fbpx
Geral

Sebastian Vettel visita Instituto Ayrton Senna e conhece iniciativas de educação da organização

O tetracampeão da Fórmula 1 participou de uma ação de sustentabilidade com crianças de Ribeirão Pires (SP), atendidas por programas educacionais da ONG

O piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel, tetracampeão mundial, visitou o Instituto Ayrton Senna no último dia 01 de novembro. Durante a visita, Vettel pôde conhecer mais sobre o trabalho do Instituto, que trabalha há 30 anos transformando vidas pela educação por todo o Brasil. Na ocasião, o piloto participou de ação sobre sustentabilidade com cerca de 30 crianças de Ribeirão Pires, município a 40 quilômetros de São Paulo, que é parceiro do Instituto Ayrton Senna em projetos de alfabetização e melhoria da aprendizagem dos alunos desde 2006. Em 2024, Ribeirão Pires registrou um índice de 76% de estudantes que atingiram as metas de leitura, segundo uma avaliação realizada pela prefeitura.

O evento também contou com a participação de Viviane Senna, presidente do Instituto, além de educadores e gestores da rede municipal de Ribeirão Pires. O Instituto Ayrton Senna, que completa 30 anos em 2024, trabalha levando projetos educacionais a escolas públicas de todo o Brasil, e já realizou mais de 36 milhões de atendimentos, em mais de 3 mil cidades. Dentre as iniciativas, o Instituto promove programas para a alfabetização e melhoria da aprendizagem dos estudantes, além do desenvolvimento de habilidades para a vida, como a resiliência emocional, criatividade, foco, autoconfiança, dentre outras. Todas essas competências, fundamentais para o futuro, são parte importante do desenvolvimento de crianças e jovens para que possam enfrentar os mais diversos desafios na vida, entre eles as questões climáticas.

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a sustentabilidade e a cultura brasileira, a visita começou com uma oficina de criação de instrumentos musicais com materiais reciclados, em que o piloto e os estudantes puderam interagir e trabalhar em conjunto. Os estudantes foram divididos em cinco estações de reciclagem e construíram, com materiais recicláveis, representações de instrumentos musicais utilizados na capoeira, como berimbau e pandeiro.

Na sequência, abriu-se uma roda de capoeira, em que as crianças puderam tocar seus instrumentos e trocar experiências com o piloto sobre esta prática cultural. Vettel aproveitou a oportunidade e conversou com as crianças sobre o tema da reciclagem e meio ambiente. “Estou muito impressionado com as habilidades de vocês em fazer os instrumentos, em como estavam focados e terminaram de construir os objetos com agilidade; hoje aprendemos que não precisamos jogar os materiais fora, mas sim reutilizar e criar coisas novas e lindas”, disse Sebastian Vettel ao se dirigir às crianças.

Parceria com Ribeirão Pires

O Instituto Ayrton Senna e a cidade de Ribeirão Pires se tornaram parceiros em 2006, com a aplicação dos programas “Se Liga” e “Acelera”, focados na alfabetização e melhoria da aprendizagem dos estudantes. Recentemente, também foram implementados programas focados na melhoria da gestão escolar, com estimativa de alcance de cerca de 3 mil alunos.

Em abril deste ano, Ribeirão Pires recebeu o prêmio “Município Destaque na Alfabetização”, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. O prêmio foi em reconhecimento aos notáveis resultados alcançados nos índices de leitura dos alunos nos anos de 2023 e 2024. O município se destacou entre os 60 melhores do estado, de um total de 600 participantes.

Agenda sustentável pelo Brasil

Durante a sua visita ao país, Vettel também participou de ações relacionadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Uma delas foi a participação em desafio com catadores de lixo em colaboração com a organização não governamental Pimp my Carroça. O tetracampeão da F1 percorreu as ruas das Zona Sul de São Paulo junto de Bianca Senna e Lalalli Senna, sobrinhas de Ayrton Senna, reunindo materiais recicláveis. Como resultado desta ação, foi construída uma réplica do capacete de Ayrton, em parceria com os artistas Matthias Garff e Thiago Mundano. A obra ficou exposta durante o final de semana do Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos. Essas ações fizeram parte da Campanha Senna Forever, uma homenagem idealizada e liderada por Vettel.

Em sua passagem pelo Brasil, Vettel também conheceu a Amazônia e fez uma visita em uma aldeia indígena em Cuiabá.

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Fruto do sonho de Ayrton Senna em transformar o Brasil, o Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação em educação que se dedica a acelerar a qualidade da educação pública no país. Com abordagens inovadoras e know-how de ponta, o Instituto desempenha um papel fundamental na evolução das políticas públicas educacionais em diversos estados e milhares de municípios, elevando-os a novos patamares e gerando um impacto significativo na educação brasileira. Ao longo da sua atuação, o Instituto já realizou mais de 36 milhões de atendimentos a crianças e jovens em cerca de 3 mil municípios, contribuindo para o desenvolvimento das novas gerações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo