Política

Senador Flávio Arns comemora aprovação do projeto que torna obrigatório o compartilhamento de dados do Censo Escolar

O senador Flávio Arns (PSB-PR), membro da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), comemorou a sanção que assegura a manutenção da emenda que torna impositivo o compartilhamento dos dados do Censo Escolar. A medida representa um marco para a educação brasileira, ao garantir que informações essenciais sobre as condições e necessidades da educação no país sejam acessíveis e obrigatoriamente compartilhadas com governos estaduais, municipais e organizações dedicadas ao desenvolvimento educacional.
O parlamentar destacou que a obrigatoriedade do compartilhamento desses dados fortalecerá o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e direcionadas. “A educação precisa de políticas baseadas em dados concretos, que reflitam as verdadeiras demandas e desafios das escolas brasileiras. Com a emenda mantida, avançamos no sentido de uma gestão educacional mais transparente e inclusiva, que permitirá um acompanhamento constante dos indicadores de qualidade e condições estruturais das escolas,” declarou o senador.
A nova lei, sancionada nesta quarta-feira (13) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é oriunda do Projeto de Lei (PL) 454/2022, da Câmara, de autoria da deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP), colega de Arns na FPeduQ. A proposição foi aprovada pelo Senado na forma de um substitutivo do senador Esperidião Amin (PP-SC). Ele acatou emenda do senador Flávio Arns, que mudou o caráter do projeto de autorizativo para impositivo.
Pelo norma, os dados e microdados coletados na execução de políticas educacionais de caráter censitário, avaliativo ou regulatório deverão ser tratados e divulgados com a ocultação de nomes e outras informações que permitam a identificação dos estudantes vinculados a eles. Esperidião Amin ajustou o texto para os dados sensíveis estarem vinculados ao regulamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD — Lei 13.709, de 2018).
“A sociedade, as instituições e os governos locais poderão usar esses dados para monitorar o uso dos recursos e verificar o impacto das ações no cotidiano escolar. Transparência e acesso à informação são ferramentas poderosas para garantirmos um ensino de qualidade e para podermos avançar com responsabilidade e equidade na educação brasileira”, concluiu Flávio Arns.
Sobre a FPeduQ
A Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.
O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.
Presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), a Frente tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.
Redação JBA Notícias

Recent Posts

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

19 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

19 horas ago

Parceria do Paraná com a Shopee tem 30 novos produtores capacitados

As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…

19 horas ago

Com recursos estaduais, 16 famílias de Irati conquistam a casa própria

Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…

19 horas ago

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…

19 horas ago

Estado adquiriu 5 mil toneladas de alimentos orgânicos para a merenda escolar em 2025

Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…

19 horas ago