Seleção Pelé Pequeno Príncipe enfrenta Barça Legends em Curitiba em comemoração do Dia do Rei Pelé
Curitiba, 7 de outubro de 2024 – O Rei do Futebol será celebrado em alto estilo em Curitiba. O Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends, que ocorrerá no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena, marcará o Dia do Rei Pelé no Brasil. Instituída em julho de 2024 pela Lei n.º 14.909, a data de 19 de novembro teve sua criação liderada pelo Complexo Pequeno Príncipe. A instituição é o único projeto social formalmente apadrinhado pelo maior jogador de futebol de todos os tempos: o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.
Em 1969, o lendário atleta do século 20 parou o Maracanã ao marcar o milésimo gol da carreira e dedicá-lo às crianças. O momento histórico foi o ponto de partida que garantiu a data em todo o Brasil para reconhecer as conquistas de Edson Arantes do Nascimento dentro e fora dos gramados. Para celebrar o primeiro Dia do Rei Pelé, a Seleção Pelé Pequeno Príncipe Legends e o Barcelona Legends (Barça Legends) se enfrentarão visando a arrecadar fundos para a instituição filantrópica.
O diretor-geral do Barça Legends e diretor de Licenciamento do clube, Josep Maria Meseguer, lembrou a proposta de criar um time de ex-atletas. “É um projeto que começou em 2017, que busca reintegrar os ex-jogadores do Barça em um projeto de colaboração profissional e continuidade, ajudando na globalização da nossa marca em âmbito institucional, esportivo e comercial. Estou muito honrado e agradecido pelo convite. É bom voltar ao Brasil e voltar a esta maravilhosa cidade, muito diferente de todas as outras”, realçou.
“Quando o Pelé chega aqui e diz algo que já havia repetido em diferentes momentos, que ele só jogava em time vencedor, isso nos encorajou a dar o primeiro passo. Foi o nosso Instituto de Pesquisa inaugurado em 2006, e de lá para cá ele só vem avançando. Pelé dedicou o milésimo gol às crianças do Brasil, e honrar esse combinado, aproveitando a energia do futebol e o fascínio que as pessoas têm pelo esporte para realizar uma coisa muito positiva associada às nossas crianças, para mim é fantástico”, salientou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.
A filha do eterno rei Pelé, Flávia Kurtz Arantes do Nascimento, que também integra o Conselho de Administração da mantenedora do Pequeno Príncipe, comentou sobre a importância da partida. “Todo mundo sabe que Pelé foi gigante como jogador de futebol, foi o Atleta do Século. Mas ele ainda continua fazendo muito mais fora dos campos. Então, esse jogo, que vai colocar em campo Pelé e o Hospital, é muito especial, porque vai reverter em algo que é muito importante para as crianças. Com certeza, onde ele está, ele está muito feliz desse legado estar sendo levado à frente, principalmente dentro do futebol, que é uma coisa que ele amou muito. Agradeço imensamente por estar aqui e fazer parte dessa equipe. Vai ser sensacional, e que a gente consiga replicar sempre, sempre, sempre nesse projeto”, ressaltou.
O Barça Legends virá, pela primeira vez ao Sul do Brasil, com Giovani, Edmilson, Edgar Davids, Angoy, Jofre e o curitibano Adriano Correia, que fará sua estreia no Barça Legends. Outros jogadores ainda estão sendo escalados pelo time catalão. A Seleção Pelé Pequeno Príncipe Legends já confirmou o capitão do penta Cafu, Ricardinho, Tinga, Fernando Prass, Alex Meschini e o urugaio Diego Lugano. Nos próximos dias, outros craques serão anunciados.
Carlinhos Neves, que será o diretor-técnico da Seleção Pelé Pequeno Príncipe, falou sobre a escalação da Seleção Pelé Pequeno Príncipe. “Quando falamos em futebol, lembramos que o Pelé ultrapassou os limites do esporte. Ele foi eleito o Atleta do Século. E como o Pelé só joga em time vencedor, então procuramos montar uma seleção forte, porque o nosso adversário também é forte”, destacou.
Lançamento
Nesta segunda, além do diretor-geral do Barça Legends, da filha do eterno rei Pelé e do diretor-técnico Carlinhos Neves, os craques Ricardinho, Fernando Prass e Adriano também foram recebidos pelo diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe e por pacientes do Hospital. O momento marcou o lançamento oficial do jogo. Os secretários estadual e municipal de Esporte, Helio Renato Wirbiski e Mário Augusto Fontoura Júnior, também estiveram presentes na cerimônia.
“Sempre que o Hospital nos aciona, não é um pedido, mas uma convocação. A veia da competição sempre existe dentro da gente, mas o resultado final é ajudar o Pequeno Príncipe e suas crianças. O resultado dessa ação é muito maior do que qualquer gol que possamos fazer no dia 17. Quero agradecer ao Barcelona, que é um time gigante e entendeu o tamanho desse projeto. Espero que todos possam desfrutar como estamos desfrutando”, disse Ricardinho.
Fernando Prass, que será companheiro de Ricardinho em campo, evidenciou o poder mobilizador de ações como essa. “Quero agradecer o convite. Considero essa uma grande oportunidade de agir, porque o objetivo final é o Hospital. A questão financeira é um meio. Aqui temos pessoas de diferentes setores. Não temos noção do quanto podemos fazer, mas somos uma parte dessa engrenagem. Encaro como uma oportunidade de cada um sair do discurso para a prática. Faz três anos que parei de jogar e só voltei duas vezes, em ações como essa, porque acredito que cada um pode fazer um pouquinho”, considerou.
Já o representante do Barça, Adriano Correia, contou da sua relação com o Pequeno Príncipe. “Eu tive a oportunidade de conhecer o Hospital de uma forma não tão boa. Meu filho teve um traumatismo craniano. Foi muito bem tratado aqui, e assim começamos a ter um relacionamento com a instituição. Está sendo muito especial. Eu sendo de Curitiba e poder estrear na minha cidade como jogador do Barcelona Legends é muito importante. E para mim é um prazer estar junto com a Flávia nessa causa, porque você traz esse legado do seu pai”, finalizou o jogador.
Ingressos
Os ingressos começam a ser vendidos nesta terça-feira, dia 8, com exclusividade para sócios do Clube Athletico Paranaense. E na quinta, dia 10, para todos os interessados. A arquibancada terá preço único de R$ 100, e a meia-entrada, conforme a legislação, será direito de idosos, doadores de sangue, portadores de câncer e estudantes. Além disso, haverá meia-entrada social para todos que doarem um quilo de alimento. Crianças terão desconto especial. De 0 a 3 anos, não pagarão; e de 3 a 12 anos, o ingresso custará R$ 20. Os bilhetes serão vendidos exclusivamente no site Link.
O jogo solidário tem o apoio institucional da Fundação Barcelona (Barça Fundació), cuja missão é melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens por meio da educação, saúde e esporte como ferramentas de inclusão social e equidade. O apoiador abriu mão de receber parte do resultado da partida em prol da saúde das crianças brasileiras. O amistoso também conta com os seguintes patrocinadores: Bourbon, Paraná Banco, Sanepar e Governo do Estado do Paraná. Além dos apoiadores: Ligga Arena, Umbro e RPC (Midia Partner).
Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends
Dia: 17 de novembro, domingo
Local: Ligga Arena – Curitiba
Horário: 19h30
Credenciamento para imprensa: a partir de novembro
Mais informações: Link
Sobre o Pequeno Príncipe
O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe integra o Complexo Pequeno Príncipe, do qual também fazem parte o Hospital Pequeno Príncipe e a Faculdades Pequeno Príncipe. As unidades se complementam em pesquisa, assistência em saúde e formação.
O Hospital é a maior e mais completa unidade pediátrica do país, com 105 anos de atuação e milhares de vidas transformadas. Especializado em alta complexidade, atende em 47 especialidades e áreas da pediatria, que contemplam diagnóstico e tratamento. Oferece 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Por ano, realiza cerca de 220 mil atendimentos. Só em 2023, 105 mil crianças foram atendidas pela instituição.
O Instituto contribui diretamente na melhoria da vida das crianças atendidas nas unidades assistenciais do Pequeno Príncipe por meio das pesquisas desenvolvidas. Em parceria com a Faculdades, destaca-se na formação de alta qualidade de novos pesquisadores e docentes. Desenvolve também um papel importante na democratização do conhecimento ao incentivar a produção e publicação científicas.
Sobre o Barça Legends
Barça Legends é um programa criado em 2016 pelo Barcelona. A equipe é formada por cerca de 80 ex-jogadores profissionais que já defenderam a camisa do clube. O objetivo das apresentações pelo mundo é compartilhar as experiências e valores de um dos maiores clubes do planeta, por meio de jogadores que vivenciaram o Barça por dentro. O ex-jogador Albert “Chapi” Ferrer é o responsável por comandar os times do Barça Legends que disputam duelos de futebol com outras equipes pelo mundo todo.
O Brasil teve duas oportunidades de acompanhar uma partida das Lendas do Barcelona. A primeira em 2018, em um jogo contra a Seleção de Lendas de Pernambuco, em 14 de abril daquele ano. Na ocasião, o time catalão venceu por 1 a 0 com gol de Giovani. A segunda em partida triangular em São Paulo entre Lendas do Barça, Borussia Dortmund e São Paulo, no dia 15 de dezembro de 2019. O Barça venceu o Borussia por 2 a 0 (gols de Giuly e Mendieta) e perdeu para o São Paulo por 3 a 0.
Barça Fundació
Ajuda a promover mudanças reais na vida das crianças e adolescestes mais vulneráveis por meio da educação, da saúde e do esporte como ferramentas essenciais para contribuir para a inclusão social e a equidade, com especial enfoque na igualdade de gênero e na diversidade em todas as suas formas. Usa o esporte como ferramenta para a prevenção da violência, em favor da inclusão social e da promoção do acesso à saúde e à educação.