Empreendedorismo

Rumo importa técnica para reformar cruzamentos ferroviários

A Rumo, maior operadora de ferrovias do país, importou da Holanda, uma técnica que substitui a maneira de realizar manutenção em passagem de nível . Antes, a execução era realizada utilizando-se dormentes de madeira e concreto com cura in locoNesta nova técnica, o concreto com cura in loco é substituído por blocos pré- moldados com armação protendida e o dormente é substituído por uma cola com alta resistência a compressão e impactos.

O material é utilizado em oito PNs em Paranaguá (PR) e é amplamente aplicado nas ferrovias mais modernas da Europa, como as da Alemanha, Suíça e Bélgica. Agora, nesses locais, o concreto tradicional foi substituído por blocos pré-moldados que medem 6x2x0,4 metros pesando 12.16 ton. O trilho é fixaçado com auxílio da cola importada pela Empresa de Artefatos de Concreto(Empac). A previsão é que no total oito PNs recebam a técnica até o final do primeiro trimestre de 2025.

Essa técnica nos surpreendeu de maneira positiva. Ao aplicarmos o material na ferrovia, vamos conseguir eliminar as manutenções que ocorrem devido ao apodrecimento do dormente que causa perda de nivelamento e abertura das bitolas na via, o que podem causar diversos acidentes”, explica Rodrigo Taflick, Coordenador de Via Permanente da Rumo.

Após as primeiras aplicações, os resultados foram positivos, tanto na circulação ferroviária quando rodoviária, já que os veículos podem atravessar as PNs com uma velocidade maior diminuindo assim a exposição de possíveis abalroamentos.

A manutenção da via é realizada em até no máximo 20 horas o que também traz menos interrupções ao tráfego do município e da região portuária.
Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 10 terminais de transbordo ao longo da malha e 5 terminais portuários nos principais portos brasileiros.

Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

3 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

3 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

3 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

3 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

3 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

3 horas ago