fbpx
Empreendedorismo

Restaurantes Burger King® terão autoatendimento com totens sustentáveis

A ZAMP®, máster franqueada Burger King® e POPEYES® no Brasil, está implementando totens sustentáveis nos restaurantes Burger King no País. A fase inicial de implantação prevê cerca de 350 totens nos restaurantes Burger King®, responsáveis pela reciclagem de mais de 70 mil garrafas pet utilizadas na fabricação dos equipamentos. A implementação dos totens está alinhada ao compromisso de ESG assumido em 2021 pela ZAMP®, de garantir que 100% dos novos equipamentos ou substituições utilizem tecnologias ecologicamente eficientes.

A linha de autoatendimento sustentável, chamada de Ecokiosk, é a primeira do tipo instalada em uma rede de fast food nacional com presença global. Com a instalação dos primeiros totens sustentáveis, todos os novos restaurantes ou substituições em lojas reformadas daqui para frente irão oferecer o novo modelo dos totens Ecokiosk. A expectativa é que os totens tradicionais de lojas Burger King® e POPEYES® que já estão abertas possam receber um retrofit para se tornarem sustentáveis nos próximos anos.

Produzidos pela empresa parceira Videosoft, o totem ecofriendly recebeu certificações de sustentabilidade como o Selo Verde, do ICMBio, a certificação do Pacto Global da ONU e o certificado MOSS de redução de CO².  A Videosoft é responsável pelos totens dos restaurantes Burger King® e POPEYES® desde o início da implantação, em 2017.

“Estamos evoluindo na transformação digital das nossas lojas e isso é muito importante e estratégico. Mas, todos os nossos movimentos precisam ser planejados e pensados considerando a sustentabilidade de longo prazo das nossas ações. A instalação de totens sustentáveis é uma dessas iniciativas em tecnologia, por meio da qual também queremos minimizar nosso impacto ao meio ambiente, reduzindo as emissões de carbono e outros gases poluentes com a fabricação do equipamento. É a tecnologia aliada a sustentabilidade”, ressalta Fabio Alves, vice-presidente de desenvolvimento da ZAMP®, máster franqueada Burger King® e POPEYES® no Brasil.

Em cada totem, será disponibilizado um QR Code, por meio do qual será possível saber mais sobre a iniciativa. Os equipamentos são feitos de um composto de materiais reciclados, validados por laboratório credenciado pelo INMETRO, onde foram testados resistência, durabilidade, inflamabilidade, e deformação com as diferenças de temperatura. Além disso, a fabricação de um totem sustentável tem 95% de redução de aço em relação ao totem tradicional. Atualmente, esse tipo de equipamento é utilizado em grandes varejistas, em setores como moda e educação.

A linha EcoKiosk® foi desenvolvida com o propósito de diminuir o impacto ao meio ambiente e ajudar na preservação dos recursos naturais, sem perder o foco na agilidade do atendimento. “Nosso propósito sempre foi oferecer ferramentas inovadoras, que facilitem a rotina de milhares de pessoas, olhando para frente, para o futuro, inclusive do planeta”, fala o CEO da Videosoft, Israel Martins Saito. “Em todo o processo de fabricação do Ecokiosk®, conseguimos reduzir a emissão de CO₂ e diminuir a energia aplicada em um percentual de 35 a 50%, sem falar na destinação correta dos resíduos no fim do ciclo, priorizando a utilização de materiais reaproveitáveis”, explica Saito.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo