fbpx
Cultura

Ricardo Amaral deixa sua marca na arquitetura de Curitiba com mais de 30 milhões de m² projetados

Com mais de 30 milhões de m² projetados, o arquiteto Ricardo Amaral tem seus traços registrados na capital paranaense com uma série de desenhos inovadores que combinam design arrojado e soluções sustentáveis. Com uma abordagem centrada no bem-estar dos moradores e na integração harmoniosa com o ambiente urbano, o profissional modificou a arquitetura na região.

“Em Curitiba temos vários projetos que nos enchem de orgulho. Entre os mais recentes, destacam-se o BIOOS, um complexo inovador voltado ao público acima de 60 anos, o edifício Landscape da Incorporadora Helbor, e o AMAZ da GT Building. Um dos mais especiais e que ainda nos emociona é a concessionária Mercedes-Benz, do Grupo Divesa, que se tornou um marco na época. Outro momento marcante foi projetar a Fábrica da Brose. Fechar o contrato em Coburg, na Alemanha, foi um marco importante para o escritório”, relembra o arquiteto sênior Ricardo Amaral.

Além das lembranças, cada planejamento e obra finalizada imprimem uma nova identidade e anunciam outra fase aos curitibanos “Atualmente, estamos muito entusiasmados com o desenvolvimento de projetos na área de urbanismo e retrofit. Essas são áreas que não só despertam grande interesse, mas também motivam toda a nossa equipe trazendo cor e vida para a cidade e auxiliando na preservação do patrimônio histórico e cultural”, explica.

AMÁZ da GT Building - Imagem/Divulgação: Ricardo Amaral Arquitetos Associados
AMÁZ da GT Building – Imagem/Divulgação: Ricardo Amaral Arquitetos Associados

Trajetória gratificante

Ricardo Amaral projetou o seu primeiro edifício aos 24 anos, após vencer um concurso de uma grande incorporadora da época. “Apesar das dúvidas iniciais devido à pouca experiência, os executivos decidiram arriscar e me levaram para uma entrevista com um dos sócios, o então Governador Jayme Canet. Ele não apenas validou meu nome, mas se tornou amigo, incentivador e conselheiro essencial. Um grande homem, “seu” Jayme, como eu o chamava, deixou uma marca profunda como gestor, governador e também mudou a minha vida e carreira”, conta.

Caminhar pelos bairros e encontrar um projeto de sua execução é uma satisfação para todo e qualquer profissional. Mais ainda quando o arquiteto também utiliza o espaço projetado. “A contribuição para o desenvolvimento do Graciosa Country Club, onde passo meu tempo de lazer, é outro marco importante. Ao longo dos anos, tive a oportunidade de implementar diversos projetos e obras para melhoria do clube. Lá, compartilhamos histórias com golfistas, tenistas, esportistas em geral e com os associados, criando memórias que enriquecem minha jornada”, diz Amaral.

Sobre o Ricardo Amaral Arquitetos Associados

Fundado em 1976, o escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados destaca-se pelo sucesso em obras relevantes no mercado nacional e internacional, ao aliar sua experiência profissional aos mais avançados recursos tecnológicos no desenvolvimento, gerenciamento e fiscalização de projetos e obras. Graças à qualidade na execução a empresa já atuou com projetos urbanísticos, hoteleiros, aeroportuários, industriais, comerciais, residenciais e esportivos. À frente do escritório como arquiteto sênior, Ricardo Amaral tem aproximadamente 21 milhões de metros quadrados projetados, em um portfólio diversificado que traz obras como a requalificação urbana de vários pontos do litoral, a fábrica da Brose do Brasil, o Museu de História Natural, a Sede do Tribunal de Justiça de Maringá, retrofit do Palácio Iguaçu, TRF Porto Alegre, vários projetos para o setor de incorporação, além de projetos de desenvolvimento urbano e imobiliário, entre outros empreendimentos icônicos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo