Após vencer sua primeira Copa do Brasil, no último domingo, o São Paulo também segue na liderança como time mais citado nas redes sociais e na imprensa. É o que mostra o “Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de Futebol”, levantamento realizado nos últimos sete dias pela Cortex, empresa pioneira e líder em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação. Já o Flamengo, vice-campeão, aparece em quinto lugar no ranking.
“O avanço para a final da Copa do Brasil e o recente título da competição, fizeram com que o São Paulo ganhasse ainda mais destaque nas mídias digitais. Essa maior exposição vinculada a força da torcida fez com que o time conseguisse atrair a atenção do público e, consequentemente, ainda mais espaço na imprensa. A torcida do São Paulo tem tido um comportamento exemplar tanto no estádio como nas redes”, explica Claudio Bruno, diretor de inovação da Cortex.
A relevância que o tricolor paulista ganhou nos últimos dias mas mídias digitais fez com que ele ficasse com um índice três vezes maior que seu rival na Copa do Brasil. Enquanto o São Paulo apresentou a melhor performance digital, com um índice de 18,1, o Flamengo, na quinta colocação, teve um índice de apenas 6,2. Em segundo lugar aparece o Botafogo, com 17,1. Seguido por Vasco, com 16,3, e Corinthians, com 8,9.
Confira o ranking completo:
São Paulo x Flamengo: confira a evolução dos times nas mídias digitais
O desempenho dos clubes influencia na construção da imagem nas mídias. Embora o São Paulo esteja hoje na liderança do “Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de Futebol”, sendo o time mais mencionado nas redes sociais e na imprensa, uma comparação com o Flamengo mostra que de janeiro a abril, o rubro-negro esteve na frente. Foi apenas em maio, após uma queda no número de menções ao rubro-negro carionca, que o tricolor paulista conseguiu ultrapassar e se manteve à frente desde então. Confira:
Metodologia
A Cortex vem analisando durante todo o ano a exposição dos times de futebol da série A do Brasileirão. Para isso, foram levantadas as menções aos times realizadas por 70 veículos de imprensa de cobertura nacional, especializada e regional, além de mais de 6 mil influenciadores nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube). Todos os dados foram colhidos na plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da empresa, que, por meio de uma camada de inteligência, consegue acompanhar e analisar a exposição das marcas em tempo real.
Sobre a Cortex
A Cortex é pioneira e líder em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação. Com uma experiência simples, flexível e apoiada por especialistas, a plataforma analisa dados sobre exposição da marca para construir módulos de retorno de comunicação, comparação com concorrentes e reputação segmentada por temas estratégicos. A solução é a única do mercado com a capacidade de monitorar tendências de mídia, comparar a exposição da marca nos diferentes campos ideológicos por meio de análises de bolhas de influência e mensurar, de forma objetiva, a contribuição da comunicação para os objetivos estratégicos do negócio.
Entre janeiro e agosto de 2024, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de…
Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2024 – Os bastidores da Cidade do Rock viraram…
São Paulo, setembro de 2024 – O Greenpeace Brasil lança a minissérie documental Eu Mais Um Mais,…
Após passagem pela tradicional quadra da Prafinha (SP) em setembro, a segunda e última etapa…
A candidata a prefeita Maria Victoria (PP) se reuniu com representantes de sindicatos dos servidores…
Entre os dias 7 e 18 de outubro, a capital paranaense receberá uma importante iniciativa…