Geral

Segunda etapa da concessão dos pátios veiculares define empresas com melhores descontos

O Departamento de Trânsito do Paraná realizou nesta terça-feira (22), na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, a sessão de abertura dos envelopes das propostas econômicas da Concorrência Pública nº 002/2022, de Concessão dos Pátios Veiculares do Detran-PR.

Os envelopes das propostas econômicas foram entregues na primeira fase, juntamente com os da garantia da proposta. Nesta segunda etapa, o objetivo foi a seleção da proposta mais vantajosa, mediante critério de maior desconto percentual linear incidente sobre a estrutura tarifária.

A licitação está dividida em dois lotes, sendo que o primeiro compreende os municípios das mesorregiões Metropolitana, Centro Oriental e em parte das mesorregiões Sudeste e Norte Pioneiro. O segundo lote compreende os municípios localizados nas mesorregiões Centro-Sul, Centro-Ocidental, Noroeste, Norte Central, Oeste, Sudoeste e em parte das mesorregiões Sudeste e Norte Pioneiro.

Após a abertura das propostas, a proponente Consórcio Removcar Parana, representada pela Corretora Ativa Investimentos S.A., apresentou a melhor oferta para o Lote 01, com percentual linear de desconto de 20,88% (esse é o percentual de desconto em relação ao valor de referência do lote).

Para o Lote 02, a melhor proposta foi apresentada pela empresa Carvalho Engenharia e Gestão, representada pela corretora Planner, com o percentual linear de desconto de 18,28%.

A abertura dos envelopes dos lotes ocorreu separadamente o que possibilitou que um mesmo proponente apresentasse propostas para ambos os lotes. Agora será aberta a chamada terceira fase, de análise de documentação, plano de negócio e compatibilidade com o edital, prevista para encerrar apenas em 2023. A assinatura dos contratos também só deve acontecer no ano que vem.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Adriano Furtado, a concessão dos pátios representa a modernização na prestação do serviço público, permitindo melhor gestão das ações que envolvem o processo de fiscalização, guarda, remoção e, ainda, as politicas de leilão de veículos.

“Para nós é uma alegria ver o encaminhamento desse trabalho. Estamos há mais de dois anos estudando uma proposta a ser apresentada ao mercado. Hoje, a solução dos dois lotes nos traz uma referência de que estamos no caminho certo e que estamos inovando no serviço público de todo o Estado”, aponta.

BENEFÍCIOS – O projeto prevê a implantação e modernização dos pátios, prestando serviços de remoção, guarda e liberação de veículos apreendidos pelo órgão autuador em todos os municípios do estado, com mais qualidade e praticidade ao cidadão paranaense.

A aplicação da concessão incide em uma economia de aproximadamente R$ 7 milhões por ano ao Governo do Estado, além de permitir remanejar servidores a outras atividades importantes para o departamento, voltado a serviços de mobilidade essenciais para o desenvolvimento do órgão.

O projeto conta com a parceria da Superintendência Geral de Parcerias do Estado do Paraná (Sgpar) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Confira as empresas participantes nesta segunda etapa:

1º Lote

– Removcar Paraná

– Consórcio Paraná Seguro – CM Capital Market

– Carvalho Engenharia e Gestão – Planner

2º Lote

– Consórcio Paraná Seguro – CM Capital Market

– Carvalho Engenharia e Gestão – Planner

– Consórcio Vias Paraná – Ativa

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Com vista espetacular da Cordilheira dos Andes, Nevados de Chillán tem a maior pista de esqui da América do Sul

A privilegiada geografia desse centro de esqui localizado na região de Bio, Chille, propicía um…

1 minuto ago

Reforma Tributária: a questão federativa nos PLPs 68 e 108/2024

A EC (Emenda Constitucional) 132/2023 previu a substituição do ICMS, ISS, PIS e COFINS por…

7 minutos ago

R$ 175 mil em doações ajudam mais de 200 famílias em Eldorado do Sul

Mais de 200 famílias em Eldorado do Sul, uma das cidades mais atingidas pelas recentes…

10 minutos ago

Prefeitura de Pinhais lança Linha Turismo e inaugura lunetas no Parque das Águas

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), lançou nesta quinta-feira…

15 minutos ago

Bolsonarista é condenado a pagar indenização após publicar fake news sobre Gleisi Hoffmann

A Justiça do Distrito Federal tomou uma importante decisão em defesa da verdade e contra…

25 minutos ago