Empreendedorismo

Selic mantida em 13,75%: o que pode mudar no Brasil?

A segunda reunião de 2023 do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decretou nesta quarta-feira (22) a manutenção da taxa básica de juros do Brasil em 13,75%. Após a quebra de dois bancos americanos e problemas no Credit Suisse, nos últimos dias o mercado financeiro apresentou rumores de que a autoridade monetária indicasse cortes mais cedo do que o previsto para os juros no Brasil, cenário que será revelado após a divulgação da ata da reunião.

Apesar da pressão do governo pela redução dos juros, na reunião de fevereiro já estava encaminhada a manutenção da Selic em 13,75% por mais alguns meses. Atualmente, o Brasil tem a maior taxa básica de juros real do mundo – percentual dos juros menos a inflação.

Para Luciano Feres, economista e CFO da Somus Capital, a decisão da manutenção da taxa de juros se refere a uma demonstração de responsabilidade fiscal do Banco Central: “O BC não foi influenciado pelos interesses do governo em baixar a taxa a qualquer preço, além disso a decisão demonstra um conhecimento com os mercados globais, já que os principais mercados estão em alta, por causa da inflação”, diz.

Luciano ainda explica que o Brasil, por ser um país emergente, conta com alto risco, e por isso mantém uma taxa condizente com a realidade para atrair investidores internacionais. Além disso, o cenário de juros e a inflação continuam elevados, então a decisão do Banco Central foi correta e demonstra uma independência apesar das críticas do Governo Federal.

O que está no balanço de riscos 

Na última reunião, em fevereiro de 2023, foi citado o balanço dos riscos possíveis de quedas adicionais nos preços de commodities em moeda local, de desaceleração da economia global maior do que o previsto e de manutenção da desoneração tributária sobre combustíveis em 2023.

Além disso, com a expectativa para apresentação do novo arcabouço fiscal, apresentado esta semana pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um novo cenário pode ser anunciado, o que preocupa investidores, especialistas e analistas.

“Nos próximos dias, podemos ver uma forte influência na redução de juros, o que preocupa investidores, pois não é apenas reduzir os juros, é importante verificar o cenário de inflação, os mercados globais e o impacto que, como já visto em 2013, no governo de Dilma Rousseff,  é danoso. A preocupação, atualmente, é quanto tempo a independência do Banco Central será respeitada,” comenta Luciano Feres.

 

Previsão da inflação para 2023 

Para 2023, a meta de inflação do BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior é 4,75%. Para 2024 e 2025, as metas são de 3% para os dois anos, com o mesmo intervalo de tolerância.

No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de dezembro pelo Banco Central, a autoridade monetária reconheceu a possibilidade de estouro da meta neste ano. No documento, a estimativa é que o IPCA atingirá 5% em 2023. O próximo relatório será divulgado na quinta-feira (30).

Sobre a Somus Capital
A empresa é especializada em assessoria de investimentos credenciada pela XP Investimentos, tendo sob custódia mais de R$1,3 bilhões. Luciano Feres, CFO da empresa, é economista e especialista em mercados financeiros, tendo sido eleito duas vezes consecutivas (2020 – 2021) um dos Top 10 melhores assessores de investimentos do Brasil, segundo a XP Investimentos.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

21 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

21 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

21 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

21 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

21 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

21 horas ago