Seleção Pelé Pequeno Príncipe enfrenta Barça Legends em Curitiba em comemoração do Dia do Rei Pelé

PUBLICIDADE

Seleção Pelé Pequeno Príncipe enfrenta Barça Legends em Curitiba em comemoração do Dia do Rei Pelé
Crédito: Thiana Perusso

Curitiba, 7 de outubro de 2024 – O Rei do Futebol será celebrado em alto estilo em Curitiba. O Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends, que ocorrerá no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena, marcará o Dia do Rei Pelé no Brasil. Instituída em julho de 2024 pela Lei n.º 14.909, a data de 19 de novembro teve sua criação liderada pelo Complexo Pequeno Príncipe. A instituição é o único projeto social formalmente apadrinhado pelo maior jogador de futebol de todos os tempos: o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Em 1969, o lendário atleta do século 20 parou o Maracanã ao marcar o milésimo gol da carreira e dedicá-lo às crianças. O momento histórico foi o ponto de partida que garantiu a data em todo o Brasil para reconhecer as conquistas de Edson Arantes do Nascimento dentro e fora dos gramados. Para celebrar o primeiro Dia do Rei Pelé, a Seleção Pelé Pequeno Príncipe Legends e o Barcelona Legends (Barça Legends) se enfrentarão visando a arrecadar fundos para a instituição filantrópica.

O diretor-geral do Barça Legends e diretor de Licenciamento do clube, Josep Maria Meseguer, lembrou a proposta de criar um time de ex-atletas. “É um projeto que começou em 2017, que busca reintegrar os ex-jogadores do Barça em um projeto de colaboração profissional e continuidade, ajudando na globalização da nossa marca em âmbito institucional, esportivo e comercial. Estou muito honrado e agradecido pelo convite. É bom voltar ao Brasil e voltar a esta maravilhosa cidade, muito diferente de todas as outras”, realçou.

“Quando o Pelé chega aqui e diz algo que já havia repetido em diferentes momentos, que ele só jogava em time vencedor, isso nos encorajou a dar o primeiro passo. Foi o nosso Instituto de Pesquisa inaugurado em 2006, e de lá para cá ele só vem avançando. Pelé dedicou o milésimo gol às crianças do Brasil, e honrar esse combinado, aproveitando a energia do futebol e o fascínio que as pessoas têm pelo esporte para realizar uma coisa muito positiva associada às nossas crianças, para mim é fantástico”, salientou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.

A filha do eterno rei Pelé, Flávia Kurtz Arantes do Nascimento, que também integra o Conselho de Administração da mantenedora do Pequeno Príncipe, comentou sobre a importância da partida. “Todo mundo sabe que Pelé foi gigante como jogador de futebol, foi o Atleta do Século. Mas ele ainda continua fazendo muito mais fora dos campos. Então, esse jogo, que vai colocar em campo Pelé e o Hospital, é muito especial, porque vai reverter em algo que é muito importante para as crianças. Com certeza, onde ele está, ele está muito feliz desse legado estar sendo levado à frente, principalmente dentro do futebol, que é uma coisa que ele amou muito. Agradeço imensamente por estar aqui e fazer parte dessa equipe. Vai ser sensacional, e que a gente consiga replicar sempre, sempre, sempre nesse projeto”, ressaltou.

O Barça Legends virá, pela primeira vez ao Sul do Brasil, com Giovani, Edmilson, Edgar Davids, Angoy, Jofre e o curitibano Adriano Correia, que fará sua estreia no Barça Legends. Outros jogadores ainda estão sendo escalados pelo time catalão. A Seleção Pelé Pequeno Príncipe Legends já confirmou o capitão do penta Cafu, Ricardinho, Tinga, Fernando Prass, Alex Meschini e o urugaio Diego Lugano. Nos próximos dias, outros craques serão anunciados.

Carlinhos Neves, que será o diretor-técnico da Seleção Pelé Pequeno Príncipe, falou sobre a escalação da Seleção Pelé Pequeno Príncipe. “Quando falamos em futebol, lembramos que o Pelé ultrapassou os limites do esporte. Ele foi eleito o Atleta do Século. E como o Pelé só joga em time vencedor, então procuramos montar uma seleção forte, porque o nosso adversário também é forte”, destacou.

Lançamento

Nesta segunda, além do diretor-geral do Barça Legends, da filha do eterno rei Pelé e do diretor-técnico Carlinhos Neves, os craques Ricardinho, Fernando Prass e Adriano também foram recebidos pelo diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe e por pacientes do Hospital. O momento marcou o lançamento oficial do jogo. Os secretários estadual e municipal de Esporte, Helio Renato Wirbiski e Mário Augusto Fontoura Júnior, também estiveram presentes na cerimônia.

“Sempre que o Hospital nos aciona, não é um pedido, mas uma convocação. A veia da competição sempre existe dentro da gente, mas o resultado final é ajudar o Pequeno Príncipe e suas crianças. O resultado dessa ação é muito maior do que qualquer gol que possamos fazer no dia 17. Quero agradecer ao Barcelona, que é um time gigante e entendeu o tamanho desse projeto. Espero que todos possam desfrutar como estamos desfrutando”, disse Ricardinho.

Fernando Prass, que será companheiro de Ricardinho em campo, evidenciou o poder mobilizador de ações como essa. “Quero agradecer o convite. Considero essa uma grande oportunidade de agir, porque o objetivo final é o Hospital. A questão financeira é um meio. Aqui temos pessoas de diferentes setores. Não temos noção do quanto podemos fazer, mas somos uma parte dessa engrenagem. Encaro como uma oportunidade de cada um sair do discurso para a prática. Faz três anos que parei de jogar e só voltei duas vezes, em ações como essa, porque acredito que cada um pode fazer um pouquinho”, considerou.

Já o representante do Barça, Adriano Correia, contou da sua relação com o Pequeno Príncipe. “Eu tive a oportunidade de conhecer o Hospital de uma forma não tão boa. Meu filho teve um traumatismo craniano. Foi muito bem tratado aqui, e assim começamos a ter um relacionamento com a instituição. Está sendo muito especial. Eu sendo de Curitiba e poder estrear na minha cidade como jogador do Barcelona Legends é muito importante. E para mim é um prazer estar junto com a Flávia nessa causa, porque você traz esse legado do seu pai”, finalizou o jogador.

Ingressos

Os ingressos começam a ser vendidos nesta terça-feira, dia 8, com exclusividade para sócios do Clube Athletico Paranaense. E na quinta, dia 10, para todos os interessados. A arquibancada terá preço único de R$ 100, e a meia-entrada, conforme a legislação, será direito de idosos, doadores de sangue, portadores de câncer e estudantes. Além disso, haverá meia-entrada social para todos que doarem um quilo de alimento. Crianças terão desconto especial. De 0 a 3 anos, não pagarão; e de 3 a 12 anos, o ingresso custará R$ 20. Os bilhetes serão vendidos exclusivamente no site Link.

O jogo solidário tem o apoio institucional da Fundação Barcelona (Barça Fundació), cuja missão é melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens por meio da educação, saúde e esporte como ferramentas de inclusão social e equidade. O apoiador abriu mão de receber parte do resultado da partida em prol da saúde das crianças brasileiras. O amistoso também conta com os seguintes patrocinadores: Bourbon, Paraná Banco, Sanepar e Governo do Estado do Paraná. Além dos apoiadores: Ligga Arena, Umbro e RPC (Midia Partner).

Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends

Dia: 17 de novembro, domingo

Local: Ligga Arena – Curitiba

Horário: 19h30

Credenciamento para imprensa: a partir de novembro

Mais informações: Link

Sobre o Pequeno Príncipe

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe integra o Complexo Pequeno Príncipe, do qual também fazem parte o Hospital Pequeno Príncipe e a Faculdades Pequeno Príncipe. As unidades se complementam em pesquisa, assistência em saúde e formação.

O Hospital é a maior e mais completa unidade pediátrica do país, com 105 anos de atuação e milhares de vidas transformadas. Especializado em alta complexidade, atende em 47 especialidades e áreas da pediatria, que contemplam diagnóstico e tratamento. Oferece 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Por ano, realiza cerca de 220 mil atendimentos. Só em 2023, 105 mil crianças foram atendidas pela instituição.

O Instituto contribui diretamente na melhoria da vida das crianças atendidas nas unidades assistenciais do Pequeno Príncipe por meio das pesquisas desenvolvidas. Em parceria com a Faculdades, destaca-se na formação de alta qualidade de novos pesquisadores e docentes. Desenvolve também um papel importante na democratização do conhecimento ao incentivar a produção e publicação científicas.

Sobre o Barça Legends

Barça Legends é um programa criado em 2016 pelo Barcelona. A equipe é formada por cerca de 80 ex-jogadores profissionais que já defenderam a camisa do clube. O objetivo das apresentações pelo mundo é compartilhar as experiências e valores de um dos maiores clubes do planeta, por meio de jogadores que vivenciaram o Barça por dentro. O ex-jogador Albert “Chapi” Ferrer é o responsável por comandar os times do Barça Legends que disputam duelos de futebol com outras equipes pelo mundo todo.

O Brasil teve duas oportunidades de acompanhar uma partida das Lendas do Barcelona. A primeira em 2018, em um jogo contra a Seleção de Lendas de Pernambuco, em 14 de abril daquele ano. Na ocasião, o time catalão venceu por 1 a 0 com gol de Giovani. A segunda em partida triangular em São Paulo entre Lendas do Barça, Borussia Dortmund e São Paulo, no dia 15 de dezembro de 2019. O Barça venceu o Borussia por 2 a 0 (gols de Giuly e Mendieta) e perdeu para o São Paulo por 3 a 0.

Barça Fundació

Ajuda a promover mudanças reais na vida das crianças e adolescestes mais vulneráveis por meio da educação, da saúde e do esporte como ferramentas essenciais para contribuir para a inclusão social e a equidade, com especial enfoque na igualdade de gênero e na diversidade em todas as suas formas. Usa o esporte como ferramenta para a prevenção da violência, em favor da inclusão social e da promoção do acesso à saúde e à educação.

Luis_Batista_Fotografia__Banner JBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima