O Relatório de Tendências 2024 da Ford revela uma mudança radical na forma como as pessoas estão priorizando suas vidas dentro de um mundo em transformação. A pesquisa aborda desde a valorização do autocuidado até o impacto da Inteligência Artificial nos empregos, trazendo uma visão fascinante do futuro e das tendências que vão moldá-lo.
Todos os anos, a empresa se debruça sobre as tendências globais para analisar a evolução do comportamento do consumidor, o que é preciso extrair desses comportamentos e como utilizar esse aprendizado para criar estratégias futuras.
“As tendências nos dão pistas sobre o que é importante para os consumidores, para conhecer suas prioridades, medos e esperanças em relação ao futuro”, explica Jen Brace, futurista-chefe da Ford. “Essas percepções podem orientar o nosso desenvolvimento de produtos e serviços para um futuro que muitas vezes parece incerto.”
A pesquisa global de 2024 abrangeu 16 países, incluindo o Brasil. Ela revela que as pessoas querem assumir o controle de suas vidas e moldar ativamente o futuro, em vez de se fixar no passado. Por exemplo, 52% das pessoas empregadas em todo o mundo aceitariam reduzir em 20% o salário para ter maior qualidade de vida.
“Este ano vemos uma mudança nas prioridades dos consumidores para buscar uma maior sensação de estabilidade num mundo imprevisível”, diz Brace. “A qualidade de vida tornou-se mais importante que o progresso no trabalho, os consumidores estão cautelosos em aceitar a tecnologia de IA e procuram fazer escolhas sustentáveis – desde que essas escolhas não sejam inconvenientes para eles.”
Veja abaixo um resumo das seis principais tendências para 2024.
Investindo em Mim
As pessoas de todo o mundo estão ansiosas, tentando lidar com um mundo incerto que parece fora do seu controle. Ao fazer isso, elas estão percebendo a importância da paz interior e agindo para alcançá-la.
· 44% das pessoas em todo o mundo estão priorizando pensar primeiro em suas necessidades, em vez de atender o que os outros querem ou lhe pedem.
· 48% estão cortando as relações tóxicas de suas vidas.
Trabalhando com Equilíbrio
As pessoas estão cada vez mais conscientes de priorizar o seu bem-estar e equilíbrio de vida acima das conquistas profissionais, e reorientando sua vida nesse sentido.
Cautela com a IA
Muitos sentem que, tanto coletiva como individualmente, estamos perdendo a compreensão da verdade. Parte disso pode se relacionar com o rápido crescimento da IA, à medida que lutamos para saber como essa nova tecnologia vai influenciar nossas vidas.
Algoritmo da Confiança
À medida que a IA generativa e outras tecnologias se tornam mais profundamente enraizadas na nossa sociedade, há uma preocupação crescente com a nossa capacidade de separar os fatos da ficção.
EVolução da Sustentabilidade
Apesar de muitos acreditarem que é extremamente importante combater as mudanças climáticas, menos pessoas estão mudando o seu comportamento para combatê-las ativamente comparado a quatro anos atrás (75% em 2023, 78% em 2020). Embora ainda sejam a maioria, há uma ressalva nesse comportamento sustentável: para muitos, ele só é adotado se for conveniente.
Família 2.0
O termo “família” está mudando, afastando-se de uma definição única para ser personalizado para cada indivíduo. A maioria das pessoas não vê mais a família como ser casado ou ter filhos. Na verdade, muitos adultos dizem que sua vida ideal nos próximos 10 anos se parece mais com ter animais de estimação do que ter filhos.
Imprensa Ford
Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue, projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus negócios com veículos e serviços adaptados às suas necessidades. Além disso, a Ford está buscando soluções de mobilidade por meio do Ford Next e fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site Link.
Entre janeiro e agosto de 2024, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de…
Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2024 – Os bastidores da Cidade do Rock viraram…
São Paulo, setembro de 2024 – O Greenpeace Brasil lança a minissérie documental Eu Mais Um Mais,…
Após passagem pela tradicional quadra da Prafinha (SP) em setembro, a segunda e última etapa…
A candidata a prefeita Maria Victoria (PP) se reuniu com representantes de sindicatos dos servidores…
Entre os dias 7 e 18 de outubro, a capital paranaense receberá uma importante iniciativa…