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Cultura

Rock in Rio Academy transforma a Cidade do Rock em sala de aula, promove imersão intensiva, visita guiada e palestra no Palco Mundo

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2024 – Os bastidores da Cidade do Rock viraram uma verdadeira escola nesta terça-feira (17), para receber o Rock in Rio Academy by HSM – a primeira com selo Provoke Edutainment Club. O live case study, desenvolvido em parceria com o Rock in Rio, a HSM e a Provoke, reuniu mais de 600 pessoas na área vip do festival e promoveu encontros que ficarão na história. Durante 12 horas, o público pôde viver a imersão com aprendizagem continuada, trilhas de eventos, gestão, marketing e mais de 21 speakers convidados em uma edição especial que celebra os 40 anos do Rock in Rio.

Agatha Arêas, presidente da Provoke, e Reynaldo Gama, CEO da HSM & Singularity Brazil, abriram o evento dando boas-vindas ao público. “Bem-vindos a sala de aula mais rock and roll que o ensino já viu. Até domingo, este espaço aqui recebia fãs, milhares de pessoas em festa, e hoje está configurado como uma sala de aula. Estamos trazendo conhecimento para dentro do entretenimento, trazendo para a educação, as características do entretenimento, como imersão, interatividade, emoção e muita diversão. Em 2015, quando o Rock in Rio estava fazendo 30 anos, os executivos do Rock in Rio estavam sendo constantemente convidados para dar palestras para audiências diferentes, sobre áreas diferentes do festival. E eu, como diretora de marketing, vi ali uma oportunidade de criar uma formação executiva, que pudesse partilhar com o mercado o legado dessa marca, suas melhores práticas e como vem vencendo seus desafios. Com enorme sucesso, em 2016, levamos para Portugal e desde então, o evento acontece por lá e por aqui. Essa é a nossa nona edição”, diz a executiva.

Reynaldo Gama comemorou com orgulho mais um ano de parceria da HSM com o Rock in Rio. “Após dois anos, realizamos este encontro com toda a atenção que merece. É um dos mais significativos programas da HSM. Trazemos a sala de aula para um ambiente inesperado, que reverbera toda a magia do Rock in Rio. Sempre buscamos inovações e maneiras de impactar a vida das pessoas. A diversidade de profissionais e do aprendizado são notáveis, abrangendo várias áreas”, contextualiza Gama.

Em seguida, Roberta Medina, CBRO Rock World, percorreu a linha do tempo do Rock in Rio indo até um pouco antes da criação do evento. Em sua fala, ela resgatou como o seu avô, pai de Roberto Medina, que era um apaixonado pelo Rio de Janeiro e por grandes eventos, influenciou o que se tornaria o maior festival de música e entretenimento do mundo. “Sempre digo que uma das coisas mais bonitas do Rock in Rio é que a paixão e a determinação fizeram muita coisa acontecer. E assim seguiremos para o futuro. O próximo sonho não é ir para outro país, é continuar aqui mesmo com o Parque Imagine, o maior complexo de entretenimento do país. Uma grande celebração da vida. Que o Imagine possa ser uma inspiração para este mundo melhor”.

Trazendo o seu olhar sobre a emoção impulsionada por inovação e colaboração, Ana Deccache, diretora de Marketing Rock World, explicou que é fundamental se conectar com o seu fã. “A gente realmente acredita que uma das maiores ferramentas que a gente tem hoje para engajar, envolver e ter próximas de nós as pessoas com as quais a gente quer falar são: a emoção, a inovação e a colaboração. O Rock in Rio entrega experiências únicas e memoráveis. A gente oferece muita festa, muita alegria, muita experiência, mas a gente sabe que no fim do dia, o que nos diferencia, o que faz com que o Rock in Rio seja essa potência, essa marca que é conhecida por mais de 95% dos brasileiros, que o que faz com que a gente tenha esse vínculo com nosso público é porque a gente emociona, mais do que qualquer outra coisa. E em comunicação, a gente percebe a emoção de formas diversas. Todo mundo quer ser ouvido, seu cliente, seu consumidor, seu público, seu fã, ele quer ser ouvido e a gente o convida pra falar com a gente o tempo todo. Portanto, inove surpreendendo, abusando de novas tecnologias e indo além do que se espera da sua marca”.

Celso Barbosa, gerente de Comunidades Rock World dividiu com o público a sua paixão por unir pessoas. “O Rock in Rio Club é sobre ouvir histórias e ouvir a comunidade. A comunidade é importantíssima para a marca. É ela que vai proteger e divulgar o produto. Nós recebemos os fãs da marca que estão com a gente sempre, como quem recebe visita em casa. A gente não faz o que acha que deve ser feito. A gente escuta a comunidade. Desse jeito, o resultado sai muito melhor. Criamos um espaço que realiza sonhos. O mais engraçado é que me diziam que eu tinha ideias na hora errada. Aqui na Rock World, eu descobri que isso é uma bobagem. Errado é não ter ideias”.

Rodolfo Medina, CPO Rock World, Renata Guaraná, diretora de parcerias Rock World, Mariana Karrer, Head de Marketing Brasil Latam, e Pedro Torres, diretor de Comunicações e Relações Institucionais da Gerdau promoveram um grande debate que envolvia a seguinte temática: ‘Quando a Magia Acontece – Encontro de Culturas’. Os executivos elucidaram como o encontro de organizações com culturas inovadoras podem gerar negócios para todos os envolvidos.

Já Ricardo Acto, COO Rock World, subiu ao palco para falar sobre a complexa gestão de grandes operações. Em sua fala ele abordou as dores e delícias de organizar e produzir um evento grandioso de entretenimento, e os aprendizados que as edições passadas do Rock in Rio já trouxeram para o seu time. “As pessoas associam riscos a acidentes, mas existem vários tipos de risco. Chegamos a um alto nível de avaliação com o único objetivo de entregar uma experiência completa ao nosso público, aos artistas e aos parceiros”.

Novidade desta edição, o público também pôde conferir apresentações de cases com duração de cinco minutos cada um, que expõem um desafio e a solução encontrada pela área correspondente. Alguns deles envolviam as áreas de Ticketing, Jurídica, Operações, Projetos e Gestão de Talentos do Rock in Rio. Juliana Ribeiro, diretora de Ticketing Rock World, Alessandra Salgueiro, diretora Jurídica Rock World, Anna Chermont, diretora de Produção Artística Rock World e Nanda Matos, diretora de Gerenciamento de Projetos Rock World, se uniram para apresentar os desafios de seus setores e formas de driblar as adversidades. Outro case encantou o público. ‘A Jornada de Talentos no Rock in Rio: Conectando Paixão com Performance’, com Vanessa Olímpia, diretora de Talentos Rock World, Márcia Estellita, gerente de Talentos Rock World e Thiago Amaral, coordenador de Pluralidade Rock World.

Zé Ricardo, CAO Rock World, foi o penúltimo palestrante do dia e falou sobre ‘Curadoria e Criatividade: Ferramentas de Sobrevivência’. “Sobre o que é um festival? O que ele tem que atrai tantas pessoas? Um festival é sobre 50% do que você sabe que quer e 50% do que você não sabe que quer. Você vem para ver o seu artista favorito, mas quando sai para beber água ou ir ao banheiro, você descobre outros artistas que podem te encantar. A experiência vivida em um festival pode mudar muitas vidas. Um festival existe para ampliar o olhar das pessoas sobre o mundo. Mostrar que existem mais coisas do que elas sabem. A arte pode transformar a vida das pessoas. Ela transformou a minha. Quando eu tinha 15 anos, eu era office boy do Banco do Brasil. Eu não tinha dinheiro para comprar o ingresso, então, eu juntei quatro meses de salário para conseguir comprar. Eu sei quanto custa o ingresso do Rock in Rio e, por isso, tudo que a minha equipe faz é com muito carinho, pois a gente sabe o valor de cada ingresso. O Rock in Rio não é mais da família Medina. Ele é do mundo. As pessoas não vêm para ver o Rock in Rio, elas vêm viver o Rock in Rio. Mas, eu preciso manter o meu propósito de oferecer algo novo para, junto com o festival, ampliar os horizontes das pessoas”.

Encerrando as apresentações com chave de ouro, Luis Justo, CEO Rock World, levou os alunos para o lugar mais desejado da Cidade do Rock: uma palestra em cima do Palco Mundo sobre 40 anos de Cultura, Propósito e Negócio. “Muitos de vocês vieram aqui entender como essa história é feita, como o Rock in Rio acontece. Eu começo questionando: o que faz uma empresa permanecer por quatro décadas com sucesso e olhando para os próximos 40 anos? Eu diria que é por proporcionar experiências inesquecíveis através da música e do entretenimento. A estratégia é sonhar e fazer acontecer. Para isso, nos baseamos em oito pilares: coragem, criatividade, excelência, integridade, eu faço, pensar grande, work hard play hard e todos na mesma direção. Colocar um Rock in Rio de pé não é mérito de uma pessoa. É o trabalho de um time inteiro que se baseia nestes pilares”.

É claro que não faltou a tão esperada visita guiada pela Cidade do Rock com o público do Rock in Rio Academy passeando pelos principais pontos como a Rota 85, Gourmet Square, Palco Sunset, Palco Supernova, New Dance Order, Espaço Favela, Global Village, além da tão esperada visita aos bastidores e camarins da Cidade do Rock.

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