Após vencer sua primeira Copa do Brasil, no último domingo, o São Paulo também segue na liderança como time mais citado nas redes sociais e na imprensa. É o que mostra o “Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de Futebol”, levantamento realizado nos últimos sete dias pela Cortex, empresa pioneira e líder em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação. Já o Flamengo, vice-campeão, aparece em quinto lugar no ranking.
“O avanço para a final da Copa do Brasil e o recente título da competição, fizeram com que o São Paulo ganhasse ainda mais destaque nas mídias digitais. Essa maior exposição vinculada a força da torcida fez com que o time conseguisse atrair a atenção do público e, consequentemente, ainda mais espaço na imprensa. A torcida do São Paulo tem tido um comportamento exemplar tanto no estádio como nas redes”, explica Claudio Bruno, diretor de inovação da Cortex.
A relevância que o tricolor paulista ganhou nos últimos dias mas mídias digitais fez com que ele ficasse com um índice três vezes maior que seu rival na Copa do Brasil. Enquanto o São Paulo apresentou a melhor performance digital, com um índice de 18,1, o Flamengo, na quinta colocação, teve um índice de apenas 6,2. Em segundo lugar aparece o Botafogo, com 17,1. Seguido por Vasco, com 16,3, e Corinthians, com 8,9.
Confira o ranking completo:
São Paulo x Flamengo: confira a evolução dos times nas mídias digitais
O desempenho dos clubes influencia na construção da imagem nas mídias. Embora o São Paulo esteja hoje na liderança do “Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de Futebol”, sendo o time mais mencionado nas redes sociais e na imprensa, uma comparação com o Flamengo mostra que de janeiro a abril, o rubro-negro esteve na frente. Foi apenas em maio, após uma queda no número de menções ao rubro-negro carionca, que o tricolor paulista conseguiu ultrapassar e se manteve à frente desde então. Confira:
| |
Metodologia
A Cortex vem analisando durante todo o ano a exposição dos times de futebol da série A do Brasileirão. Para isso, foram levantadas as menções aos times realizadas por 70 veículos de imprensa de cobertura nacional, especializada e regional, além de mais de 6 mil influenciadores nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube). Todos os dados foram colhidos na plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da empresa, que, por meio de uma camada de inteligência, consegue acompanhar e analisar a exposição das marcas em tempo real.
Sobre a Cortex
A Cortex é pioneira e líder em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação. Com uma experiência simples, flexível e apoiada por especialistas, a plataforma analisa dados sobre exposição da marca para construir módulos de retorno de comunicação, comparação com concorrentes e reputação segmentada por temas estratégicos. A solução é a única do mercado com a capacidade de monitorar tendências de mídia, comparar a exposição da marca nos diferentes campos ideológicos por meio de análises de bolhas de influência e mensurar, de forma objetiva, a contribuição da comunicação para os objetivos estratégicos do negócio.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…