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Empreendedorismo

Será que os veículos elétricos são, realmente, mais caros?

O investimento em veículos elétricos vem crescendo, principalmente na Europa. Tanto é que, no continente, o número de carros elétricos irá triplicar nos próximos três anos. A infraestrutura de carregamento também vem melhorando nos países europeus, aliada a políticas que visam menores emissões de CO2.

Apesar disso, veículos elétricos ainda são vistos como caros, já que seu preço de compra geralmente é maior. Só que o gestor de frotas já sabe: para analisar se realmente um veículo é vantajoso e tem um bom custo-benefício, é preciso calcular o seu custo total de propriedade, o chamado TCO. Só realizando essa conta, é possível entender qual veículo é mais vantajoso: um elétrico ou à combustão.

E pensando em ajudar os profissionais que querem eletrificar a frota da empresa, a LeasePlan, que atua há mais de 50 anos no mercado e é líder mundial no setor de car as a service, mostra tudo o que é necessário saber para elaborar essa conta. Confira:

Comparando um elétrico com um à combustão, de igual para igual

Os veículos elétricos podem ter algumas diferenças mais evidentes, como o fato de ser zero emissão e ter um motor silencioso. Além disso, o espaço interno dentro de um V.E. é maior, já que o seu motor é menor. Então, para fazer um comparativo com os veículos à combustão, é preciso escolher modelos que:

  • Combinem a potência dos veículos (selecione motores com potência de freio semelhantes);
  • Combinem a caixa de velocidades (selecione um à combustão com transmissão automática);
  • Combinem o espaço da bagagem (inclua o espaço do porta-malas dianteiro do V.E. em seus cálculos).

Também é preciso escolher dois veículos que tenham um nível de acabamento semelhante, para então traçar o escopo de uma comparação de T.C.O.. E já que a terceirização é a solução perfeita para qualquer frota, é fundamental que o pacote de serviços escolhido seja igual para ambos os veículos.

Veículo elétrico vs. Veículo à combustão

A LeasePlan elaborou um estudo com dados de 13 países europeus, e quase mil cenários de carros diferentes – e com prazos e quilometragens diferentes. Com isso, é possível criar um embate entre os elétricos e os à combustão, e entender em que pontos um é mais benéfico do que outro. Entenda na tabela abaixo:

CustoV.E. x CombustãoJustificativa
Depreciação e jurosCombustão 

V.E. têm um preço mais alto devido ao custo adicional das baterias

 

ManutençãoElétrico 

V.E. têm menos partes móveis em comparação com Veículos à combustão, portanto, é necessária menos manutenção

 

PneusCombustão 

V.E. têm, em média, maior torque e peso o que resulta em maior desgaste dos pneus

 

SeguroCombustão 

O seguro geralmente está relacionado ao preço de mercado do veículo e, portanto, maior para V.E.

 

ImpostosElétrico 

Os V.E. são apoiados com incentivos governamentais em muitos países; o efeito é claramente visível nos custos fiscais

 

Energia/CombustívelElétrico 

O custo médio por km de eletricidade é menos do que para os combustíveis tradicionais (gasolina/diesel)

 

Essa comparação revela que o T.C.O. de um veículo elétrico já é igual – ou até menor – em muitos países. Sendo assim, eles são uma ótima alternativa tanto para pessoas físicas quanto, principalmente, para aqueles que querem terceirizar a frota.

Além disso, quem opta por investir nos carros elétricos também investe no futuro do planeta, especialmente nas cidades grandes, os automóveis elétricos não geram a poluição atmosférica nem o calor da combustão e, portanto, contribuem para reduzir as chamadas “ilhas de calor”. Além do grande impacto relacionado a poluição sonora em meio ao trânsito, já que seus motores não produzem ruídos.

Sobre a LeasePlan

A LeasePlan está há mais de 50 anos no mercado e é líder mundial no setor de car as a service e busca, cada vez mais, proporcionar a mobilidade necessária para pessoas e empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Atuando em 29 países e com uma frota de 1,9 milhão de veículos, a empresa oferece suporte total para a administração do ciclo das frotas, desde a compra e manutenção até a sua venda pós término de contrato.  Além disso, atenta a um futuro mais sustentável e ecológico, a LeasePlan tem como meta zerar as emissões líquidas de toda a sua frota até 2030.

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