fbpx
Turismo

Para fomentar o turismo regional, Rota do Rosário ganha nova sinalização

A Rota do Rosário, caminho que percorre a região dos Campos Gerais e Norte Pioneiro, recebeu nova sinalização em suas estradas. A instalação das placas foi finalizada nesta quarta-feira (20) e toda a ação foi intermediada pela Secretaria do Turismo. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar federal e foram utilizados para nortear a rota turística em dez municípios: Arapoti, Bandeirantes, Ibaiti, Jacarezinho, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Piraí do Sul, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Tomazina.

As 38 placas, também instaladas nas rodovias, auxiliam na localização dos motoristas ao longo de 600 km, além de convidá-los a conhecer os atrativos dessa importante rota que fomenta o turismo religioso no Estado. A Rota do Rosário foi lançada em 2008 por Dom Fernando José Penteado.

Para o secretário do Turismo, Márcio Nunes, essa rota aquece ainda mais as atividades da região. “Quando o turista vem conhecer a Rota do Rosário por motivação religiosa, ele também precisa se alimentar, pode precisar de um hotel para descansar. Então, estruturar esse segmento é muito importante para nós e para as comunidades locais”, afirmou.

A coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria, Anna Vargas, alega que a nova sinalização mira um fomento ao turismo partindo da infraestrutura, principalmente em áreas rurais. “As placas ajudam na localização dos turistas e chamam atenção para esses pontos turísticos que estão ali”, disse.

ROTA DO ROSÁRIO – Ao todo, a rota percorre 17 municípios, das quais 10 estão registrados como pontos de parada oficiais do trajeto. Neles, existem 21 atrativos que variam entre santuários, catedrais e museus. O trajeto se inicia em Piraí do Sul, com dois caminhos disponíveis: um sentido Ibaiti e outro rumo ao município de Tomazina.

O trajeto da Rota do Rosário atrai todos os anos romeiros e outros fiéis que aproveitam o percurso para conhecer os santuários e museus locais. A cidade de Bandeirantes, por exemplo, comemorou no dia 29 de setembro o aniversário de 11 anos da construção do Santuário de São Miguel Arcanjo, atraindo mais de 20 mil fiéis para a cidade, inclusa no percurso.

Ela é considerada uma das rotas religiosas mais longas do Brasil, ficando atrás apenas de trajetos como o Caminho Religioso da Estrada Real, entre Minas Gerais e São Paulo, que conta com cerca de 800 km. Além de devotos, o percurso paranaense atrai todos os anos ciclistas e outros entusiastas, que organizam passeios para percorrer a rota completa, com seus 651 quilômetros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo