fbpx
Empreendedorismo

Santa Catarina se destaca na rota do comércio exterior e atrai empresas do setor para o Estado

Comemorando dez anos no Brasil, a Blu Logistics intensifica suas operações na região, visando impulsionar o setor logístico local

O estado de Santa Catarina já se consolidou como um polo logístico para o comércio exterior e os números deste mercado apontam para um crescimento que chama a atenção de grandes empresas que buscam expandir suas operações no país, como é o caso da Blu Logistics. A empresa latino-americana, que atua há quase 10 anos no Brasil e conta com nove escritórios no país, acaba de reinaugurar sua unidade em Itajaí e, por meio dela, expandir sua atuação na região.

Segundo uma pesquisa feita pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), somente no primeiro quadrimestre deste ano, os portos catarinenses cresceram 6,35%, se comparado ao mesmo período de 2022. Ao todo, foram movimentadas 19,3 milhões de toneladas.

No mês de junho, o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu registrou 1.418.432 de toneladas na movimentação de cargas, sendo 729.609 na exportação e 688.823 na importação. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 8%. A análise realizada pelo Observatório Fiesc, aponta que, em abril, Santa Catarina teve a maior expansão econômica de todos os estados brasileiros, com um crescimento de 2,9%. “Além de representar um share relevante nas importações e exportações de nosso país, sempre estivemos próximos e presentes de Santa Catarina, e continuaremos a crescer junto com os clientes que aqui operam”, comenta Gabriel Carvalho, CEO da Blu Brasil.

Os dados também mostram que, de janeiro a março deste ano, os portos de Santa Catarina foram responsáveis por 21,4% de toda a movimentação nacional de contêineres. Nesse período, cerca de 561,3 mil contêineres foram movimentados na região. Atualmente, Santa Catarina tem dois entre os três primeiros portos do país na movimentação de cargas em contêineres.

Os números também refletem nos resultados das operações da Blu Logistics nos portos do estado. No primeiro semestre deste ano, a empresa movimentou 14.287 contêineres nos portos de Itajaí, Itapoá e Navegantes. No comparativo do volume de importação FCL (Full Container Load), foi registrado em junho um aumento de 15,6% no total de cargas movimentadas. Trata-se da maior marca mensal entre os cinco principais agentes de carga do país.

Entre janeiro e junho, a performance do modal de importação também é positiva. Em comparação ao mesmo período de 2022, o aumento foi de 10% no produto FCL. No LCL (Less Than Container Load), a marca foi de 48%. Já na exportação marítima dos primeiros seis meses do ano, o volume FCL cresceu 138% e o LCL teve um aumento de 29%, ambos comparados a 2022. As cargas movimentadas na importação aérea também subiram 291%, e 308% na exportação.

“Perto de completar uma década de atividades no Brasil, já estamos entre os Freight Forwarders líderes no volume de carga importada de todas as origens e especialização no trade Ásia. Temos convicção de que nossa atuação no estado de Santa Catarina irá ampliar ainda mais este número ao trazer mais possibilidades aos nossos clientes”, aponta Gabriel Carvalho, CEO da Blu Brasil.

Localizado em Itajaí, o novo escritório da Blu Logistics faz parte da estratégia de expansão da empresa no estado com a maior infraestrutura portuária do país (5 portos, sendo que 3 operam navios porta-contêineres), importantíssimo para toda a cadeia de comércio exterior no Brasil.

Sobre a Blu Logistics

A Blu Logistics faz parte de um grande grupo com mais de 25 anos de atuação no mundo. A especialidade da empresa é oferecer soluções logísticas integradas na importação ou exportação de cargas, por meio marítimo ou aéreo.

No Brasil há quase dez anos, a Blu tem em seu portfólio serviços adicionais que atendem toda a cadeia de suprimentos, como seguro de carga, desembaraço aduaneiro, transporte rodoviário, armazenagem e cabotagem.

Em Itajaí, a Blu Logistics fica localizada na Avenida Ministro Victor Konder, 730.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo