Secretário de Obras confirma na Câmara Municipal liberação da trincheira Fúlvio Alice
A Prefeitura entrega ainda em março a nova trincheira da Linha Verde entre o Bairro Alto e Bacacheri, na Rua Fulvio Alice, o lote 3.2. Com a finalização da trincheira, entra em operação o binário Fulvio Alice/Gustavo Hartmann.
Até fim de março, será publicada a nova licitação do lote 4.1 (Trevo do Atuba) no valor de R$ 123 milhões.
A expectativa é que as obras sejam retomadas até junho de 2022, com prazo de execução de 18 meses.
Nesta quarta-feira (16/3), o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e o diretor da Unidade Técnico-administrativa de Gerenciamento (Utag), Paulo Socher, estiveram na Câmara Municipal de Curitiba a convite dos vereadores para esclarecimentos sobre o andamento das obras do lote 4.1 da Linha Verde Norte.
Também participaram do encontro o diretor de Pavimentação, Lívio Petterle Neto, a engenheira e fiscal das obras dos Lotes 3.1 e 4.1, Manuela Marqueño, o engenheiro fiscal do Lote 3.2, Mário Padovani, e o diretor técnico da Utag, Marcio Teixeira, além dos administradores regionais do Portão, Gerson Cunha, e da CIC, Raphael Keiji.
O diretor técnico da Utag, Marcio Teixeira, detalhou a linha do tempo da obra da Linha Verde, esclarecendo sobre os processos de estudo, projeto e financiamento de cada lote, bem como o fluxo de licitações e fiscalização de obras.
Cada bloco de lideranças legislativas teve oportunidade de fazer perguntas sobre a obra e o projeto da Linha Verde.
Sobre a continuidade dos trabalhos, os técnicos esclareceram que uma nova licitação do lote 4.1 será publicada até o fim do mês de março.
A decisão pela relicitação foi tomada após a rescisão do segundo colocado – o consórcio Estação Solar, formado pela TCE Engenharia e Triunfo – na primeira concorrência, realizada em 2018, uma vez que a primeira colocada, a Terpasul, teve o contrato rescindido após 144 notificações de inconformidade no andamento das obras.
Próximos passos
O próximo e último lote da Linha Verde Norte que será licitado é o 2.1 e o 2.2, que serão incluídos no mesmo edital e correspondem ao alargamento do Viaduto do Tarumã e a futura estação Tarumã, além das alças de acesso ao viaduto.
Esse edital está previsto para ser publicado no primeiro semestre de 2022.