Cidadania

Sala multissensorial da Arena da Baixada é inaugurada pela Fundação Athletico Paranaense

A Arena da Baixada passa a contar a partir do próximo sábado (14), na partida diante do Remo, com uma sala multissensorial. Idealizado pela Fundação Athletico Paranaense, o espaço é destinado à autorregulação de crianças e adultos neurodivergentes, através da redução de estímulos do ambiente e da criação de experiências controladas. A inauguração oficial da sala aconteceu nesta terça-feira (10).

A sala multissensorial da Arena Baixada está localizada no setor Brasílio Itiberê Inferior, próximo à curva do setor Cel. Dulcídio Inferior. O espaço tem capacidade para 10 pessoas e poderá ser utilizado como um local de acolhimento por qualquer torcedor neurodivergente presente no estádio nos dias de jogos.

Quando houver a necessidade do uso da sala, basta entrar em contato com um dos orientadores da Arena da Baixada ou enviar uma mensagem para (41) 99979-0350 no WhatsApp.

“Quando falamos da Fundação, estamos falando de garantir acessos e direitos para a sociedade como um todo. E a sala é mais uma conquista que a Fundação conseguiu junto ao clube e seus apoiadores, garantindo o direito das pessoas virem ao estádio e terem a certeza de que serão bem acolhidas”, destaca Rubens Neves, diretor executivo da Fundação Athletico Paranaense.

“É uma sala de autorregulação, não é um camarote. É um espaço para aquela pessoa que comprou o ingresso, foi para a sua cadeira e que em algum momento durante o jogo sentiu a necessidade de autorregulação. Ela vai conversar com um orientador do estádio, que vai direcionar aqui para a sala. A ideia é que a pessoa entre, consiga se autorregular e decida se vai voltar para o seu lugar ou vai embora”, completa.

O atendimento da sala multissensorial da Arena da Baixada contará com o apoio da Clínica Rama. Futuramente, em dias sem jogos no estádio, o local também será utilizado como ponto de atendimento à comunidade.

O projeto da sala multissensorial é de autoria do Departamento de Arquitetura do Rubro-Negro. Para a concretização do espaço, a Fundação Athletico Paranaense contou com o patrocínio da Viva Sorte Capitalização e dos apoios do Instituto Adimax e da Spider Projetos e Equipamentos.

“É a terceira sala em estádios de futebol que o Instituto Adimax apoia. Já temos no Allianz Parque e no Engenhão. Agora, ter em Curitiba, na Arena da Baixada, é um motivo de muito orgulho para nós”, afirma Vinicius Giannini, representante do departamento de responsabilidade social do Instituto Adimax.

Acessibilidade na Arena da Baixada

A sala multissensorial é mais um passo para tornar a Arena da Baixada cada dia mais inclusiva.

Além de um setor específico para PCDs, a Arena da Baixada também fornece abafadores de ruídos para torcedores que possuem sensibilidade auditiva, através da Fundação Athletico Paranaense. Os abafadores são gratuitos e podem ser retirados nos guarda-volumes do estádio.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Guto Silva participa da inauguração de novo posto do Corredor Sustentável do Paraná em Campina Grande do Sul

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (4) da inauguração do GNV…

12 horas ago

Após pressão do Sistema FAEP, governo federal suspende lista de espécies invasoras

O processo de inclusão da tilápia e outras culturas na lista de espécies exóticas invasoras…

12 horas ago

NH Collection Curitiba inaugura Árvore de Natal artística com obra conceitual

O NH Collection Curitiba apresenta, neste fim de ano, uma proposta inédita de decoração natalina:…

12 horas ago

SindArroz-SC não vê compromisso do Ministério da Agricultura com soluções para a crise do arroz

O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou nesta quarta-feira, 03, de…

12 horas ago

Paraná inicia a distribuição da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório para o Interior

Os imunizantes, que foram incorporados ao calendário de vacinação do SUS neste ano, chegaram ao…

21 horas ago

Fundação Araucária e Renault divulgam programa de bolsas para a indústria automotiva

O programa oferece até vinte e uma bolsas de doutorado, mestrado e graduação, com foco…

21 horas ago