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Empreendedorismo

Sadia implementa comando de voz em chatbot para tornar a plataforma acessível a pessoas com deficiências visual ou motora

‘Inteligência Amorosa’ já ajudou mais de 480 mil consumidores no preparo de receitas e agora está ainda mais inclusiva

São Paulo, agosto de 2024 – A partir deste mês, o chatbot da Sadia, marca de alimentos mais valiosa do Brasil¹, contará com recurso de voz. Por meio da inteligência artificial, o Sadi.a. ajuda consumidores no preparo de receitas e compra de ingredientes. A implementação do comando por áudios foi feita para simplificar a busca e tornar a plataforma acessível a pessoas com deficiência visual ou dificuldade de manipulação de teclados.

“Sadia tem inovação em seu DNA desde a fundação em 1944. A marca foi pioneira em implantar um serviço de SAC no Brasil, para se relacionar melhor com seus consumidores. A ideia do Sadi.a, lançado em outubro de 2023, é um resultado desse processo de escuta ativa das necessidades e hábitos de nossos consumidores de todas as idades. Agora, nosso objetivo é incluir ainda mais consumidores e oferecer praticidade às rotinas”, diz Luciana Bülau, gerente executiva de marketing da Sadia.

A adaptação aconteceu após a marca identificar uma crescente no envio de mensagens de voz pelos usuários do chatbot. “Por meio da leitura de dados, compreendemos uma tendência nas conversas com a Inteligência Artificial. Assim, decidimos habilitar a função para que a ferramenta compreenda a todos os usuários e inclua também pessoas que antes não conseguiam utilizá-la, como aquelas com limitações visuais e motoras”, reforça a executiva.

Recentemente, o chatbot foi usado para simplificar também as experiências que a marca oferece, como o cadastro nas ativações da marca no Lollapalooza, na NBA House e na promoção “80 Anos Sadia, Prêmios Todo Dia”, além do acesso ao pacote de figurinhas do mascote LekTrek. Desde o seu lançamento, em novembro de 2023, o chatbot teve mais de 480 mil usuários únicos. “Nossa expectativa era gerar 300 mil conversas no primeiro ano de implementação. Então, estamos muito contentes com o resultado e estamos trabalhando para tornar a ferramenta cada vez mais facilitadora no dia a dia dos consumidores”, completa Luciana.

A inteligência artificial compõe a jornada da ferramenta, mas a sigla “IA” é relacionada pela Sadia ao termo “Inteligência Amorosa”, que faz um resgate às relações humanas que são incentivadas no preparo e no momento da alimentação. Por meio de perguntas bem direcionadas, o Sadi.a. consegue entregar receitas que estejam alinhadas com o que os consumidores procuram, considerando fatores como ocasião, tempo de preparo e quantidade de pessoas. Caso não tenha ingredientes, o consumidor também é direcionado para algum parceiro varejista, onde o produto esteja disponível para compra.

A plataforma, que conta com uma base de mais de 480 mil usuários, já teve mais de 100 mil receitas geradas até o momento. Entre as mais procuradas, estão: Batata Frita no Cone, Sobrecoxas Árabes e Espetinho de Frango com Legumes. A média de recorrência do uso da plataforma é de seis vezes por usuário e o nível de satisfação está em torno de 86%.

“O Sadi.a. é o bot de receitas mais buscado da América Latina, de acordo com dados da Meta, onde nos tornamos referência de performance. O grande diferencial da ferramenta é a busca por ocasião, em que o usuário pode direcionar as receitas de acordo com o evento do dia, como uma refeição com amigos, jantar a dois, crianças em casa e outras possibilidades. Sadia faz parte da rotina dos brasileiros. Em breve teremos também implementado o ‘menu da semana’, em que o usuário poderá baixar um ‘cardápio’ com propostas de refeições para todos os dias, ao longo de um mês. A ferramenta fortalece o posicionamento de marca parceira da Sadia e impulsiona o portfólio completo da marca”, finaliza Luciana.

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