Senai Paraná em parceria estratégica com o Governo do Estado e a Fundação Araucária lança nova etapa da Jornada da Produtividade
Parceria visa fomentar soluções tecnológicas e estratégias de mercado para o crescimento da indústria no estado
A nova fase da Jornada da Produtividade, lançada em 19 de novembro no Campus da Indústria, em Curitiba, recebeu um investimento aproximado de R$ 10,9 milhões. A parceria estratégica entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Fundação Araucária e do Senai Paraná tem como objetivo impulsionar a competitividade e a produtividade das indústrias locais, promovendo uma integração mais forte entre universidades, empresas, governo e sociedade.
O projeto tem como foco acelerar o crescimento da indústria local por meio de soluções tecnológicas e de estratégias de mercado para micro, pequenas e médias indústrias de todos os segmentos industriais. O evento de lançamento contou com a apresentação de uma Chamada Pública, que financiará 106 bolsas de agentes de eficiência produtiva e de agentes de implementação tecnológica, destinadas a profissionais especializados em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Crescimento sustentável e competitivo
Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, ressaltou a importância da aproximação entre as empresas e as universidades, de modo a garantir a inserção de acadêmicos na indústria. “Este alinhamento é fundamental para o avanço da inovação no Paraná e de iniciativas que gerem resultados concretos e impactem positivamente o setor industrial”, disse.
Ainda segundo Vasconcelos, muitos empresários têm dificuldade em entender e confiar em programas de inovação. “Especialmente porque os resultados não são imediatos. No entanto, iniciativas como essa mostram que estamos no caminho certo, com ações que conectam governo, empresas e academia, promovendo produtividade e eficiência de forma gradual e sustentável. Essa responsabilidade é compartilhada, e o sucesso depende de projetos bem estruturados que demonstrem resultados efetivos”, ressaltou.
Já o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a elevada expectativa em relação à parceria. Ele afirmou que este é mais um passo decisivo e acertado para fortalecer a aproximação entre o setor acadêmico e o empresarial. “O objetivo é atender às demandas tecnológicas das empresas com o suporte dos ativos tecnológicos e das competências presentes no setor acadêmico. Com isso, esperamos gerar ganhos significativos de produtividade e competitividade para a indústria paranaense, impulsionar o faturamento, gerar riqueza, criar empregos e promover o desenvolvimento econômico e social no estado”, concluiu.
Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária, afirmou que só é possível construir uma sociedade desenvolvida quando se estabelece parcerias sólidas. “Quando consolidamos essas parcerias em torno de objetivos comuns, não há dúvida de que criamos as condições necessárias para nos apropriarmos de riquezas que ainda não exploramos plenamente”.
Para ele, as novas etapas da Jornada da Produtividade, fruto da parceria entre o Sistema Fiep, o Sistema de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná e o governo estadual, serão fundamentais nesse processo.
“Estou convicto de que essa colaboração trará um impacto real, possibilitando o aumento significativo da produtividade da indústria paranaense”.
Já Fabiane Franciscone, diretora Regional do Senai Paraná, destacou o impacto e a importância dos bolsistas na implementação da Jornada da Produtividade. “Com um ganho de produtividade média de 60% e mais de 29 milhões gerados pelas 100 indústrias que já completaram o processo, queremos que esses bolsistas acompanhem de perto o desempenho das empresas, garantindo resultados ainda melhores e aumentando a produtividade. Sabemos que a falta de mão de obra é um desafio, e a transformação digital tem sido imprescindível neste processo