Os brasileiros estão cada vez mais atentos às ações de impacto social de empresas e instituições. A consciência sobre questões sociais e ambientais tem crescido, especialmente entre as gerações mais jovens. Muitos consumidores agora buscam marcas que demonstrem responsabilidade social e que se envolvam em práticas sustentáveis. Iniciativas sociais são altamente valorizadas.
De olho nesta tendência, a consultoria Design Bridge and Partners Brasil realizou pela primeira vez no país o ranking Marcas Socialmente Responsáveis, a fim de elencar quais são as principais marcas que impactam a vida da população e que vêm ganhando mais notoriedade.
A lista foi planejada com base nos dados do brand asset valuator (BAV, ou “avaliação dos atributos da marca”), metodologia de avaliação estratégica de marcas, e analisa a percepção de imagem de organizações “purposeful” (com propósito) ou socialmente responsáveis. Marcas como o Senac e o Sebrae, que desenvolvem capacidades e promovem autonomia por meio da educação, conquistam cada vez mais o público.
Luciana Cruz, curadora do curso Comunicação e ESG da ESPM, assinala que as dez marcas mais lembradas “têm conexão com pessoas de renda mais baixa e podem ser consideradas, de certo modo, ‘populares’. Todas oferecem produtos e serviços acessíveis, para atender necessidades essenciais, seja de consumo, inclusão financeira ou oportunidade de crescimento profissional”.
Estes são, exatamente, alguns dos principais propósitos do Senac, a maior instituição de educação profissional do Brasil, voltada para o comércio de bens, serviços e turismo. “A inclusão social está presente desde a fundação”, destaca José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, citando como exemplo o Programa Senac de Gratuidade (PSG). O programa garante o acesso gratuito à educação profissional, de brasileiros de todas as regiões do país que têm renda familiar de até dois salários-mínimos, por pessoa. “Desde a criação do PSG, mais de 4,4 milhões de vidas foram transformadas por meio da oferta gratuita de uma educação de excelência. Somente em 2023, foram mais de 763 mil beneficiados”, informa Tadros.
O Senac oferece inúmeros cursos técnicos e de qualificação, cursos EAD online, pós-graduação, formação inicial e continuada, e programas de aprendizagem. Além disso, o Senac dá um amplo suporte, com orientação profissional, estágios e parcerias com empresas, para facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
O ranking Marcas Socialmente Responsáveis é um marco importante no reconhecimento às iniciativas sociais das empresas. Ele também aponta um caminho para outras empresas que querem ser lembradas pelo público consumidor e, além de tudo, serve para a sociedade acompanhar – e valorizar – empresas e instituições que recebem o carimbo de “aprovação social”.
Além do Senac, estão na lista: Sebrae, Mercado Livre, Uber e 99, Natura e Magazine Luiza, entre outras marcas. Veja, abaixo:
Curitiba, 5 de novembro de 2024 – Curitiba vai ganhar um novo bairro totalmente planejado,…
Alinhado à estratégia da companhia de diversificar sua atuação em modelos ligados ao transporte de…
São Paulo, 05 de novembro de 2024 – A Bajaj Dominar 400 foi eleita a…
No próximo fim de semana, de 8 a 10 de novembro, Curitiba (PR) vai receber, pela…
A Ambev chega aos seus 25 anos de vida e mais de 170 anos de…
Com o agravamento da crise climática, o mundo enfrenta o desafio de suprir a demanda…