RPA reduz tempo gasto em atividades burocráticas em quase 100%, aumentando a produtividade e rendimento
Com o uso dos robôs, empresas automatizam tarefas rotineiras altamente repetitivas
Otimizar custos e tempo, reduzir riscos e aumentar a produtividade da equipe com mais foco na atividade fim do negócio. Esses são os principais benefícios obtidos pelas empresas com a implantação da RPA (RoboticProcess Automation), que é a Automação de Processos Robóticos. Essa tecnologia utiliza robôs de software para automatizar as tarefas rotineiras e repetitivas, normalmente executadas pelos colaboradores.
Uma pesquisa divulgada pela BHS aponta que em um processo de 8 horas, o robô executa em 30 minutos a junção de notas fiscais, o que representa redução de 94% do tempo. A análise CND`s TST, em um processo de 7 horas, o robô consegue executar em 20 minutos, uma redução de 95% no tempo que seria gasto na execução da tarefa. Na extração CND TST, em um processo de 15 horas, o robô executa em 5 horas, uma redução de 67% no tempo gasto. Na extração de IPTU, em um processo de 2 horas, o robô executa em 5 minutos, uma redução de 96%. Já na extração do DARF, um processo de 16 horas, o robô executa em 3 horas, uma redução de 81% do tempo que seria gasto na emissão.
O gerente de Power Platform da BHS (especialista em estratégias e serviços de TI), Bruno Chiriu,revela que o RPA permite à empresa liberar seus funcionários dos trabalhos repetitivos para se dedicarem às atividades mais estratégicas e que resultem em melhores resultados para os negócios. “Há tarefas, como conferências de cadastros, preenchimento de planilhas, envio de e-mails, realização de cálculos, extração de dados, emissões de documentos e notas e buscas de informações em plataformas, como o Linkedin e o Google, que podem ser realizadas pela tecnologia de RPA sem qualquer prejuízo para a corporação. Os robôs de RPA são ideais para executar tarefas repetitivas e padronizadas que ocupam muito tempo do colaborador”, acrescenta Chiri u.
O RPA estava sendo muito utilizado apenas por grandes empresas, mas é uma tecnologia que começa a se popularizar entre as corporações de médio e pequeno porte em função das demandas do mercado e da redução de custos. “Com as soluções da Microsoft, conseguimos oferecer o sistema com um valor acessível”, afirma o gerente da Power Plataform. De acordo com dados da consultoriaGartner, os investimentos das empresas, em todo o mundo, com a tecnologia RPA chegarão a US$ 2,4 bilhões até 2022.
Aplicação RPA
A BHS listou quais os processos de negócios que podem utilizar a tecnologia RPA. Eles precisam atender os seguintes critérios:
- ROI: reduz custos de mão de obra, otimizando em até 40% do tempo com tarefas manuais.
- Maior produtividade: garantia de entregas rápidas e mais confiáveis, afinal os robôs trabalham sem interrupção.
- Redução de riscos: elimina a incidência de erros operacionais, como aquelas associadas ao erro humano e falhas de análise.
- Foco no Core Business: os colaboradores estarão livres de tarefas repetitivas, podendo focar em melhorias e estratégias para impulsionar o negócio.
A BHS é fornecedora dos maiores provedores de nuvem do mundo, como Amazon Web Services (AWS) e Microsoft. Com sede em Belo Horizonte (MG), a BHS foi fundada há 28 anos. Atualmente, a empresa conta com mais de 2.000 clientes dentro e fora do Brasil. Por anos consecutivos, a companhia vem sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no país, segundo o GreatPlaceToWork.Hoje, a BHS é uma das únicas cinco empresas latino-americanas detentoras de uma das certificações mais exigentes oferecidas pela Microsoft: a especialização avançada em Adoção e Gestão de Mudanças (AdoptionandChange Management). Ao todo, a companhia possui mais de 17 certificações Gold Partner Microsoft.