O Sebrae/PR anunciou as startups mais promissoras e atendidas pela instituição em 2024. O Programa Top10 PR é uma iniciativa que busca identificar e potencializar as dez startups mais promissoras de cada região do estado, com edições anuais. Um dos critérios de seleção é a faixa de faturamento de cada startup, entre R$ 360 mil e R$ 2 milhões nos últimos doze meses. Londrina, Toledo e Pinhais tiveram duas startups cada no Top 10, além de Curitiba, Dois Vizinhos, Maringá e Cascavel (uma startup por cidade).
O processo engloba um semestre de mentorias coletivas com as 25 startups inscritas e diagnóstico que define as 10 startups mais promissoras, que passam depois por mentorias individuais. O anúncio do Top10 foi realizado de forma on-line na última semana, com a mediação de Edson Mackeenzy, especialista em investimentos em startups.
Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, apresenta os critérios levados em consideração para a definição do ranking e ressalta que esta é a oportunidade para as startups se destacarem e receberem apoio especializado para sua expansão.
“É um reconhecimento que fizemos para as 10 startups mais promissoras que atendemos em 2024, com a melhor performance a partir de cinco critérios: soluções inovadoras, qualidade do perfil empreendedor, validação de produtos e serviços pelos clientes, receita, e investimento recebido. Ao final das mentorias individualizadas, nosso objetivo é que as startups estejam mais maduras e performando. Dentro do projeto, as consultorias ampliam as conexões desses empreendedores com oportunidades de negócios e investidores no ecossistema”, explica.
As startups foram selecionadas com base na evolução de critérios iniciais de qualificação para o programa, que incluem: faturamento bruto dos últimos 12 meses; evolução do faturamento bruto dos últimos 12 meses; evolução nesse período em clientes ativos, número de colaboradores, EBTIDA (lucro antes de juros) e runway (recursos disponíveis). Também são considerados aspectos como assiduidade no comparecimento às mentorias coletivas e eventos presenciais, como o Conecta Paraná e os Encontros Regionais.
As 10 startups mais promissoras selecionadas para a segunda etapa do programa (em ordem alfabética e por cidade):
Alguns dos cases
Vinda da Região Oeste, a Vendizap é uma loja on-line completa para o empreendedor, do varejo ao atacado. André Campos, COO da Vendizap, destaca que a startup vem participando de vários programas do Sebrae/PR desde seu início, há cinco anos.
“Esse ano foi especial, o Top10 foi o programa que mais ‘virou chaves’ dentro da empresa. Tivemos a oportunidade de falar com empreendedores de startups que escalaram, com nove anos de empresa, e perceber que eles passaram pelo mesmo que a gente passou. Vê-los contando dos momentos e das dificuldades que a gente está tendo, foi inspirador e ao mesmo tempo enriquecedor. Isso sem falar nas conexões com outros empreendedores do ecossistema do Paraná”, relata.
Já Erick Ferreira Macedo, CEO da Cliniconect, que oferece soluções tecnológicas de gestão para clínicas de saúde, é de Londrina, na Região Norte do Estado.
“O Top 10 nos abriu muito a mente. Tudo começou com o propósito de facilitar a gestão da saúde de pequenos negócios por meio da tecnologia. Desde então, buscamos soluções inovadoras que consiga entregar valor para esse público. Com apoio e mentoria, aperfeiçoamos cada vez mais nosso modelo de negócio, expandindo o nosso impacto e aprendendo com grandes especialistas do mercado”, relata.
Thiago Rosa é CEO e fundador da Santé Sistemas, que desenvolve softwares voltados a dentistas e profissionais da odontologia, vindo de Cascavel, na Região Oeste.
“Há alguns anos, iniciamos nossa trajetória com um sonho grande e um propósito claro: transformar a vida das clínicas e dos profissionais da saúde com um sistema fácil, prático e centralizado na experiência dos nossos clientes. Participar do Top10 foi maravilhoso. Cada mentoria, feedback e evento nos ajudaram a refinar nossa visão, gestão e aprimorar nossa estratégia. Estamos ansiosos para continuar a nossa trajetória e, juntos, fazer ainda mais pela inovação e transformação nas clínicas pelo Brasil e no mundo”, agradece.
De Maringá, na Região Noroeste, Igor Zanella, CEO da Protium Dynamics, conta que a parceria começou há dez anos. A empresa é pioneira em tecnologia de produção e aplicação de hidrogênio para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
“O Sebrae/PR esteve com a gente desde nosso início, em 2014, em toda nossa trajetória desde a concepção e ideação. Agora, que estamos em fase de maturidade, o programa nos trouxe mentorias e vários módulos de altíssimo nível, com empreendedores, casos de sucesso que já passaram por onde estamos, trazendo insights sobre onde acertaram, onde erraram, tirando dúvidas. Com essas trocas e networking, nós conseguimos cortar alguns caminhos”, enfatiza.
A Ambev realizará a 7º edição do De Portas Abertas, evento voltado para profissionais negros,…
Uma equipe de 3 médicos e 25 estudantes de medicina de Campo Mourão (PR) vão…
Elevar a Parceria Estratégica Global entre Brasil e China ao patamar de Comunidade de Futuro…
Novembro, 2024 – O Consórcio TEGRAM-Itaqui anuncia aprovação preliminar do Ministério de Portos e Aeroportos para…
As Óticas Diniz, maior rede de óticas com capital 100% nacional e mais de mil unidades…
A Bemsei, nova marca do mercado de saudabilidade, anuncia o lançamento de sua linha de…