Empreendedorismo

Rumo se torna a primeira e única empresa brasileira do setor de logística a compor o Índice Dow Jones de Sustentabilidade

A Rumo, maior concessionária de ferrovias do País, ingressou neste mês pela primeira vez no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index, em inglês, ou DJSI) da edição de 2023. O DJSI é um dos índices mais reconhecidos na avaliação de rendimento sustentável de empresas listadas em bolsa e avalia companhias de diferentes continentes. É um feito pioneiro, pois a Rumo é a única empresa brasileira do setor de logística a figurar no índice internacional. Com base na análise de desempenho dos pilares de sustentabilidade, o DJSI lista as empresas que se destacam no mundo por suas práticas de gestão social, ambiental, de governança e econômica.

“O reconhecimento do Dow Jones nos confirma que estamos trilhando uma jornada histórica no setor de infraestrutura nacional. Essa conquista reflete o trabalho diário e incansável dos nossos quase 9 mil colaboradores na entrega de uma logística ferroviária eficiente e segura. Além de garantir a segurança alimentar global ao movimentar grãos do Brasil para o mundo, também investimos para que a nossa operação tenha impactos positivos e perenes, seja por meio da redução de emissões, seja por meio da geração de empregos e oportunidades para diversos perfis de pessoas”, comenta Cristiano Brasil, Vice-Presidente de Gente, TI, Comunicação, ESG, Segurança Patrimonial, Prevenção de Perdas e Facilities da Rumo.

Seleção criteriosa

A nova composição do índice é definida após a avaliação de um questionário respondido pelas empresas e, também, por meio das informações públicas disponíveis em relatórios anuais financeiros e de sustentabilidade e em websites. A conquista alcançada é resultado de um esforço em conjunto ao longo dos anos que comprova a consistência do direcionamento da empresa no que diz respeito a pauta de sustentabilidade, abrangendo desde questões sociais: direitos humanos, práticas trabalhistas, saúde, segurança e bem-estar, e diversidade; a questões ambientais: emissões e gestão das mudanças climáticas e recursos naturais; bem como de governança: ética, transparência, riscos, materialidade, cadeia de fornecedores entre outros, que é essencial para a longevidade do negócio e para agregar valor aos projetos e operações, de modo a reduzir os impactos provenientes da atuação da concessionária, pavimentando o caminho para uma economia cada vez mais sustentável.

Carteiras ingressadas

O ingresso da Rumo no índice ocorreu em duas carteiras: a Dow Jones Sustainability™ World Index, e a Dow Jones Sustainability™ Emerging Markets. A carteira Dow Jones Sustainability™ World Index é composta por ações das maiores empresas do mundo, que, em seus diferentes setores econômicos, se destacam pelo desempenho em sustentabilidade e adaptação às tendências de mercado, sendo capazes de criar valor para os acionistas. É uma referência mundial para investidores e agências financeiras internacionais que se baseiam nesse índice para tomada de decisão em investimentos responsáveis.

A carteira Dow Jones Sustainability™ Emerging Markets compreende líderes de sustentabilidade de mercados emergentes. O objetivo é elencar empresas de setores diferentes com base em critérios econômicos, ambientais, de governança e sociais. Tanto a World Index quanto a Emerging Markets são válidas por um ano, e após esse período é feita uma nova análise para determinar se as empresas permanecem ou não na(s) carteira(s).

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 9 terminais de transbordo, está presente em quatro portos e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

10 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

10 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

10 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

10 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

10 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

10 horas ago