Educação

Sancionada Lei de educação sobre diabetes nas escolas de Curitiba

Está sancionada a Lei nº 16083 que institui o Programa “ABC Diabetes” nas escolas das redes pública e privada de Curitiba. A divulgação será realizada sempre em novembro, em alusão ao mês do Diabetes, para orientar de forma educativa alunos, pais, familiares e profissionais da educação sobre os sintomas e cuidados referentes à doença em crianças e adolescentes, fornecendo informações e sugestões de como melhorar o tratamento.

A iniciativa é do vereador Alexandre Leprevost. “A educação começa nas escolas, o ambiente escolar é uma rede de apoio para as famílias e também um instrumento de inclusão dos estudantes com diabetes. A doença é cada vez mais comum nesse público e pode ser controlada de maneira rápida e eficiente, desde que exista uma orientação adequada”.  O projeto foi idealizado em parceria com especialistas da área e em conjunto com as secretarias municipais de Educação e Saúde.

Material Didático sobre diabetes já foi traduzido para 18 idiomas

As ações nas escolas serão ministradas através da divulgação de material didático impresso ou digital do Projeto KIDS, da Federação Internacional de Diabetes, em consonância com o currículo do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação. O material, conhecido como “Pacote Educativo para Informar sobre Diabetes nas Escolas”,  já foi traduzido para 18 idiomas e aqui no Brasil está aprovado pelo Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Diabetes e Sociedade Brasileira de Pediatria.

Para atender os objetivos da Lei, o município buscará a colaboração de entes públicos ou privados, inclusive Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que possuam ampla capacidade técnica na área.

O diabetes está entre as 10 principais causas de morte no mundo, com quase metade ocorrendo em pessoas com menos de 60 anos, segundo dados da Federação Internacional. “O caminho para melhorarmos este cenário, assim como tantos outros do nosso país, é a educação e isso precisa começar desde cedo. Tenho um compromisso com a saúde e sou o representante dessa causa na Câmara Municipal. Precisamos informar a população e desmistificar a doença”, finaliza Leprevost.

A Lei foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca no dia 1º de novembro e entra em vigor 60  dias após a publicação.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Empresa abre 40 vagas de trabalho para área da construção civil

A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…

5 horas ago

Rockefeller Center destaca programação de fim de ano com novas atrações

O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…

5 horas ago

Stanley e Luan Santana: em nova collab, linha “Meteoro” chega com acabamento inédito e exclusivo para comemorar os 15 anos do hit musical

Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…

6 horas ago

Sustentabilidade e Inovação: Fábricas da BYD em Campinas reduzem impacto ambiental

As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…

6 horas ago

Local Pães e Cafés inaugura nova unidade com 128m² em Curitiba

A padaria artesanal Local Pães e Cafés acaba de inaugurar sua nova unidade, na Alameda…

6 horas ago

Para FecomercioSP, Selic alta não é causa do problema, mas consequência dele

O Brasil encerrará 2024 com a quarta maior taxa de juros nominal do planeta (12,25%),…

6 horas ago