Empreendedorismo

Sebrae/PR apresenta Guia de Tendências com foco em sustentabilidade

O Sebrae/PR preparou mais uma edição especial do Guia de Tendências 2023, desta vez abordando a necessidade de integrar a sustentabilidade aos negócios. Para alcançar esse objetivo, o estudo Tendências: Especial Sustentabilidade considera os elementos da governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês), englobando esses aspectos nas decisões empresariais.

O material, que pode ser acessado gratuitamente, apresenta dez transformações nas áreas de ESG para auxiliar empresários na construção de negócios sustentáveis. Além disso, oferece informações abrangentes sobre o mercado, incluindo gráficos e dados que evidenciam a importância da adaptação das empresas às mudanças nos comportamentos de consumo em relação à sustentabilidade.

Um exemplo apresentado é a pesquisa realizada pela Opinion Box, que mostra que 84% dos entrevistados no Brasil se preocupam com o futuro das próximas gerações em relação à sustentabilidade. Assim como os 91% que optaram por reduzir o consumo de bens supérfluos para preservar recursos naturais, revelando uma crescente conscientização sobre a importância de um estilo de vida sustentável.

Segundo Mauricio Reck, consultor do Sebrae/PR, esse recorte do Guia de Tendências mostra a importância da sustentabilidade como uma macrotendência e o seu efeito em diferentes áreas.

“Atualmente, os consumidores buscam produtos com menor impacto ambiental, requerendo ajustes de marcas e empresas. Essa mudança representa uma oportunidade promissora para os pequenos negócios que se antecipem a essa tendência”, afirma Reck.

Conscientização crescente

A sustentabilidade não é uma tendência apenas de grandes companhias. Não faltam bons exemplos também entre micro e pequenas empresas, como a Composta +, uma startup criada em 2018, em Curitiba, para reduzir o descarte de resíduos orgânicos e tornar a compostagem mais acessível.

Inicialmente, a empresa atendia apenas residências, oferecendo a coleta doméstica dos resíduos orgânicos. Com o tempo, a Composta + expandiu seus serviços para atender também empresas, proporcionando redução de custos e melhorias operacionais, como a diminuição do uso de sacolas plásticas e o aumento da satisfação dos funcionários.

De acordo com Igor Oliveira, cofundador da Composta, a empresa tem o seu trabalho consolidado na capital paranaense e a perspectiva para um futuro próximo é expandir o atendimento para outras cidades no Brasil.

“Vemos que existe um mercado significativo e crescente para os nossos serviços, considerando a quantidade alarmante de resíduos orgânicos gerados e a conscientização cada vez maior dos consumidores a respeito da sustentabilidade”, diz o empreendedor.

Economia colaborativa

Inaugurada em fevereiro de 2016 como um espaço de trabalho compartilhado, a Casa 102 evoluiu para um ambiente de economia criativa, pautado pelo propósito de cooperação e impacto social. Atualmente, funciona como um coletivo de mais de 40 marcas regionais, abrangendo ateliês, brechó, café e espaço de beleza. O local oferece também salas compartilhadas para escritórios e organiza eventos, como feiras, cursos, oficinas e bate-papos.

A Casa 102 funciona como um coletivo de mais de 40 marcas regionais. Foto: Amanda Lovato.

Daiana Lopes, gestora do espaço, diz que a Casa 102 dá prioridade às marcas que produzem localmente, em pequena escala e utilizam materiais de reuso, resíduos ou matérias-primas de menor impacto ambiental.

“Pequenas iniciativas como a nossa geram impacto ao despertar a conscientização dos consumidores, refletindo em mudanças nas grandes indústrias”, acredita Daiana.

Tecnologia verde

Pioneira em construção modular no Brasil, a Tecverde, cuja fábrica fica em Araucária, desenvolveu um modelo capaz de entregar obras quatro vezes mais rápidas que as tradicionais. Além da velocidade na entrega, a empresa também contribui com a sustentabilidade ambiental através do seu modelo de construção off-site, que reduz significativamente o consumo de água em comparação com a alvenaria. O uso de estruturas de madeira (wood frame) também proporciona melhor desempenho térmico e acústico. A madeira utilizada é de reflorestamento, que funciona ainda como um estoque de carbono.

A Tecverde é pioneira em construção modular no Brasil. Foto: Divulgação.

A empresa, que nasceu como uma startup no Paraná, hoje faz parte de um grupo multinacional, com capacidade de produção de 1.200 unidades em apenas um turno de fábrica e possui planos para abertura de outro turno.

De acordo com Stael Xavier, diretora comercial da Tecverde, o tema da ESG assumiu uma importância fundamental para investidores e gestores após a pandemia.

“Vemos uma mudança gradual no perfil do mercado, desde consumidores que passam a considerar aspectos de sustentabilidade como um diferencial, até movimentos públicos e privados que estão se estruturando para incorporar o tema em seus produtos e editais governamentais”, fala a diretora.

Esse e outros materiais relacionados a tendências podem ser acessados de forma gratuita no seguinte endereço: https://www.sebraepr.com.br/tendencias/.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

17 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

17 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

17 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

17 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

17 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

17 horas ago