traz a aplicação de provas no 5º ano (Ensino Fundamental I) e no 9º ano (Ensino Fundamental II), contemplando as áreas de língua portuguesa e matemática, e no 2º ano do Ensino Médio, com 92 questões distribuídas em linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Mais de 350.000 alunos já realizaram a prova.

De acordo com Marizane Piergentille, diretora de educação das unidades da região do ABCDM e Litoral, essa rotina de aplicação de provas ajuda a preparar o educando para fases importantes de sua vida acadêmica e a coleta dos dados possibilita um diagnóstico da realidade educacional da rede.

As avaliações internas têm mostrado, segundo a diretora, quais pontos possuem maior índice de defasagem, além de uma melhora nos resultados. “Percebemos que a área de maior e menor crescimento acaba variando. Ano passado, tivemos um crescimento maior em matemática, mas em 2023, já percebemos um crescimento em matemática comparado com 2022”, aponta.

O processo inclui reuniões com os professores para analisar os resultados das avaliações, propor estratégias para o crescimento das áreas de baixo desempenho e tomar decisões pedagógicas.

Segundo Denise Reis, professora da Rede, é por meio de uma análise detalhada que se observa, por exemplo, a lógica de avaliações em larga escala, confirmando suas possibilidades e seus limites. “Ela também nos permite uma reflexão crítica, na qual buscamos aprimorar nossas práticas avaliativas, visualizando diferentes concepções e princípios”, explica.

A Educação Adventista investe na formação dos professores, incluindo treinamento e construção de aulas práticas, bem como a familiarização com itens de provas objetivas, que remetem a contextualizações reais de conteúdos práticos.

Redação JBA Notícias

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