Saúde

Santa Casa não tem mais médicos para abrir novas vagas de UTI

A secretária Márcia Huçulak, da Saúde, reafirmou o apelo para a população evitar aglomerações, respeitar o distanciamento e usar máscaras

“Nós temos respiradores, camas, lençóis, máscaras. Não temos mais pessoal para cuidar dos doentes: além do cansaço e do afastamento por diversas razões, falta pessoal técnico para atender novas UTIs. A Santa Casa, por exemplo, está com dez leitos liberados e não acha médico intensivista para o trabalho”.
A secretária Márcia Huçulak, da Saúde, reafirmou o apelo para a população evitar aglomerações, respeitar o distanciamento e usar máscaras. “Há pessoas que não respeitam as normas na convivência familiar, quando estão sob tratamento, bloqueiam nossos telefones e evitam o acompanhamento. Ficam em casa sem máscaras, ai lado de pais e avós, ao lado de pessoas com comorbidades“.

Curitiba registrou na quinta-feira 1.492 novos casos de covid-19 e 21 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Treze desses óbitos ocorreram nas últimas 48 horas.

As novas vítimas são 12 homens e nove mulheres, com idades entre 19 e 92 anos, quatro não tinham fator de risco para complicações da doença.

Todos estavam internados.

Até agora são 1.903 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Sobre a vacinação, a secretária disse que a prefeitura vai cumprir planejamento nacional e estadual, lembrando que há uma estrutura experiente para o trabalho, somente neste ano, foram vacinadas 600 mil pessoas contra a gripe.

Novos casos

Com os novos casos confirmados, 92.530 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 76.644 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 13.983 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

UTIs do SUS

Nesta quinta-feira (10/12), a taxa de ocupação dos 358 leitos de UTI SUS exclusivo para covid-19 está em 93%. No momento restam 26 leitos livres.

Números da covid-19 em 10 de dezembro

1.492 novos casos confirmados
21 novos óbitos (13 nas últimas 48h)

Números totais

Confirmados – 92.530
Casos Ativos – 13.983
Recuperados – 76.644
Óbitos – 1.903

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo