A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, lança neste mês de outubro o Manual de Investigação Técnica de Acidentes, iniciativa inédita no Brasil. O livro, que já pode ser baixado de forma online, tem como objetivo contribuir com a literatura especializada em engenharia ferroviária do país, além de promover a segurança no setor. Com 600 páginas, o manual detalha todas as etapas envolvidas no processo de investigação de acidentes com trens, abrangendo desde as habilidades necessárias para a condução das investigações até a abordagem ética e estrutural das causas.
Desenvolvido por um time multidisciplinar, composto por especialistas em Engenharia, Operação, Manutenção de Via e Material Rodante, entre outras áreas, o projeto começou a ser elaborado em 2022 e foi concluído agora. O material busca não só auxiliar no aprimoramento das práticas de segurança ferroviária, mas também contribuir para a formação de novas gerações de engenheiros, com enfoque na prevenção de acidentes.
O livro será distribuído de forma gratuita como e-book, permitindo que estudantes de engenharia de todo Brasil tenham acesso a um conteúdo técnico de alta qualidade. Além disso, a versão impressa também será entregue a instituições acadêmicas de renome, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bem como a outras concessionárias de ferrovias do país. Os interessados podem ter acesso ao manual no site da Editora CRV.
O lançamento deste manual é um marco para a engenharia ferroviária no Brasil e uma contribuição importante para a segurança do modal ferroviário mundial, afirma o gerente executivo da Rumo, Guilherme André Villas Boas. “Nosso objetivo é compartilhar esse conhecimento prático e técnico para prevenir acidentes e melhorar continuamente o transporte ferroviário”.
De acordo com Luiz Henrique Hungria, consultor da Rumo e um dos responsáveis pela elaboração do manual, o conteúdo é abrangente e prático. “O estudante de engenharia que tiver o Manual de Investigação Técnica de Acidentes em mãos vai ter acesso ao conhecimento do funcionamento de equipamentos operacionais ferroviários, como locomotivas, vagões, via permanente, sinalização e sistemas de controle. Além disso, poderá compreender como diagnosticar defeitos com antecedência e quais verificações devem ser feitas antes da liberação de um trem”, explica.
Hungria destaca ainda o valor técnico do material para análises e investigações. “O manual oferece um método detalhado de análise para detectar anomalias e falhas no sistema operacional, usando recursos avançados como simulações dinâmicas, medições no local e exames laboratoriais. Como é um livro muito completo, é difícil resumir em poucas palavras”, comenta.



