Empreendedorismo

Sebrae/PR vai lançar nova edição de Guia de Tendências voltado aos pequenos negócios

O Sebrae/PR lançará a nova edição do Guia de Tendências, publicação que traz 48 tendências que impactam nos negócios e no mercado para as micro e pequenas empresas. Elaborado em 2023, será divulgado durante evento no dia 23 de março, às 18h30, nos formatos on-line e presencial, na sede da Regional Curitiba do Sebrae/PR, na rua Cyro Vellozo, 59, no Prado Velho. A edição impressa do material será entregue para quem estiver presente no evento da capital paranaense e também será possível fazer o download do material de forma digital. As inscrições gratuitas estão disponíveis no site do evento.

Este ano, o estudo está separado em quatro temas considerados chaves que representam os comportamentos de consumo do mercado para os pequenos negócios: novos formatos de consumo; estilo de vida e cotidiano; sustentabilidade; e o futuro do trabalho.

O veganismo de luxo, por exemplo, está no pilar de estilo de vida e cotidiano. Ano após ano, o movimento vegano é considerado uma tendência e a intensificação deve seguir agora no aspecto de luxo, com a utilização de cardápios completos nesse ramo por restaurantes e chefs de gastronomia famosos. Nesse ponto, o estudo traz exemplos de que o Eleven Madison Park, em Nova York, considerado um dos melhores restaurantes do mundo, tornou-se completamente plant-based, ou seja, realizou uma reestruturação e passou a oferecer apenas pratos de origem vegetal.

Além disso, outra informação presente no levantamento é de que o setor alimentício à base de plantas foi estimado em US$ 35,6 bilhões em 2020, com expectativa de chegar a US$ 74 bilhões até o ano de 2027, segundo a Revista Forbes.

“Com o Guia, o Sebrae segue com a democratização da informação para os empreendedores, de forma organizada, clara e prática. As pessoas tendem a pensar que incluir tendências em seus negócios é difícil, mas é o oposto. O estudo apresenta várias formas de inovar e reinventar de maneira simples, rápida e efetiva. Falamos sobre a experiência do cliente, adequação nos produtos e na comunicação, pontos como esses que podem atrair um público próximo e tornar a empresa mais competitiva”, explica o consultor do Sebrae/PR, Mauricio Reck.

Além das tendências, o relatório traz a ferramenta “Lente do Futuro” para ser utilizada após a leitura. Ela instiga o empreendedor a realizar uma análise para entender a direção, por meio de padrões e mudanças, em que a área onde atua está e em qual direção pode seguir. Desse modo, o usuário conecta as tendências que teve acesso no material ao seu modelo de negócio e, assim, tem diferentes visões plausíveis do futuro.

Na prática

De Londrina, a Ana Vegana é uma empresa paranaense plant-based, que surgiu da dificuldade do casal Bruno e Ana Elisa Vercelheze em encontrar alimentos veganos no mercado para o filho recém-nascido, que havia sido diagnosticado com alergia a uma proteína presente no leite.

“Como ainda estava no período da amamentação, foi necessário modificar a alimentação da nossa família e, então, nasceu a nossa empresa, um caso de amor com o veganismo e isso se tornou um propósito de vida”, comenta Ana Elisa.

Criada em julho de 2021, a Ana Vegana comercializa pães sem queijo, produzidos à base de batata doce ou batata inglesa. A empreendedora conta que a edição anterior do Guia de Tendências serviu como fonte de informações e permitiu identificar um novo público em potencial para o seu negócio.

A ideia da Ana Vegana surgiu por conta de uma necessidade familiar. Foto: divulgação.

“Ele serviu para identificar que os millenials, aqueles nascidos no começo da década de 1980, são um dos principais grupos a procurar por produtos desse segmento. O Guia permitiu identificar o que o grupo costuma buscar e o porquê de consumir. Isso gerou impacto em nossos canais de comunicação, marketing e também nos auxiliou na elaboração de um plano para os próximos anos da Ana Vegana”, ressalta a empresária.

Além de Londrina, os produtos da Ana Vegana também são comercializados em cidades próximas como Cambará, Cambé, Ourinhos e Rolândia. A empresa está planejando expansão para outros mercados, como Maringá e municípios da região.

“O nosso intuito é promover a equidade, para levar até o consumidor alimentos 100% à base de plantas, com sabor e autenticidade. A nossa marca investe muito em tecnologia, qualidade, sustentabilidade e amor pelas pessoas, pelos animais e respeito pelo nosso planeta”, finaliza Ana Elisa.

Os interessados por tendências encontram o Guia e outras informações no site do Sebrae que podem auxiliar em seus negócios.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

15 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

16 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

16 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

16 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

16 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

16 horas ago