Empreendedorismo

Sebrae amplia conteúdo e números de unidades dos Pontos de Atendimentos no Paraná

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e preparar empresários para aumentar a competividade dos seus negócios, os Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA) vão operar, a partir de agosto, com maior portfólio de soluções e 100% de gratuidade no Paraná. A novidade foi anunciada no Encontro Estadual dos Pontos de Atendimento, realizado pelo Sebrae Paraná, nesta quinta-feira (30), em Curitiba. Na ocasião também foi lançado o portfólio de produtos 2022/2023 e realizada a entrega do Selo de Referência em Atendimento 2021, chancela que reconhece a rede de parceiros pelo desempenho dos atendimentos aos empreendedores, além da promoção da sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios.

Pontos de Atendimento de Andirá, Maringá, Pitanga, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Quedas do Iguaçu receberam o Selo na categoria Ouro. Crédito: Inove

Atualmente são 42 Pontos de Atendimento no Paraná, com a previsão de incrementar para 70 unidades até o final de 2022. Conforme o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini, o novo modelo de atendimento vai permitir ainda mais proximidade com os pequenos negócios.
“Cerca de 47% dos nossos clientes serão atendidos através de uma grande rede de Pontos de Atendimento, que funcionam por meio de parceiros que compartilham da mesma filosofia de oferecermos serviços de elevado padrão de qualidade”, destaca.

O Selo Prata foi entregue aos Pontos de Atendimento de Ibiporã, Cambé, Irati, Palotina, Santa Helena, Dois Vizinhos e Realeza. Crédito: Inove

O portfólio de produtos conta com mais de 40 soluções exclusivas para o canal, nos formatos digital, presencial e híbrido, com foco em resultado e inovação.

O catálogo de serviços conta com a coleção de produtos, composto pelo ‘Dia a dia do empresário’, presenciais e digitais, oficinas e palestras que tratam de temas relacionados ao dia a dia das micro e pequenas empresas, com abordagem objetiva; ‘Datas comemorativas’, coleção composta por produtos remotos, em formato de jornada, que abordam temas relacionados aos principais períodos temáticos do ano e direcionados para diversos segmentos empresariais, sobretudo o varejo.

Na coleção ‘Setor empresarial’ são ofertados produtos híbridos direcionados a segmentos específicos, com soluções pontuais. Já na coleção ‘Especialistas’, é composto por eventos híbridos e remotos, com a participação de profissionais de referência no cenário nacional.

Na categoria Bronze conquistaram a chancela os PAs de Astorga e Telêmaco Borba. Crédito: Inove

Selo de Referência

Dos 42 PAs existentes no Estado, 16 obtiveram o Selo de Referência em Atendimento 2021, a partir do alcance da pontuação mínima necessária, que leva em conta critérios como atendimento (qualidade, efetividade e aplicabilidade, atendimento ao cliente e estrutura física), soluções para clientes e gestão (planejamento, capacitação do atendente, cadastro de clientes e parâmetros mínimos de desempenho). Os PAs que obtiveram entre 75 e 80 pontos recebem o Selo Bronze; de 81 a 90, o Prata; e acima de 91, o Selo Ouro.

Inaugurado em 2015, o Ponto de Atendimento de Andirá, no norte Pioneiro, que funciona dentro da Associação Comercial e Empresarial de Andirá (Acead), conquistou a nota máxima de 99,68 pontos.

Conforme a agente do Ponto de Atendimento de Andirá, Nathália Romano dos Santos, o resultado é fruto de melhorias implantadas nos últimos anos. “Fizemos novas parcerias, melhoramos o atendimento, a aproximação e o relacionamento com os clientes”, pontua. Além disso, foi melhorada a estrutura física e a comunicação visual do espaço. “Hoje somos referência para os empresários, que nos procuram em busca de consultorias em diversas áreas. Nossa expectativa com o Selo, na categoria Ouro, era grande”, comenta.

Também receberam o Selo na categoria Ouro os PAs de Maringá, Pitanga, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Quedas do Iguaçu. Na categoria Prata, foram reconhecidos os PAs de Ibiporã, Cambé, Irati, Palotina, Santa Helena, Dois Vizinhos e Realeza. Na categoria Bronze conquistaram a chancela os PAs de Astorga e Telêmaco Borba.

Pontos de Atendimento

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae Paraná e funciona em parceria com associações comerciais, sindicatos, cooperativas de crédito e universidades. Os espaços conectam empreendedores (que pretendem abrir um negócio ou que já têm empresa consolidada) aos produtos e serviços do Sebrae e seus parceiros. Os PAs levam orientações em áreas como acesso a mercados, melhoria em processos, inovação, tecnologia, aumento nas vendas, redução de custos e compras públicas.

 

Redação JBA Notícias

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